OBJETIVO:
- Compreender como o sistema nervoso funciona;
- conhecer a função do sistema nervoso;
- identificar as características do sistema nervoso;
- identificar por meio da interpretação de imagens a organização do sistema nervoso.
Iniciar a aula numa roda de conversa, solicitando que as
crianças falem o que sabem sobre o corpo humano, destacando o sistema
nervoso. Nesta conversa inicial a professora tomará como ponto de partida a organização dos momentos da aula, a fala das crianças. Desse modo,
apresenta algumas imagens em que o corpo aparece evidenciado e solicita
que as crianças relatem o que podem ver ao observar tais imagens.
Principais divisões do Sistema Nervoso Periférico
O SNP pode ser divido em voluntário e autônomo.Sistema Nervoso Voluntário
Está relacionado com os movimentos voluntários. Os neurônios levam a informação do SNC aos músculos esqueléticos, inervando-os diretamente. Pode haver movimentos involuntários.Sistema Nervoso Autônomo
Está relacionado com os movimentos involuntários dos músculos como
não-estriado e estriado cardíaco, sistema endócrino e respiratório.
É divido em simpático e parassimpático. Eles têm função antagônica
sobre o outro. São controlados pelo SNC, principalmente pelo hipotálamo e
atuam por meio da adrenalina e da acetilcolina. O mediador químico do SNA simpático é a acetilcolina e a adrenalina, enquanto do parassimpático é apenas a acetilconlina.
Arco reflexo
Os atos reflexos são reações involuntárias que envolvem impulsos nervosos, percorrendo um caminho chamado arco reflexo.
Um exemplo muito conhecido de arco reflexo é o reflexo patelar. O tendão
do joelho é o órgão receptor do estímulo. Quando recebe o estímulo (ex.
uma pancada) os dendritos dos neurônios ficam excitados. O impulso é
transmitido aos neurônios associativos por meio de sinapses, que por sua
vez transmitem o impulso aos neurônios motores.
Os neurônios associativos levam a informação ao encéfalo e os
neurônios motores excitam os músculos da coxa, fazendo com que a perna
se movimente.
Sistema Nervoso Central
Principais componentes do Sistema Nervoso Central:
Medula espinhal
A medula espinhal é o centro dos arcos reflexos.
Encontra-se organizada em segmentos (região cervical, lombar, sacral,
caudal, raiz dorsal e ventral). É uma estrutura subordinada ao cérebro, porem pode agir independente dele.
Cérebro
O cérebro está relacionado com a maioria das funções do organismo
como a recepção de informações visuais nos vertebrados, movimentos do
corpo que requerem coordenação de grande número de partes do corpo. O
cérebro encontra-se protegido pelas meninges: pia-máter, dura-máter e aracnóide.
O encéfalo
dos mamíferos é dividido em: telencéfalo (cérebro), diencéfalo (tálamo e
hipotálamo), mesencéfalo (teto), metencéfalo (ponte e cerebelo) e
mielencéfalo (bulbo).Bulbo ou medula oblonga
O bulbo tem a função relacionada com a respiração
e é considerado um centro vital. Também está relacionado com os
reflexos cardiovasculares e transmissão de informações sensoriais e
motoras.
Cerebelo
O cerebelo é responsável pelo controle motor. A organização básica do
cerebelo é praticamente a mesma em todos os vertebrados, diferindo
apenas no número de células e grau de enrugamento. Pesquisas recentes
sugerem que a principal função do cerebelo seja a coordenação sensorial e
não só o controle motor.
Ponte
A função da ponte é transmitir as informações da medula e do bulbo
até o córtex cerebral. Faz conexão com centros hierarquicamente
superiores.
O córtex sensorial coordena os estímulos vindos de várias partes
do sistema nervoso. O córtex motor é responsável pelas ações
voluntárias e o córtex de associação está relacionado com o
armazenamento da memória.
.
As crianças dialogaram sobre o contexto e foram projetar através do grafismo o que compreenderam sobre o SISTEMA NERVOSO.
Após levantar o que as crianças já sabem sobre o corpo humano e, em
especial, sobre o sistema nervoso foi sugerido que cada um organize
estas informações num cartaz para que as crianças percebam o que já
sabiam e, ao final do estudo, comparem com o que aprenderam.
Na leitura
das imagens foi nomeado as partes do sistema nervoso
(medula espinhal, cérebro, células nervosas, nervos) para que as
crianças familiarizem-se com estas novas informações.
As crianças foram estimulas a projetarem perspectivas intelectuais sobre seus desenhos e leituras de texto. A aula foi muito boa e todos participara muito bem!
O sistema nervoso é responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. O neurônio é a unidade funcional deste sistema.
Neurônio
O neurônio
é a unidade funcional do sistema nervoso. Os neurônios comunicam-se
através de sinapses; por eles propagam-se os impulsos nervosos.
Anatomicamente o neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e
axônio. A transmissão ocorre apenas no sentido do dendrito ao axônio.
Simplesmente fantástica essa aula! É assim que as escolas de nosso país devem trabalhar, estimulando as crianças a desenvolver suas habilidades. Parabéns pela postagem. Sou do Rio de Janeiro, professora de uma escola pública e vou utilizar essa forma de ministrar aulas. Parabéns!
ResponderExcluirGostei dessa aula!
ResponderExcluirQUE BOM EXEMPLO! CONTINUE POSTANDO SUAS AULAS, POIS NA MINHA ESCOLA SERÁ DE GRANDE VALIA. ESSAS CRIANÇAS SÃO LINDAS E QUE DEUS ILUMINE A CADA UMA. QUE DEUS TE ILUMINE, POIS TENHO APRENDIDO BASTANTE AQUI NO SEU BLOG. OS PAIS DEVEM ESTAR ORGULHOSOS DE TEREM FILHOS MARAVILHOSOS. PARA AULAS TÃO BOAS ASSIM, ESSA ESCOLA DEVE TE VALORIZAR BASTANTE. AGRADEÇO MESMO!
ResponderExcluirAMEI ESSA AULA! QUE FORMA EXCELENTE DE APRENDER!
ResponderExcluirLUCAS FORTES - SP
VOU TRABALHAR ASSIM NA MINHA ESCOLA. POR FAVOR, COLOQUE MAIS AULAS PARA NOS AJUDAR.
ResponderExcluirHELENA DIAS - PROFESSORA DE PERNANBUCO.
Observei que as criança retrataram muito bem o SISTEMA NERVOSO nos desenhos. Peço-lhe, que continue a postar mais aulas, pois suas postagens ajudam muitas pessoas. Luane Fernanda - Rio Grande do Sul (Sou professora aqui no Sul). Você é muito criativa!
ResponderExcluir