ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS GERAIS:
Intensificar a leitura, interpretação e produção de texto.
Conhecer e identificar diferentes tipos de gêneros textuais: instrucional, informativo, biográfico, poético, narrativos.
CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 1° TRIMESTRE
UNIDADE I – GUIA DE BRINCADEIRAS
GRAMÁTICA:
• Ordem alfabética ( observando a primeira letra)
• Uso da letra maiúscula e minúscula;
• Separabilidade de palavras na escrita de textos;
• Separação silábicas ( monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas);
• Sinônimos / Antônimos (uso do dicionário);
• Grau do Substantivo ( diminutivo / aumentativo);
• Dígrafos ( CH, LH, NH, SS, SC, SÇ, XC);
• Número do Substantivo ( singular e plural);
• Pontuação ( ponto ( . ) , virgula ( , );
• Interpretação de texto;
• Texto Instrucional;
• Produção de texto instrucional ( individual, duplo e coletivo);
• Reflexão quanto ao uso das palavras relacionado a texto e contexto de uso (instrucional);
• Organização do texto, observando a repetição de palavras e que podem ser substituída por outra classe de palavras;
• Ortografia: Uso do NH (nia), CH (x), LH (lia), H; Uso do S ( com o som do Z), S ( e suas complexidades) SS/ Ç, SS, S / SE,SI / CE,CI, ÇA,ÇO,ÇU; Sons nasais ( M, N e til ( ~) ; Uso do M, N ( suas complexidades) antes de P e B;Explorando a escrita cursiva;
TEXTOS:
• Imagens;
• Instrucional;
• Informativo;
• Adivinhas;
• Depoimentos;
• Brincadeiras indígenas;
• Guias;
• Sites indicados;
• Apreciativos, com brincadeiras populares;
• Jornalísticos;
• Entrevistas;
• Listas;
• Cartazes.
METODOLOGIA GERAL:
• Aulas expositivas;
• Leitura coletiva e individual de texto;
• Leitura de imagens;
• Produção de texto;
• Confecções de brinquedos
• Registro de informações;
• Discussão e reflexão de temas e textos;
• Levantamento de hipóteses;
• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;
• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;
• Confecção de cartazes;
• Pesquisa em livros e sites;
• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;
• Filmes; roda de conversa;
• Brincadeiras e jogos
• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.
AVALIAÇÃO:
• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade).
• Trabalhos.
• Avaliações Trimestrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário