A criança chega na escola sem tomar banho, com a roupa suja e cheiro forte, os demais alunos se afastam dele pelo cheiro, e a culpa é da escola.
A criança não come em casa, chega na escola e passa mal, e a culpa é da escola.
A criança não consegue falar, tem problemas de fono, e a culpa é da escola.
A criança não consegue lidar com a frustração, bate, chura e xinga quando contrariado, e a culpa é da escola.
A criança não sabe ouvir não, corre o tempo todo, e quando cai, a culpa é da escola.
A criança ganha o material do governo, leva para casa e não traz nunca mais, ficando sem ter material para usar em sala de aula, e a culpa é da escola.
A criança se distrai brincando, esquece de ir ao banheiro, faz xixi na roupa e não tem outra peça para trocar, e a culpa é da escola.
A criança ganha uniforme, que é igual ao dos demais 700 alunos da escola, e a mãe não põe nome, ele perde, e a culpa é da escola.
A criança tem dificuldade de aprendizagem, os responsáveis não fazem os deveres de casa, não acompanham o desenvolvimento do filho, nunca assinam os bilhetes, não aparecem em nenhuma reunião, e a culpa é da escola.
A criança leva o livro para fazer lição de casa, demora três meses para trazer de volta, e a culpa é da escola.
A criança vê a mãe ou pai gritando, apontando o dedo no rosto do professor, ela por sua vez faz a mesma coisa, afinal aprende com o exemplo, e a culpa é da escola.
Sala inteira gripada, a escola pede para o coletivo educacional usar máscaras, muitos pais levam seus filhos sem máscaras e assim, o/a professor (a) ficou doente, aliás professor se não me engano também é gente, e a culpa é da escola.
A escola depende de regras para todas as suas ações, e se vira com os que tem, mas a culpa é da escola.
A escola tem que tratar todos os alunos com direitos iguais, mas cada pai enxerga o seu como sendo o único e melhor do que qualquer outro, e quando vai tratar de questões pertinentes ao contexto escolar, faz ameaças e coloca a culpa na escola.
A criança falta quase o ano todo, a escola toma as providências de encaminhar, e tem que correr para dar conteúdo atrasado e compensar as ausências, para ajudar o aluno, mesmo sem ter justificativa das faltas a escola sempre ajuda seus alunos, e os pais culpam a escola.
Os professores tiram dinheiro do bolso para investir em sua formação, são no mínimo 15 anos de estudo e constante aperfeiçoamento, e são chamados tudo que não presta
E a culpa é da escola.
São 35 ou mais alunos em sala de aula, 4 ou 5 horas por turma falando, explicando, resolvendo conflitos, ensinando, se preocupando, e no fim de tudo, a culpa é da escola que diariamente cumpre sua função educacional, social e familiar.
Pense nisso!
Simone Helen Drumond Ischkanian 🌷
Nenhum comentário:
Postar um comentário