Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

domingo, 7 de outubro de 2012

PROJETO: O TRÂNSITO

TEMA: O transito

JUSTIFICATIVA

Este tema tem por finalidade, possibilitar à criança o acesso às noções básicas do trânsito, visualizando que cuidados se deve ter com o trânsito nos dias de hoje, as regras e conscientizá-los que a imprudência no trânsito leva as pessoas - a morte, sensibilizar também os familiares sobre essas regras.


OBJETIVO

Propiciar às crianças, por meio de atividades variadas, a identificação do que é o trânsito e o que o compõe, incluindo placas e sinalização.

Desenvolver hábitos de um pedestre e condutor consciente.

Aprender a respeitar às autoridades do trânsito.

Despertar uma consciência ambiental desde pequenos.


AREA DE DESENVOLVIMENTO

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

a) Linguagem Oral

( ) Narrar histórias conhecidas sobre o transito.

( ) Narrar acontecimento do cotidiano (Conhecimento de mundo).

( ) Descrever conhecimento infantis aprendidos no decorrer das atividades escolares.

( ) Interpretar e reproduzir histórias oralmente sobre o trânsito.

( ) Ampliar seu vocabulário e aprimorar sua fluência verbal – concordância.

( ) Contar, recontar e reinventar histórias, a partir de situações vividas ou criadas.

( ) Expressar sentimentos, interesses pessoais, e opiniões durante as conversas informais e formais;

( ) Valorizar e empregar o diálogo como forma de explicitar conflitos e tomar decisões coletivas;

( ) Conhecer diferentes modalidades de linguagem sobre o trânsito como: poesia, quadrinha, provérbio, narração, piada, brinquedo cantado, advinhas, trava-línguas e parlendas.

( ) Outros _____________________


b)Linguagem Escrita

( ) Compreender que os caracteres da escrita correspondam a valores menores quais sílabas do contexto em estudo ( antecipação quantitativa ).

( ) Compreender na palavra trânsito que a escrita não é fixa nem aleatória: é uma das letras que corresponde ao valor sonoro da primeira sílaba da palavra.

( ) Elaborar sistematicamente uma análise dos fonemas da palavra – trânsito, semáforo, sinal, entre outras _________________________, _____________________, _________________ , _____________________e ____________________.

( ) Conhecer, identificar e nomear a (s) letra (s) _________________________________de forma contextualizada;

( ) Produzir a escrita no nível alfabético e reconhecer e compreender a função social da língua escrita.

( ) Identificar e produzir palavras, frases com sílabas simples.

( ) Outros __________________________



Obs: Apresentar à criança todos os tipos de letra de maneira contextualizada; porém o trabalho com letra cursiva deverá ser iniciado após a maioria do grupo ter atingido o nível alfabético.





RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO

a) Classificação

( ) Perceber características físicas das ruas, e o número de variáveis do atributo levantado.

( ) Classificar por negação;

( ) Agrupar elementos segundo os atributos;

( ) Outros __________________________



b)Seqüência

( ) Promover situações em que a criança: estabeleça seqüência temporal considerando dias da semana, semana do mês, meses do ano e ano.

( ) Outros _______________________



c)Seriação

( ) Organizar séries de elementos segundo seus atributos em ordem crescente e decrescente.

( ) Quantificar séries.

( ) Outros _______________________



d)Medida

( ) Comparar comprimentos / capacidade / altura / distância e peso dos objetos, utilizando diferentes recursos ( corpo, barbante, passos, régua, etc. ).

( ) Realizar construções no mesmo nível de um modelo.

( ) Realizar construções em desnível.

( ) Outros ___________________



e)Tempo

( ) Promover situações em que a criança estabeleça relações de temporalidade no trânsito, considerando espaço e tempo vivido e percebido (ontem, hoje e amanhã).

( ) Outros _________________________



f) Espaço

( ) Favorecer situações em que a criança possa identificar e comparar a situação dinâmica dos objetos / pessoas em relação aos conceitos de lateralidade, posição e distância.

( ) Outros _________________________



g) Número

( ) Compreender (de acordo com sua maturação) a funcionalidade da escrita dos numerais.;

( ) Identificar signos numéricos

( ) Reconhecer e corresponder quantidades.

( ) Identificar diferentes formas de agrupamento;

( ) Pensar e verbalizar logicamente um determinado fato numérico.

( ) Traça o (s) número (s) _________________________



CIÊNCIAS SOCIAIS

a) Grupo Social

( ) Reconhecer suas possibilidades de transporte de casa e na escola

( ) Conhecer percurso de casa até a escola.

( ) Conhecer aspectos da vida rural e urbana sobre o trânsito.

( ) Perceber a existência de diferentes modelos de meios de transporte.

( ) Compreender a história dos meios de transporte.

( ) Demonstrar atenção e consideração pelo outro, assumindo atitudes de respeito à propriedade alheia e direto do outro.

( ) Outros _______________________





b) Tempo

( ) Perceber a ordenação / duração / sucessão de acontecimentos no trânsito.

( ) Perceber que o trânsito se transformam com o tempo.

( ) Outros ________________________



c) Espaço

( ) Estabelecer relações entre distância percorrida, da casa à escola, em termos de perto, longe, e número aproximado de quadras.

( ) Explorar espaços novos e cada vez mais amplos, valendo-se de um meio de transporte.

( ) Outros ___________________________




d) Elementos Sócio-Culturais do Cotidiano

( ) Reconhecer os símbolos que estão relacionados ao trânsito.

( ) Conhecer as dinâmicas do meio social em situações específicas como: eleições, processos de compra,venda e troca, campanhas de saúde, de solidariedade e educativas.

( ) Conhecer seus direitos estabelecidos pelos órgãos relacionados ao trânsito de sua cidade.

( ) Outros ___________________________





e) Trabalho

( ) Reconhecer aspectos positivos e negativos na transformação do meio geográfico e histórico, para que o transito evolua.

( ) Perceber a ação dos seres humanos no trânsito.

( ) Conhecer processos de industrialização dos meios de transporte.

( ) Identificar o valor dos diferentes tipos de trabalho – manual e intelectual relacionado ao trânsito e aos meios de transporte.

( ) Outros ____________________





CIÊNCIAS NATURAIS

a) Ser Humano

( ) Conhecer o conceito de trânsito e os cuidados que devemos ter em relação a ele, para preservação de nossa vida.

( ) Conhecer a importância da prevenção de acidentes.

( ) Outros _______________



b) Animais

( ) Confrontar opiniões referente ao atropelamento de animais nas vias públicas.

( ) Outros _____________





c)Meio Ambiente

( ) Observar, perguntar, interpretar e registrar experiências relacionadas ao meios de transportes que usamos na terra, ar e água. ;

( ) Observar os fenômenos da natureza ( chuva / sol, dia / noite, vento,ar, rios ) e as ações deste sobre o trânsito.

( ) Conhecer e realizar comparações entre os transporte, explorando semelhanças e diferenças.

( ) Outros ________________





PERCEPÇÃO SENSÓRIO-MOTORA

a) Percepção visual

( ) Reconhecer entre muitos objetos, carrinhos, que tem as cores primarias (vermelho, amarelo e azul)

( ) Identificar formas geométricas e suas cores no semáforo.

( ) Separa objetos relacionados ao transito, grandes de pequenos. Apontar o maior e o menor.

( ) Separar objetos relacionados ao transito curtos e compridos, finos e grossos, estreitos e largos.

( ) Descobrir detalhes no ambiente relacionados ao transito em ilustrações, nomeando tudo que percebe.

( ) Agrupar objetos relacionados ao transito de acordo com suas semelhanças (cor, formas, números, detalhes).

( ) Outros _______________



b) Percepção auditiva

( ) Distinguir os diferentes ruídos, causados por objetos relacionados aos meios de transportes.

( ) Jogos sonoros

( ) Sons do transito

( ) Acompanha ritmos com palmas, a partir do ruído de um desligar e ligar de um carro de brinquedo.

( ) Identificar e imitar sons de diferentes meios de transportes.

( ) Distinguir sons que rimam

( ) Repetir na seqüência letras e números ditados.

( ) Promover o bailinho de DISCOTECA DA GAROTADA (todos podem usar uma fantasias, objetos e cores relacionadas ao trânsito).

( ) Simulação do trânsito

( ) Outros __________________





c) Percepção tátil

( ) De olhos fechados, tatear para descobrir o que é um carrinho, uma roda, um caminhão, um avião, ____________, _______________, _________________, ______________ e __________________.

( ) Confecção do semáforo, placas e sinais de trânsito;



Reconhecer objetos relacionados ao transito para experimentar variações de:

( ) TAMANHO (pequeno, médio, grande)

( ) CONSISTÊNCIA (mole e duro)

( ) TEMPERATURA (gelado, frio, morno, quente)

( ) TEXTURA (áspero, macio, liso, rugoso)

( ) COMPRIMENTO (curto e comprido)

( ) PESO (leve e pesado)

( ) FORMA (quadrado, círculo, triângulo e retângulo)

( ) ASPERO (grosso e fino)

( ) UMIDADE (molhado, úmido e seco)

( ) Outros _______________



CULMINÂNCIA - Construir na área externa da escola, uma maquete gigante, mostrando o desenvolvimento do transito em nossa cidade, os perigos e os meios de transportes da região. Está maquete deverá conscientizar a comunidade sobre a importância de respeitar regras de trânsito.





AVALIAÇÃO

A avaliação é realizada não apenas em diferentes momentos, como também em situações variadas para não desvincular-se da ação pedagógica. Assim, na avaliação dos alunos deve-se levar em conta o que está sendo construído pelos alunos em diversas instâncias, sendo imprescindível diagnosticar:

• O que são capazes de resolver/solucionar/aplicar sozinhos;

• O que são capazes de resolver/solucionar/aplicar com ajuda de professores, companheiros, livros, materiais didáticos e outros elementos de mediação;

• O que é preciso para que eles construam conhecimentos e valores.

E, em função dos objetivos propostos, a avaliação é progressiva, por meio da observação diária, dos trabalhos feitos em casa, da participação, das tarefas em grupos e registros individuais, dá ao professor uma visão completa do processo de desenvolvimento da criança, seja do ponto de vista cognitivo, afetivo e psicomotor.

( ) Registro das falas dos alunos sobre o que aprenderam sobre determinado conteúdo.

( ) Observação

( ) Participação

( ) Freqüência

( ) Interesse

( ) Assimilação dos conteúdos

( ) Empenho

( ) Organização

( ) Progressão

( ) Colaboração

( ) Auto expressão dos saberes, de acordo com sua maturação.

( ) Portfólio

( ) Relatório descritivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário