OBJETIVOS GERAIS:
Intensificar a leitura, interpretação e produção de texto.
Conhecer e identificar diferentes tipos de gêneros textuais: instrucional, informativo, biográfico, poético, narrativos.
CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 2° TRIMESTRE
UNIDADE II – CANÇÕES DE QUE A GENTE GOSTA TANTO
GRAMÁTICA:
• Ordem alfabética ( observando a segunda letra)
• Uso da letra maiúscula ( inicio de frase, lugares e pessoas) e minúscula;
• Separabilidade de palavras na escrita de textos;
• Substantivo próprio e comum;
• Encontro vocálicos ( ditongo, tritongo e hiato);
• Encontro consonantal;
• Separação silábicas ( monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas);
• Sinônimos / Antônimos (uso do dicionário);
• Verbo (ação);
• Dígrafos;
• Número do Substantivo (singular e plural);
• Pontuação ( ponto ( . ) , virgula ( , );
• Tipos de frases (interrogação ( ? ), exclamação ( ! ), afirmativa e negativa);
• Ortografia: Refletindo sobre a grafia correta dos sons nasais ( M, N, Til ( ~); ( ã, ãs, ãos, õe, ões ); Os sons das letras ( R, RR e suas complexidades); Uso das letras ( GE, GI, JE, JI, GU, QU ); Uso das letras ( bj, bl, br, dr, tl, tr, pr, pl, dv, pt, fr, fl, gr, gl, vr, etc...); Uso das letras ( CH, LH, NH, SS, SC, SÇ, XC, GU, QU, RR ).
TEXTOS:
• Musical; (indígenas, populares e folclórica )
• Cantigas de roda;
• Biográficos;
• Instrucional;
• Reportagem;
• Depoimento;
• Poesia;
• Entrevistas;
• Imagens;
• Fábulas;
• Piadas;
• Adivinhas
• Trava-língua
• Histórias do folclore brasileiro;
METODOLOGIA GERAL:
• Aulas expositivas;
• Leitura coletiva e individual de texto;
• Leitura de imagens;
• Produção de texto;
• Produção de um Cd ou Dvd
• Registro de informações;
• Discussão e reflexão de temas e textos;
• Levantamento de hipóteses;
• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;
• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;
• Confecção de cartazes;
• Pesquisa em livros e sites;
• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;
• Filmes; roda de conversa;
• Brincadeiras e jogos
• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.
AVALIAÇÃO:
• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade).
• Trabalhos.
• Avaliações Trimestrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário