OBJETIVOS GERAIS:
Intensificar a leitura, interpretação e produção de texto;
Conhecer e identificar diferentes tipos de gêneros textuais: instrucional, informativo, biográfico, poético, narrativos.
CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 3° TRIMESTRE
UNIDADE III – HISTÓRIAS DE OUVIR CONTAR
GRAMÁTICA:
• Ordem alfabética ( observando a segunda letra)
• Uso da letra maiúscula ( inicio de frase, lugares e pessoas) e minúscula;
• Separabilidade de palavras na escrita de textos;
• Substantivo próprio e comum;
• Encontro vocálicos ( ditongo, tritongo e hiato);
• Encontro consonantal;
• Separação silábicas ( monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas);
• Sinônimos / Antônimos (uso do dicionário);
• Verbo (ação);
• Dígrafos (todos)
• Número do Substantivo (singular e plural);
• Pontuação ( ponto ( . ) , virgula ( , ); dois pontos( : ), travessão ( - ), aspas ( “ “ )
• Tipos de frases (interrogação ( ? ), exclamação ( ! ), afirmativa e negativa);
• Significado de palavras dentro de um contexto;
• Significado de palavras em língua indígenas;
• Transformando textos narrativos em diálogos, fazendo uso das pontuações;
• Ortografia: Sons nasais ( M, N, Til ( ~); ( ã, ãs, ãos, õe, ões ); Os sons das letras ( R, RR e suas complexidades); Uso das letras ( GE, GI, JE, JI, GU, QU ); Uso das letras ( bj, bl, br, dr, tl, tr, pr, pl, dv, pt, fr, fl, gr, gl, vr, etc...); Uso das letras ( CH, LH, NH, SS, SC, SÇ, XC, GU, QU, RR ).
TEXTOS:
• Contos ( de origem indígena, de origem africana, de tradição oral);
• Biografias;
• Informativos;
• Descritos;
• Depoimentos;
• Registros de textos falados (causos, fatos...)
• Diálogos;
• Bilhetes;
• Notícias;
• Ditados populares;
• Artigos;
METODOLOGIA GERAL:
• Aulas expositivas;
• Leitura coletiva e individual de texto;
• Leitura de imagens;
• Produção de texto;
• Confecções de um livro de contos
• Registro de informações;
• Discussão e reflexão de temas e textos;
• Levantamento de hipóteses;
• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;
• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;
• Confecção de cartazes;
• Pesquisa em livros e sites;
• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;
• Filmes; roda de conversa;
• Brincadeiras e jogos
• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.
AVALIAÇÃO:
• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade).
• Trabalhos.
• Avaliações Trimestrais.
Sejam Bem Vindos!
Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário