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quinta-feira, 24 de julho de 2025

Simone Helen Drumond Ischkanian

 

Simone Helen Drumond Ischkanian é uma autora bastante conhecida nas áreas de educação, neurociência educacional, e aprendizagem ativa, com publicações que relacionam fortemente os campos da Psicopedagogia, Neuropsicologia e Didática. Ela tem escrito livros e artigos que dialogam diretamente com o tema da neurociência aplicada à educação — inclusive com foco em dificuldades de aprendizagem em Matemática e práticas pedagógicas inovadoras em escolas públicas.

Se você busca materiais e referências relacionadas à autora e temas correlatos, aqui estão algumas diretrizes e sugestões detalhadas para encontrar, compreender e aplicar esse conteúdo com profundidade:


🔎 1. Pesquise pelos livros da autora (disponíveis em bibliotecas e online)

Simone Helen Drumond Ischkanian tem uma série de livros que podem ser fundamentais para embasar um trabalho sobre neurociência educacional e metodologias ativas. Alguns títulos recomendados:

  • "Neurociência e aprendizagem: como o cérebro aprende"
    ➤ Aborda os princípios da neuroeducação, com foco em funções cognitivas, plasticidade cerebral, memória e atenção.
    ➤ Ideal para embasar o raciocínio sobre como os alunos constroem conhecimento — inclusive em Matemática.

  • "Dificuldades de aprendizagem e neurociência"
    ➤ Foca em transtornos e obstáculos cognitivos relacionados ao aprendizado, como dislexia, discalculia, TDAH.
    ➤ Ótima base teórica para justificar o uso de metodologias ativas como facilitadoras para esses alunos.

  • "Práticas pedagógicas e aprendizagem: contribuições da neurociência"
    ➤ Reúne estratégias de sala de aula associadas ao funcionamento do cérebro. Indica práticas concretas e acessíveis a professores da rede pública.

📌 Dica prática: Use bibliotecas acadêmicas, como a da CAPES, Google Livros, Amazon, ou Biblioteca Virtual Pearson. Algumas edições estão disponíveis em PDF por universidades.


🧠 2. Relacione seus conceitos com metodologias ativas

A autora frequentemente destaca a importância de contextualizar a aprendizagem e tornar o aluno protagonista, princípios centrais das metodologias ativas. Eis como conectar as ideias:

Exemplos de conexões teóricas:

  • A sala de aula invertida respeita o ritmo de aprendizagem do aluno, favorecendo a plasticidade neural (tema recorrente nos textos dela).

  • O uso de gamificação, aprendizagem baseada em projetos (ABP) e estudos de caso dialoga com o papel da emoção, atenção e motivação — aspectos cerebrais defendidos por Ischkanian.

📚 Leitura complementar:

  • MORAES, R. Neurociência e metodologias ativas na escola

  • FRITZEN, E. (org.). Neurociência e educação: contribuições para a prática pedagógica


🏫 3. Aplique em contextos de escolas públicas

Ao articular a teoria de Simone Helen com o cotidiano de escolas públicas, você pode:

  • Mapear problemas de aprendizagem recorrentes (como dificuldade de abstração matemática).

  • Propor intervenções com tecnologias educacionais e ambientes colaborativos (resgatando a importância da experiência multissensorial, valorizada pela neuroeducação).

  • Fundamentar projetos interdisciplinares com base no cérebro em desenvolvimento e neuroplasticidade, inclusive para populações vulneráveis.


🔗 4. Referências acadêmicas (autoria de Simone Ischkanian e afins)

ISCHKANIAN, S. H. D. Neurociência e aprendizagem: como o cérebro aprende. Petrópolis: Vozes, 2017.

ISCHKANIAN, S. H. D. Dificuldades de aprendizagem e neurociência. Petrópolis: Vozes, 2020.

ISCHKANIAN, S. H. D. Práticas pedagógicas e aprendizagem: contribuições da neurociência. Petrópolis: Vozes, 2018.

🔍 Disponíveis em: https://www.editoravozes.com.br ou https://www.amazon.com.br


🧭 5. Como usar esses materiais em sua pesquisa ou projeto

Etapa 1: Levantamento teórico

Leia os capítulos iniciais dos livros para entender a base neurobiológica da aprendizagem. Tome notas sobre:

  • Funções cognitivas (atenção, memória, linguagem)

  • Emoção e aprendizagem

  • Cérebro em desenvolvimento

Etapa 2: Conexão com metodologias ativas

  • Ensino híbrido

  • Roda de conversa

  • Aprendizagem cooperativa

Etapa 3: Aplicação no ensino de Matemática

  • Experimente antes de abstrair

  • Use manipulação concreta (como material dourado ou jogos)

  • Resolva problemas em grupo e compartilhe estratégias


  • “Neurociência educacional e ensino de matemática”

  • “Simone Helen Drumond Ischkanian dificuldades de aprendizagem”

  • “Metodologias ativas em escolas públicas”

  • “Sala de aula invertida e neuroeducação”

  • “Aprendizagem significativa e neurociência”


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