Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

3 - ATIVIDADE DE HISTÓRIA



1. Dário I, célebre imperador da Pérsia, tem seu nome ligado à: (0,5)

a) Conquista do Reino da Média e à fundação do Império Persa.
b) Elaboração da religião dualista persa, cujos fundamentos se encontram no livro sagrado Zend-Avesta.
c) Conquista do Antigo Egito em 525 a.C. na famosa batalha de Pelusa.
d) Derrota dos persas frente às cidades-estados gregas na terceira das Guerras Médicas.
e) Organização político-administrativa do Império Persa, com a criação das satrapias, das estradas reais e do dárico.

2. Depois do domínio persa, a Terra Prometida foi invadida pelos macedônios e romanos, sendo estes últimos os responsáveis pela Diáspora. O que foi a diáspora? (1,0)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

3. Os fenícios, na Antiguidade, foram conhecidos, sobretudo, por suas atividades ligadas: (0,5)

a) à propagação do monoteísmo.
b) ao expansionismo militarista.
c) ao comércio marítimo.
d) à criatividade científica.
e) à agricultura intensiva.

4.  Ao contrário de outros povos, os hebreus não construíram um grande império duradouro. Mas sua cultura, de base religiosa, foi fundamental para o processo histórico. A história política dos hebreus é dividida em três grandes períodos. Quais são eles? (1,0)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

5.    Um dos principais desenvolvimentos de conhecimento dos fenícios foi à invenção da escrita alfabética. Explique por que os fenícios criaram o alfabeto: (1,5)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
 


6. Na Antiga Pérsia, ao instituir o “dárico”, o soberano Dario: (0,5)

a) tornou estáveis as relações comerciais.
b) dificultou o comércio.
c) estimulou a procura do ouro.
d) descentralizou o poder.
e) desencadeou as guerras Greco-pérsicas.
7. O sucessor de Cambises, Dario I, um nobre persa, tomou o poder com o apoio da aristocracia e estabeleceu o domínio até a região do Rio Indo, na Índia. Durante seu governo realizou grandes obras. Cite 3 (três) desses realizações. (1,0)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

8. No reinado de Dário o império persa atingiu sua extensão marítima. Para cuidar dos domínios, foi criada uma complexa organização administrativa. O império foi dividido em províncias, chamadas? E por que ele dividiu suas terras? (1,5)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

9. Ao estudarmos os povos antigos, aprendemos acerca da sua cultura, das suas práticas sociais e políticas e da sua atividade econômica. Os fenícios, por exemplo, se destacaram pela atividade comercial e pela criação do alfabeto.  Marque V verdadeiro ou F falso nas questões abaixo:   (2,0)

(     ) A criação do alfabeto entre os fenícios está relacionada à atividade religiosa. Esses povos nos legaram muitos documentos religiosos que comprovam a estreita relação entre a escrita e a religião.
(     ) O comércio desenvolvido pelos fenícios era terrestre. Além do mais, a insegurança das embarcações antigas fazia com que eles privilegiassem as curtas viagens em que os riscos eram reduzidos.
(     ) Os fenícios foram considerados os maiores navegadores da Antiguidade, em razão do intenso comércio marítimo que desenvolveram. Esta prática econômica possibilitou que dominassem amplamente a navegação de longa distância.
(     ) A criação do alfabeto pelos fenícios está relacionada à atividade comercial. A necessidade de registrar as atividades comerciais com os diferentes povos fez com que a escrita deixasse de ser uma atividade de especialistas, como no Egito antigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário