OBJETIVO GERAL: Aprofundar o conceito de lugar, paisagem e identidade, utilizando a rua da escola com referência e iniciando o desenvolvimento da noção de região.
Leitura, interpretação e produção de mapas, croquis, maquetes e legendas.
CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 3° TRIMESTRE
UNIDADE II – BAIRRO: VOCÊ CONHECE O SEU?
• Capítulo 4 – Bairro: muito a conhecer
• O que é bairro?
• Limites de um bairro;
• Movimentação de um bairro, quanto ao: transporte, comércio, população, religião, comunicação, paisagem naturais e artificiais.
• Capítulo 5 – BAIRRO: AINDA MUITO MAIS A CONHECER
• Conhecendo mais o bairro;
• Pontos Turísticos (cartões postais e outras imagens);
• Organização de moradores: líderes comunitários e associação de moradores;
• Pontos Cardeais (leste, oeste, norte, sul);
• Lendo Mapas (diferentes tipos);
• Representação e localização de ruas e algumas construções.
METODOLOGIA GERAL:
• Aulas expositivas;
• Leitura coletiva e individual de texto;
• Leitura de imagens;
• Produção de texto;
• Registro de informações;
• Discussão e reflexão de temas e textos;
• Levantamento de hipóteses;
• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;
• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;
• Confecção de cartazes;
• Pesquisa em livros e sites;
• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;
• Filmes; roda de conversa;
• Brincadeiras e jogos
• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.
AVALIAÇÃO:
• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade);
• Seminários;
• Trabalhos;
• Avaliações Trimestrais.
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