Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Plano Anual de Ensino Religioso (21)

DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO


OBJETIVOS GERAIS

Nesta série, os assuntos que irão ser abordados, explanarão sobre a valorização do ser humano e a convivência com o outro, enfatizando também a criação de Deus perante a preservação da natureza. Também será incluso os símbolos religiosos de cada religião.

CONTEÚDOS E CONCEITOS

1º TRIMESTRE

Capítulo 1

• Muito Prazer!

• Eu quero lhe abraçar.

• Quando eu olho no espelho.

• Para fazer com calma, em casa.

Capítulo 2

• Sou alguém que ensina e aprende.

• Historinha que deu certo.

• Eu olho o azul do céu.

Capítulo 3

• Sou alguém que sente e transforma.

• Um “jogo” diferente.

• Deveres e direitos.

• O camundongo e o mágico.

• As olimpíadas.

• O que são Olimpíadas especiais?

• O que é Síndrome de Down?

PROJETO - Painel - Sou alguém que sente e transforma.


2º TRIMESTRE

Capítulo 4

• Ouvindo a natureza.

• Deus.

• O pastor e as ovelhas.

• Vamos fazer.

• Para fazer com calma, em casa.

Capítulo 5

• A natureza e os seus presentes.

• Vamos fazer.

• Leilão de jardín.

• A sementinha se escondeu.

Capítulo 6

• Meus presentes para todos os seres vivos.

• O planetinha.

• Vamos salvar o planeta!

• O vaga-lume.

• Para fazer com calma, em casa.

PROJETO - Danças Folclóricas de nossa região

3º TRIMESTRE

Capítulo 7.

• Gente se comunica de celebrar.

• Trabalho individual;

• Para fazer com calma, em casa.

Capítulo 8

• Gente se comunica de diferentes modos.

• Criando símbolos.

Capítulo 9

• Oração: Um jeito de se comunicar com Deus.

• Para falar com Deus.

• É a gente que louva o Senhor.

• Partilhados o que sentimos.

• Para fazer com calma, em casa.

PROJETOS - Feira Cultural Interdisciplinar (Todas as disciplinas do 2º Ano)

METODOLOGIA GERAL

• Confabulações sobre o valor da linguagem artística para identificação da nossa identidade no mundo e na arte.

• Diálogos e debates na turma.

• Regras para o bom funcionamento das aulas na disciplina - diálogos e debates.

• Conhecimento da organização e funcionamento dos cadernos da disciplina de arte.

• Leitura pelo professor e alunos do contexto artístico que compõem o livro da série e comentário dos mesmos, para relacionar os conteúdos do livro com as vivências dos alunos.

• Leitura de textos, imagens, reproduções e construções artísticas produzidas pelos alunos.

• Observação e descrição de idéias artísticas.

• Exercícios afins.

• Seleção de informação essencial: enciclopédias, dicionário, livros, revistas e pesquisas na Internet.

• Leitura e exploração (vocabular, ideológica e gramatical) dos textos e imagens artísticas.

• Distinção das características próprias dos textos que envolvem as atividades do livro de arte, lendo-os e escrevendo-os: conto popular, descritivo, em diálogo, carta, postal, biografia, etc.

• Ficha de leitura e de atividades artísticas.

• Revisão de conhecimentos, através de questionários, fichas de trabalho, exercícios, avaliações, etc.

• Descrição oral e escrita de episódios vividos ou imaginados.

• Participação construtiva em trabalhos de grupo e projetos.

• Aula expositiva.

• Música e dramatização.

• Atendimento individual

• Projeção em data show

• Estudo dirigido.

• Leitura em grupo.

• Projeção em filmes.

• Exercício oral.

• Jogos e Recreação.

• Confecção de cartazes ou painel.

• Dinâmicas e argüições.

AVALIAÇÃO

A avaliação acontece no processo diário de ensino e aprendizagem. Cada atividade, pesquisas, apresentações realizadas pelos alunos tem como objetivo específico a aquisição de determinado conhecimento adquirido. Neste sentido serão utilizados os seguintes recursos avaliativos:

• Diagnóstico – leitura, compreensão dos textos lidos, expressão oral, expressão escrita e domínio do conhecimento explicita da Língua.

• Auto avaliação.

• Todos os indicadores apresentados no dispositivo de avaliação do regimento da escola, através da observação, avaliação escrita, resolução de exercícios, fichas de trabalho (individuais e em grupo).

• Comportamento - Aspectos sócio-afetivos (participação, assiduidade, etc...)

• Pesquisas (individuais e grupo).

• Participação e responsabilidade.

• Portfólio.

• Elaboração de fichas de critérios de avaliações.

• Avaliação escrita.

• Atividades cênicas.

• Pesquisa.

• Auto – avaliação.

• Observação direta.

• Exposições.

• Atividades do livro e caderno de arte.

• Trabalhos realizados em casa.

• Apresentações de trabalhos e atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário