sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Plano Anual Trimestral de Lingua Portuguesa - 3º Série/3ºAno

ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA


OBJETIVOS GERAIS:
Intensificar a leitura, interpretação e produção de texto.

Conhecer e identificar diferentes tipos de gêneros textuais: instrucional, informativo, biográfico, poético, narrativos.

CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 1° TRIMESTRE

UNIDADE I – GUIA DE BRINCADEIRAS

GRAMÁTICA:

• Ordem alfabética ( observando a primeira letra)

• Uso da letra maiúscula e minúscula;

• Separabilidade de palavras na escrita de textos;

• Separação silábicas ( monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas);

• Sinônimos / Antônimos (uso do dicionário);

• Grau do Substantivo ( diminutivo / aumentativo);

• Dígrafos ( CH, LH, NH, SS, SC, SÇ, XC);

• Número do Substantivo ( singular e plural);

• Pontuação ( ponto ( . ) , virgula ( , );

• Interpretação de texto;

• Texto Instrucional;

• Produção de texto instrucional ( individual, duplo e coletivo);

• Reflexão quanto ao uso das palavras relacionado a texto e contexto de uso (instrucional);

• Organização do texto, observando a repetição de palavras e que podem ser substituída por outra classe de palavras;

• Ortografia: Uso do NH (nia), CH (x), LH (lia), H; Uso do S ( com o som do Z), S ( e suas complexidades) SS/ Ç, SS, S / SE,SI / CE,CI, ÇA,ÇO,ÇU; Sons nasais ( M, N e til ( ~) ; Uso do M, N ( suas complexidades) antes de P e B;Explorando a escrita cursiva;

TEXTOS:

• Imagens;

• Instrucional;

• Informativo;

• Adivinhas;

• Depoimentos;

• Brincadeiras indígenas;

• Guias;

• Sites indicados;

• Apreciativos, com brincadeiras populares;

• Jornalísticos;

• Entrevistas;

• Listas;

• Cartazes.

METODOLOGIA GERAL:

• Aulas expositivas;

• Leitura coletiva e individual de texto;

• Leitura de imagens;

• Produção de texto;

• Confecções de brinquedos

• Registro de informações;

• Discussão e reflexão de temas e textos;

• Levantamento de hipóteses;

• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;

• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;

• Confecção de cartazes;

• Pesquisa em livros e sites;

• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;

• Filmes; roda de conversa;

• Brincadeiras e jogos

• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.

AVALIAÇÃO:

• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade).

• Trabalhos.

• Avaliações Trimestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário