Simone Helen Drumond Ischkanian é uma autora bastante conhecida nas áreas de educação, neurociência educacional, e aprendizagem ativa, com publicações que relacionam fortemente os campos da Psicopedagogia, Neuropsicologia e Didática. Ela tem escrito livros e artigos que dialogam diretamente com o tema da neurociência aplicada à educação — inclusive com foco em dificuldades de aprendizagem em Matemática e práticas pedagógicas inovadoras em escolas públicas.
Se você busca materiais e referências relacionadas à autora e temas correlatos, aqui estão algumas diretrizes e sugestões detalhadas para encontrar, compreender e aplicar esse conteúdo com profundidade:
🔎 1. Pesquise pelos livros da autora (disponíveis em bibliotecas e online)
Simone Helen Drumond Ischkanian tem uma série de livros que podem ser fundamentais para embasar um trabalho sobre neurociência educacional e metodologias ativas. Alguns títulos recomendados:
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"Neurociência e aprendizagem: como o cérebro aprende"
➤ Aborda os princípios da neuroeducação, com foco em funções cognitivas, plasticidade cerebral, memória e atenção.
➤ Ideal para embasar o raciocínio sobre como os alunos constroem conhecimento — inclusive em Matemática. -
"Dificuldades de aprendizagem e neurociência"
➤ Foca em transtornos e obstáculos cognitivos relacionados ao aprendizado, como dislexia, discalculia, TDAH.
➤ Ótima base teórica para justificar o uso de metodologias ativas como facilitadoras para esses alunos. -
"Práticas pedagógicas e aprendizagem: contribuições da neurociência"
➤ Reúne estratégias de sala de aula associadas ao funcionamento do cérebro. Indica práticas concretas e acessíveis a professores da rede pública.
📌 Dica prática: Use bibliotecas acadêmicas, como a da CAPES, Google Livros, Amazon, ou Biblioteca Virtual Pearson. Algumas edições estão disponíveis em PDF por universidades.
🧠 2. Relacione seus conceitos com metodologias ativas
A autora frequentemente destaca a importância de contextualizar a aprendizagem e tornar o aluno protagonista, princípios centrais das metodologias ativas. Eis como conectar as ideias:
Exemplos de conexões teóricas:
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A sala de aula invertida respeita o ritmo de aprendizagem do aluno, favorecendo a plasticidade neural (tema recorrente nos textos dela).
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O uso de gamificação, aprendizagem baseada em projetos (ABP) e estudos de caso dialoga com o papel da emoção, atenção e motivação — aspectos cerebrais defendidos por Ischkanian.
📚 Leitura complementar:
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MORAES, R. Neurociência e metodologias ativas na escola
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FRITZEN, E. (org.). Neurociência e educação: contribuições para a prática pedagógica
🏫 3. Aplique em contextos de escolas públicas
Ao articular a teoria de Simone Helen com o cotidiano de escolas públicas, você pode:
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Mapear problemas de aprendizagem recorrentes (como dificuldade de abstração matemática).
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Propor intervenções com tecnologias educacionais e ambientes colaborativos (resgatando a importância da experiência multissensorial, valorizada pela neuroeducação).
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Fundamentar projetos interdisciplinares com base no cérebro em desenvolvimento e neuroplasticidade, inclusive para populações vulneráveis.
🔗 4. Referências acadêmicas (autoria de Simone Ischkanian e afins)
ISCHKANIAN, S. H. D. Neurociência e aprendizagem: como o cérebro aprende. Petrópolis: Vozes, 2017.
ISCHKANIAN, S. H. D. Dificuldades de aprendizagem e neurociência. Petrópolis: Vozes, 2020.
ISCHKANIAN, S. H. D. Práticas pedagógicas e aprendizagem: contribuições da neurociência. Petrópolis: Vozes, 2018.
🔍 Disponíveis em: https://www.editoravozes.com.br ou https://www.amazon.com.br
🧭 5. Como usar esses materiais em sua pesquisa ou projeto
Etapa 1: Levantamento teórico
Leia os capítulos iniciais dos livros para entender a base neurobiológica da aprendizagem. Tome notas sobre:
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Funções cognitivas (atenção, memória, linguagem)
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Emoção e aprendizagem
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Cérebro em desenvolvimento
Etapa 2: Conexão com metodologias ativas
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Ensino híbrido
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Roda de conversa
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Aprendizagem cooperativa
Etapa 3: Aplicação no ensino de Matemática
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Experimente antes de abstrair
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Use manipulação concreta (como material dourado ou jogos)
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Resolva problemas em grupo e compartilhe estratégias
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“Neurociência educacional e ensino de matemática”
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“Simone Helen Drumond Ischkanian dificuldades de aprendizagem”
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“Metodologias ativas em escolas públicas”
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“Sala de aula invertida e neuroeducação”
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“Aprendizagem significativa e neurociência”
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