Simone Helen Drumond de Carvalho
O livro revela a história de um executivo de uma empresa que, no limite do stress, é inscrito pela mulher em um programa para reflexão em um monastério. Lá, o monge que recebe o executivo, é um ex-presidente de uma multinacional, muito bem-sucedido, porém este decide largar tudo para viver como monge.
O autor nos mostra que um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades reais de seus liderados. O líder sabe o significado e o sentido do verbo servir, pois, para liderar é preciso servir com limites, responsabilidades e estímulos para que seus liderados tornem-se pessoas melhores, percebendo as diferenças entre necessidade e vontade e principalmente com uma dosagem de flexibilidade. Nossas decisões são reflexos nem sempre racionais e, por isso, os fatores emocionais, intrapessoais e de administração são tão importantes.
A leitura de O Monge e o Executivo é capaz de reativar diversos valores adormecidos e acentuar a relevância do relacionamento de liderança, respeito e humildade que deve existir em nosso dia-a-dia.
No exercício da liderança é preciso tomar decisões pessoais e aplicar princípios, pois existe uma diferença entre liderança e gerência: na liderança o líder lidera coesamente pessoas enquanto na gerência o gerente gerencia objetos ou circunstancias corriqueiras.
Não é novidade que melhorar o clima organizacional motiva e melhora a produtividade. Porém, a forma como isso tudo é abordado no livro é muito interessante e proveitoso.
Este é um livro sobre liderança, com caráter não técnico, que apresenta conceitos fundamentais para melhorar nossa capacidade de liderança com base nos seguintes tópicos:
1. Autoridade positiva - é a capacidade de influenciar as pessoas. É conseguir que outras pessoas façam o que desejamos. A autoridade é conquistada por admiração e respeito. O líder pode conquistar a autoridade através da compaixão, exemplo, experiência, entre outras qualidades. O poder é o exercício da autoridade por meio da força. O poder pode ser sustentado pelo cargo da pessoa que o exerce ou pode ser sustentado através da catequização moral. Um líder tem um papel muito expressivo neste contexto, pois quando usa a autoridade, e não o poder, as pessoas o seguem espontaneamente.
2. Saber ouvir – é um dom que o líder deve cultivar, pois interromper as pessoas enquanto elas falam presume que você não tem interesse pelo que elas têm a dizer ou que não tem importância. No cotidiano as pessoas sentem a necessidade de falar, mesmo não tendo domínio sobre o que falam; devido estarem preocupadas em transmitir suas opiniões, mostrar que têm a solução para este ou aquele problema.
3. Novos problemas e velhos paradigmas - os paradigmas existem para que um senso comum possa ser estabelecido em uma sociedade, pois eles podem tanto ajudar quanto atrapalhar. Existem casos em que vidas são salvas por se obedecer a paradigmas, em outros casos em que a limitação causada pelo paradigma pode causar a falência de uma instituição.
4. Exemplo de liderança: o livro nos mostra um exemplo de liderança baseado na vontade. O Amor, por sua vez, faz com que aconteçam os serviços e os sacrifícios. O serviço e sacrifício inspiram autoridade que, por sua vez, sustenta a liderança.
5. Necessidade não é sinônimo de desejo – o líder deve saber diferenciar a necessidade da vontade ou desejo. Este deve estar atento às necessidades dos membros de sua equipe, além disso, deve fazer o possível para que elas sejam atendidas.
6. O verbo amar - este é definido como o conjunto das boas ações que praticamos para as outras pessoas, independentemente de quem sejam ou se darão algum retorno em troca da ação recebida.
7. Ambiente sem stress - o papel do líder é criar um ambiente propício para que os liderados desempenhem suas tarefas e os resultados possam surgir sem stress. Criar um ambiente propício é promover o bem estar dos membros da equipe e mantê-los motivados para desempenhar sua função com bastante empenho.
8. Práxis - é o conceito em que o comportamento influencia os pensamentos e sentimentos, da mesma forma que os sentimentos e pensamentos influenciam o comportamento. Com muito exercício, podemos modificar a maneira como pensamos ou sentimos sobre alguma coisa ou alguém.
9. A escolha - tudo que fazemos na vida é porque escolhemos. Um dos fatores que jamais devemos esquecer é que arcarmos com as conseqüências de todas as nossas escolhas sejam elas positivas ou negativas. Por tanto, saber escolher coesamente é uma virtude.
10. Um líder deve tratar o próximo como gostaria de ser tratado - trate o próximo como gostaria de ser tratado. Lembre-se que ao agredir verbalmente seu subordinado. Este, se necessitar do emprego, jamais responderá o que pensa sobre você. Não desvirtua os valores dos outros, por conta de sua forma de tratamento pessoal.
Os conceitos apresentados pelo autor nos mostram os fundamentos básicos para melhorar nossa capacidade de liderança e até mesmo de convívio com as pessoas ao nosso redor, ajudando assim a nos tornarmos pessoas melhores e abrindo caminho para o sucesso.
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