Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sábado, 18 de setembro de 2010

Projetinho: Poesia Infantil‏

Fases do Trabalho:

Planejando as Atividades
Escolhendo a Poesia
Apresentação da Poesia
Interpretação
O uso da rima
A identificação e a ilustração da Poesia - Artes Visuais.


A Poesia como uma opção de Texto literário – algumas considerações

§ Através da linguagem, a criança vai atuar e interagir com o mundo externo.
§ Na literatura infantil a criança encontra lugar para interagir com as regras da língua, a “possibilidade de transgredi-las, via poesia”. (Feldman, 1993).
§ A ação educativa é fundamental propondo-se situação em que a criança participe de atos de leitura e escrita, enquanto interlocutor.

· Existe a necessidade do convívio com o texto escrito para que se construa o processo de escrita pela criança(Vygotsky/Emília Ferreiro)

· O gênero poético tem uma configuração distinta dos demais gêneros literários. Sua brevidade, aliada ao potencial simbólico apresentado, transforma a poesia em uma atraente e lúdica forma de contato com o texto literário.

· Como recursos para despertar o interesse do pequeno leitor, os autores utilizam-se de rimas bem simples e que usem palavras do cotidiano infantil; um ritmo que apresente certa musicalidade ao texto; repetição, para fixação da idéias, e melhor compreensão dentre outros.

Escolhendo a Poesia - Cada professor faz a seleção de sua preferência.

Apresentação da Poesia

Leitura da poesia – sem visualização do texto

Ampliação da Poesia

Leitura da poesia – com visualização do texto

Interpretação

Interpretação Oral = personagesns, fatos e ações

Dramatização da Poesia

Dramatização de alguns sons “ocultos” na poesia.

Músicas:

O girassol- Vinícius de Moraes

A Tartaruguinha – Edith Serra(série Amarelinha vol.2)

O Pato – Vinícius de Moraes

A casa- Vinícius de Moraes

Alfabeto da Xuxa- Cesar Costa Filho/Ronaldo Monteiro De Souza

O uso da rima

Explorar as rimas da poesia

Exercícios vocálicos:

Criação de rimas com o nome das crianças.

Criação de rimas com palavras sugeridas pela professora(pão/irmão/limão)

Registro das rimas na lousa

A identificação e a ilustração da Poesia - Artes Visuais.

Confecção de Cartazes ilustrativos – combinados entre Professor e Alunos

Pesquisa de Materiais para confecção dos cartazes

Produções Artísticas – Técnicas utilizadas:

Pintura a dedo

Colagem : crepom , recortes de revistas, materiais diversos

Impressão dos dedos, mãos e pés

Desenhos com giz de cera, lápis de cor e caneta hidrográfica

Dobraduras

Pintura com esponja

Mosaico

Modelagem

A criação de novas Atividades

Identificando, reconhecendo e classificando cores.

Conversa Informal = O desenvolvimento das Borboletas

Músicas relacionadas aos personagens: Borboletinha; A Pipoca na Panela

História em Quadrinhos

Livro Ilustrativo

Confecção de Bonecos = Galo Mandão

Confecção de Fantoche de Vara = Lua Cheia

Registros Escritos:

Identificar algumas palavras e circular no texto

Registro da 1 ª estrofe

Dramatização

Surpresa = Vamos Comer Pipoca? – percepção gustativa (pipoca doce e salgada)

"(...) a criança tem uma alma poética. E é essencialmente criadora. Assim, as palavras do poeta, as que procuraram chegar até ela pelos caminhos mais naturais, mesmo sendo os mais profundos em sua síntese, não importa, nunca serão melhor recebidas em lugar algum do que em sua alma, por ser mais nova, mais virgem (...)"



Um comentário:

  1. Eu Quero Um poema (Rimas) da historinha

    "A festa no céu"
    Me ajuda vai? Ajuda eu? Por favozinho.

    Se você me fazer isso pra mim você vai me ajudar

    de um trabalho me ajuda?

    Eu te imploro. Não custa nada, não é?

    Se você me ajudar beijão e brigadão. Bjss ate +!

    ResponderExcluir