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domingo, 16 de maio de 2010

Projeto VALORIZANDO A VIDA do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental



Simone Helen Drumond de Carvalho

JUSTIFICATIVA

O Projeto Educativo da Escola assume no currículo, um programa com a intencionalidade de promover o compromisso com a defesa da vida.

A Escola realiza seu planejamento tendo presente àquilo que chamamos fatores de proteção: acolhida ao aluno, diálogo, respeito à individualidade de cada um, presença da família na Escola e construção de conhecimento como meio para resolução de problemas.

O fazer pedagógico da Escola propõe a elaboração pessoal de projetos de vida. Para isso organiza um trabalho que oportuniza sonhar, acreditar nos sonhos, desenvolvendo persistência para concretizá-los com consciência da responsabilidade pessoal ao fazer escolhas.

Nossa Escola tem um compromisso, conforme o Marco Referencial, com a formação integral do aluno. A construção do conhecimento aliado à vivência de valores como sensibilidade, responsabilidade, acolhida e solidariedade entre outros formam alunos competentes no mundo social em que vivem. Tal tarefa é complexa, pois a sociedade em que vivemos se caracteriza pela aceleração, individualismo, consumismo e hedonismo.

Acreditamos que somos reflexos da cultura na mesma medida em que a produzimos, por isso damos especial atenção para criar oportunidades, no cotidiano, onde o aluno se perceba agente da própria história e assuma a responsabilidade por suas escolhas e ações.

Para desenvolver alunos competentes, críticos e solidários o trabalho cotidiano deve valorizar os conhecimentos anteriores do aluno, as diferentes inteligências, as relações de parceria entre colegas e professores, criando a consciência de que aprendemos em conjunto no diálogo e na partilha, tornando os sujeitos do processo autônomos e responsáveis. É importante priorizar também a formação da consciência de que a participação no grupo colabora para o crescimento de seus integrantes, promovendo relações fraternas e desenvolvendo potencialidades.

OBJETIVOS

O projeto de Valorização da Vida pretende:

- desenvolver competências a partir de atitudes e habilidades que geram no indivíduo a capacidade de criar uma trajetória singular diante dos desafios do tempo em que vive;

- desenvolver projetos interdisciplinares que visem a resolução de problemas que entram em conflito com a valorização da vida nas suas diferentes dimensões;

- propiciar um ambiente favorável à aprendizagem no âmbito do afeto, da comunicação e da convivência.

- promover o fortalecimento dos vínculos da família com a escola, proporcionando espaços de reflexão que favoreçam a convivência, o crescimento das relações interpessoais, o respeito, o acolhimento das diferenças e a comunicação.

“Vida de grupo dá muito mais trabalho e muito prazer. Porque eu não construo nada sozinho, tropeço a cada instante com os limites do outro e os meus próprios, na construção da vida, do conhecimento, da nossa história.” (Madalena Freire)

1ª série do Ensino Fundamental

Lema: Descobrindo a amizade

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". (Paulo Freire)

Abordagens

1º e 2º bimestre: Amizade

Objetivo geral da abordagem: Oportunizar ao educando, através de ações diárias, situações que os levem a desenvolver relações de amizade, buscando construir vínculos de respeito, partilha e coleguismo.

3º bimestre: Cooperação

Objetivo geral desta abordagem: Estimular no educando o ato de cooperar como uma prática fundamental para o desenvolvimento de relacionamentos harmoniosos.

4º bimestre: Solidariedade.

Objetivo geral desta abordagem: Proporcionar ao educando reflexões e atitudes que visem o desenvolvimento da solidariedade, a fim de formar seres mais fraternos.

Objetivos específicos

- Oportunizar aos educandos diferentes situações lúdicas, para que através da convivência em grupo, possam desenvolver a sociabilidade, autonomia, cooperação, respeito e solidariedade.

- Proporcionar aos educandos o desenvolvimento da autonomia, através de estímulos com atividades que visem à expressão individual e coletiva.

- Propiciar aos educandos o desenvolvimento de virtudes e valores indispensáveis à formação humana, através da ação pedagógica, para uma melhor atuação da vida em sociedade.

- Estimular nos educandos a imaginação, a expressão e a sensibilidade para entender e aceitar o diferente.

- Incentivar os educandos a argumentarem e expressarem seus pontos de vista com clareza, para a formação de uma boa convivência social.

- Oportunizar aos educandos hábitos de investigação, de conhecimento, de responsabilidade, de cooperação e de criatividade, visando desenvolver atitudes que favoreçam o desenvolvimento da responsabilidade social individual.

- Oportunizar dinâmicas que possibilitem aos educandos valorizar e participar de atividades de resgate das brincadeiras infantis, para que, através da ludicidade, possam demonstrar atitudes de amizade, cooperação e respeito.

- Intensificar junto ao educador o trabalho sobre os valores cristãos de modo a oportunizar ao educando reflexões e atitudes que visem o bem estar das relações, o cuidado com a vida e a formação de uma cultura da paz.


2ª série do Ensino Fundamental

Lema: Por uma cultura de paz e solidariedade

Abordagens por trimestre

1º e 2º bimestre: PAZ

Habilidades: desenvolver a atenção e escuta, colaborando nos trabalhos em grupo e valorizando as diferenças.

3º bimestre: JUSTIÇA

Habilidades: integrar-se ao meio social e respeitar a opinião do outro.

4º bimestre: SOLIDARIEDADE

Habilidades: discutir valores e cuidado com o outro.

Objetivos específicos

- Propiciar aos educandos situações onde possam agir com autonomia nas atividades habituais e nas relações de grupo, desenvolvendo as habilidades de tomar iniciativas e estabelecer relações afetivas.

- Proporcionar aos educandos vivências ode possam apreciar a importância dos valores básicos que regem a vida e a convivência humana, para agirem de acordo com eles.

- Estimular os educandos a colaborar no planejamento e na realização de atividades em grupo, aceitando as normas e regras que democraticamente sejam estabelecidas em seminários e debates, para que possam estabelecer relações construtivas no grupo e em situações sociais conhecidas, comportando-se solidariamente.

- Oportunizar aos educandos a compreensão e estabelecimento de relações entre fatos e fenômenos do meio social e contribuir ativamente na medida do possível, para defesa, a conservação e a melhoria do meio ambiente.




3ª série do Ensino Fundamental

Lema: “Vivendo com valores”

Abordagens por trimestre

1° e 2º bimestres: Vivendo com Respeito

Habilidades: Saber ouvir, cuidado com o outro e com o meio em que vive, solidariedade.

3° bimestre: Vivendo com Comprometimento

Habilidades: Desenvolver hábitos de estudos, responsabilidade, compromisso.

4° bimestre: Vivendo com Simplicidade e Humildade

Habilidades: Aprimorar a paciência, amizade, ser natural, apreciar as coisas pequenas da vida.

Objetivos Específicos

1° e 2º bimestres

- Estimular nos educandos atitudes de respeito pelo EU, pelos outros e pelo meio ambiente, a fim de estabelecer uma relação harmônica na vida.

- Proporcionar situações onde os educando possam reconhecer que respeito é um estado de consciência que nasce da percepção do valor de todas as coisas em prol da paz, buscando uma postura de comprometimento com a vida, em todas as suas formas.

3° bimestre

- Possibilitar aos educandos o entendimento de “comprometimento como uma expressão de interesse e como a habilidade de tomar conta de si mesmo”, visando à formação da autonomia em cada um e da responsabilidade social individual.

- Oportunizar vivências diferenciadas, onde os educandos possam identificar “comprometimento como o modo de ser responsável pelos seus atos em relação à escola, à sociedade e ao meio ambiente”, visando o desenvolvimento de atitudes de cidadania.

4° bimestre

- Propiciar aos educandos momentos de reflexão e partilha, que os levem a perceber a grandeza da vida, pela sua simplicidade e a valorizarem a vida ao nosso redor, como ensinamentos de São Francisco e Madre Clara.

- Estimular os educandos a entender a importância da simplicidade e da humildade em cada um, para uma relação harmônica com as pessoas e com a natureza.


4ª e 5ª série do Ensino Fundamental

O que vemos não é o que vemos, senão o que somos. É preciso ser diferente para ver diferente. Mas, e o ‘ser’? Ele é feito de quê? Os limites da minha linguagem denotam os limites do meu mundo. O ‘Ser’ é feito de palavras.” (Livro: A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir - Rubem Aves.)

Abordagens por trimestre

1º e 2º bimestres - Autonomia: Possibilitar aos educandos a compreensão da autonomia como um processo, onde os mesmos possam manifestar seu interesse e iniciativa, através de ações que oportunizem responderem pelos seus atos em relação ao grupo, à sociedade e ao meio ambiente.

3º bimestre - Diálogo: Proporcionar aos educandos a percepção de que no diálogo é necessário “ouvir” e “ser ouvido”, para que haja uma interação e uma vivência solidária no meio em que se vive.

4º bimestre - Cooperação: Propiciar aos educandos, através de situações diversas, o prazer no trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo, entendendo o ato de cooperar como uma prática fundamental para o desenvolvimento de relacionamentos harmoniosos.

Objetivos específicos

- Conscientizar aos educandos sobre as necessidades de mudança na construção da cultura da paz para uma sociedade mais justa e fraterna, contemplando a Campanha da Fraternidade 2009.

- Oportunizar o desenvolvimento da Responsabilidade Social Individual dos educandos, mobilizando-os para o exercício da cidadania através do voluntariado, contribuindo para a formação da solidariedade humana.

- Propiciar aos educandos à reflexão do significado da autonomia, para o bom desempenho das atividades no seu contexto dentro e fora da escola.

- Possibilitar aos educandos a realização de trabalhos diversificados, individuais e em grupos, contemplando os assuntos desenvolvidos, para que possam demonstrar autonomia, organização, comprometimento e responsabilidade frente às situações do cotidiano.

- Incentivar a participação nas atividades diferenciadas como saídas culturais e datas comemorativas, visando à importância da cooperação, autonomia, diálogo, união e partilha.

- Proporcionar aos educandos a reflexão/ação sobre hábitos e atitudes necessárias para uma convivência harmoniosa.

- Estimular os educandos quanto à percepção de que a paz nos ambientes e no mundo depende de cada indivíduo, da qualidade dos pensamentos e das ações que desempenham, buscando o desenvolvimento da responsabilidade social individual.

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