DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVOS GERAIS
Nesta série, os assuntos que irão ser abordados, explanarão sobre a valorização do ser humano e a convivência com o outro, enfatizando também a criação de Deus perante a preservação da natureza. Também será incluso os símbolos religiosos de cada religião.
CONTEÚDOS E CONCEITOS
1º TRIMESTRE
Capítulo 1
• Muito Prazer!
• Eu quero lhe abraçar.
• Quando eu olho no espelho.
• Para fazer com calma, em casa.
Capítulo 2
• Sou alguém que ensina e aprende.
• Historinha que deu certo.
• Eu olho o azul do céu.
Capítulo 3
• Sou alguém que sente e transforma.
• Um “jogo” diferente.
• Deveres e direitos.
• O camundongo e o mágico.
• As olimpíadas.
• O que são Olimpíadas especiais?
• O que é Síndrome de Down?
PROJETO - Painel - Sou alguém que sente e transforma.
2º TRIMESTRE
Capítulo 4
• Ouvindo a natureza.
• Deus.
• O pastor e as ovelhas.
• Vamos fazer.
• Para fazer com calma, em casa.
Capítulo 5
• A natureza e os seus presentes.
• Vamos fazer.
• Leilão de jardín.
• A sementinha se escondeu.
Capítulo 6
• Meus presentes para todos os seres vivos.
• O planetinha.
• Vamos salvar o planeta!
• O vaga-lume.
• Para fazer com calma, em casa.
PROJETO - Danças Folclóricas de nossa região
3º TRIMESTRE
Capítulo 7.
• Gente se comunica de celebrar.
• Trabalho individual;
• Para fazer com calma, em casa.
Capítulo 8
• Gente se comunica de diferentes modos.
• Criando símbolos.
Capítulo 9
• Oração: Um jeito de se comunicar com Deus.
• Para falar com Deus.
• É a gente que louva o Senhor.
• Partilhados o que sentimos.
• Para fazer com calma, em casa.
PROJETOS - Feira Cultural Interdisciplinar (Todas as disciplinas do 2º Ano)
METODOLOGIA GERAL
• Confabulações sobre o valor da linguagem artística para identificação da nossa identidade no mundo e na arte.
• Diálogos e debates na turma.
• Regras para o bom funcionamento das aulas na disciplina - diálogos e debates.
• Conhecimento da organização e funcionamento dos cadernos da disciplina de arte.
• Leitura pelo professor e alunos do contexto artístico que compõem o livro da série e comentário dos mesmos, para relacionar os conteúdos do livro com as vivências dos alunos.
• Leitura de textos, imagens, reproduções e construções artísticas produzidas pelos alunos.
• Observação e descrição de idéias artísticas.
• Exercícios afins.
• Seleção de informação essencial: enciclopédias, dicionário, livros, revistas e pesquisas na Internet.
• Leitura e exploração (vocabular, ideológica e gramatical) dos textos e imagens artísticas.
• Distinção das características próprias dos textos que envolvem as atividades do livro de arte, lendo-os e escrevendo-os: conto popular, descritivo, em diálogo, carta, postal, biografia, etc.
• Ficha de leitura e de atividades artísticas.
• Revisão de conhecimentos, através de questionários, fichas de trabalho, exercícios, avaliações, etc.
• Descrição oral e escrita de episódios vividos ou imaginados.
• Participação construtiva em trabalhos de grupo e projetos.
• Aula expositiva.
• Música e dramatização.
• Atendimento individual
• Projeção em data show
• Estudo dirigido.
• Leitura em grupo.
• Projeção em filmes.
• Exercício oral.
• Jogos e Recreação.
• Confecção de cartazes ou painel.
• Dinâmicas e argüições.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontece no processo diário de ensino e aprendizagem. Cada atividade, pesquisas, apresentações realizadas pelos alunos tem como objetivo específico a aquisição de determinado conhecimento adquirido. Neste sentido serão utilizados os seguintes recursos avaliativos:
• Diagnóstico – leitura, compreensão dos textos lidos, expressão oral, expressão escrita e domínio do conhecimento explicita da Língua.
• Auto avaliação.
• Todos os indicadores apresentados no dispositivo de avaliação do regimento da escola, através da observação, avaliação escrita, resolução de exercícios, fichas de trabalho (individuais e em grupo).
• Comportamento - Aspectos sócio-afetivos (participação, assiduidade, etc...)
• Pesquisas (individuais e grupo).
• Participação e responsabilidade.
• Portfólio.
• Elaboração de fichas de critérios de avaliações.
• Avaliação escrita.
• Atividades cênicas.
• Pesquisa.
• Auto – avaliação.
• Observação direta.
• Exposições.
• Atividades do livro e caderno de arte.
• Trabalhos realizados em casa.
• Apresentações de trabalhos e atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário