CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
6° ano do Ensino Fundamental
• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sócio-cultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais, identificá-los culturalmente.
• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.
• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.
• Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.
• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
• Promover, através da arte, o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários para a formação sistemática do aluno.
• Reconhecer as culturas, indígenas e africana, como algumas das matrizes legitimas da cultura brasileira.
• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a auto-estima.
Habilidades a serem desenvolvidas no 6° Ano
• Criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e em grupo.
• Identificar formais visuais, no trabalho freqüente de relações entre elementos que as compõem, como ponto, linha, plano, cor, textura, movimento e ritmo.
• Representar idéias, emoções, sensações por meio das artes visuais, do teatro, da dança e da música.
• Identificar as relações entre Arte e outras áreas de conhecimentos humanos (Educação Física, nos Projeto de danças e ritmos e Língua Portuguesa no roteiro adaptado), estabelecendo as conexões entre elas, sabendo utilizar tais áreas nos trabalhos pessoais e coletivos.
• Construir uma relação de cooperação, respeito, diálogo e valorização das diversas escolhas e possibilidades de interpretação e de criação, em relação aos colegas.
• Interpretar a apreciar a Cultura Amazonense, estabelecendo sua relação com as outras modalidades artísticas e as demais áreas do conhecimento.
• Definir o conceito de Arte e belo.
• Conhecer a história da Arte contemplando a concepção africana e indígena.
• Identificar cores quentes, frias, primarias e secundarias.
• Utilizar técnicas de pintura em sua produção pessoal.
• Apreciar musicas e seu contexto histórico.
• Citar as festas regionais da cultura amazonense.
CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
6° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 1º trimestre
Introdução à analise das imagens artísticas
• Conceito de Arte (arte figurativa e arte abstrata).
• Conceito do Belo (observando obras de arte e fazendo releituras).
• Função da Arte.
História da Arte
• Pré-História
• Arte indígena
• Danças rituais, artefatos cerimoniais, pintura corporal, cestaria, música, cerâmicas e objetos de uso diário.
• Arte Africana.
• Utensílios, mobiliários, escultura, pinturas, tatuagens, desenhos, máscaras, artesanatos, etc.
• O belo na concepção africana.
Morfologia (estudo das formas geométricas)
• Ponto, linha, plano e ângulos.
• O quadrado, o circulo, o triângulo e o retângulo.
MACRO ATIVIDADE:
Arte e Língua Portuguesa – Projeto Cordel - 2ª edição
CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
6° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 2º trimestre
Geometria Criativa• Linhas, letras e números.
• Tangram
• Linhas e formas
• Criando formas.
• Expressividade artística das linhas.
• O quadrado, o circulo, o triangulo e o retângulo.
Estudo da cor
• Origem e evolução
• Cores primárias e secundarias.
• Cores quentes e frias.
• Aspectos psicológicos das cores.
Cultura Amazonense
• Festas regionais
• Folclore (Festival Folclórico do CEST)
• Monumentos históricos.
MACRO ATIVIDADE:
Danças Folclóricas de nossa região
LISTA DE CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
6° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 3º trimestre
Expressão plástica
• Técnicas de pintura (com giz de cera, caneta hidrográfica, giz colorido, lápis de cor, guache entre outros)
• Arte-colagem e mosaico (técnicas, materiais, pesquisa e criatividade).
• Técnica de pintura mista (mistura de materiais e/ou técnicas).
• Textura
Música
• História da música.
• Linguagem musical / gêneros musicais.
Teatro
• Origem do teatro grego
• Máscaras e fantoches.
• Linguagem cênica.
MACRO ATIVIDADE:
Projeto: Feira Cultural Interdisciplinar (Todas as disciplinas do 6º Ano)
Projeto: DANÇA – Arte e Educação Física
OBS. TODOS OS PROJETOS DA MACRO ATIVIDADE, ENCONTRE POSTADO NA INTERNET.
Gostei bastante!!! Bom trabalho!
ResponderExcluirnao consequi acha minha pesquisa voçes podem me ajuda minha pesquisa e sobre utencilios e mobiliarios
ResponderExcluirmassa muito bom, esta me ajudando muito a montar meu planejamento de aula.
ResponderExcluirAMEI!
ResponderExcluir!!
Muito bom!
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluir