RECEBI ESTE PEDIDO DE PARECER POR E-MAIL - ESTOU RESPONDENDO E DISPONIBILIZANDO.
Acompanhamento familiar – Continua neste relatório final que a aluna necessitando de um acompanhamento familiar mais adequado, pois suas atividades escolares continuaram acumuladas e desorganizadas. Relato este fato com segurança, pois afinal ela é grande, esperta, inteligente, independente para muitas ações, mas ainda precisa da base familiar, pois ela ainda é uma criança, aprendendo a lidar com as responsabilidades do mundo adulto.
A agenda da criança não foi um fator de comunicação entre família e escola, pois a mesma era esquecida freqüentemente e não era assinada diariamente.
Nossa escola esta de portas abertas para acolher a família de ............................ para: tirar duvidas, dá e aceitar sugestões sobre nosso trabalho e para juntas encaminharmos ..................... no caminho correto para que ela possa continuar desenvolvendo-se em seus aspectos globais.
Recuperação paralela deste 4º bimestre: Não recuperou suas notas ficando para recuperação final em Ciências e Matemática.
Aspectos sócio-emocionais e orgânicos: Durante o ano letivo sentiu dores na barriga (aconselho novamente a família a fazer uma hemograma completo para descartar um possível caso de vermes e anemia). Seu emocional inseguro, provocadas pela falta de acompanhamento familiar e por fatores relacionados a sua mãe biológica ( nossa supervisora e psicóloga estão ciente dos fatores emocionais que afligem tanto a criança ).
Formação de hábitos e atitudes: Ao longo do ano letivo o material escolar da aluna manteve-se desordenado. Por falta de orientação familiar, na escola orientávamos, porém ela passa pouco tempo na escola e mais tempo em casa.
Para o ano letivo de ...................... o uso de uma agenda única deve ser acolhido pela família, pois isto dará base para argumentações consistentes sobre o desdobrado do ano letivo da aluna.
Aspectos psicomotores: Está desenvolvendo-se bem neste aspecto.
Aspectos intelectuais/cognitivos: Neste bimestre continuou apresentando certa dificuldade em matemática na área da multiplicação e divisão, para o desenvolvimento destas atividades ela elaborou esquemas para chegar ao resultado das operações. A fixação da tabuada irá ajudá-la a desenvolver com mais precisão as atividades nesta disciplina.
Observações quanto ao desenvolvimento nas disciplinas de:
Produção oral: Participa adequadamente de debates ou situações que envolvem o uso da linguagem oral, demonstrando suas idéias, muito maturas por sinal.
Ditado: Os erros ortográficos estão abrasivos para este final de 1º ciclo. Parece que ela esta saindo da 1ª série e não fechando um ciclo.
Leitura: Analisa textos, inferindo e deduzindo informações a partir de um contexto. Utiliza a linguagem oral com eficácia a sua maturidade, adaptando-a às diferentes situações.
Produção escrita: Dar significado aos materiais ou informações que lhe foram apresentados, compreendendo de acordo com sua maturidade e traduzindo para suas próprias palavras
Ciências, história e geografia: Houve uma boa fixação dos conteúdos, e no decorrer das exposições escritas e orais relacionou muito bem seus conhecimentos anteriores com as novas aprendizagens.
Trabalho realizado pela escola para o desenvolvimento global da aluna seu desenvolvimento intelectual progrediu bastante graças as ações desenvolvidas pela escola como: aboliu no 2º semestre os trabalhos de casa, pois a mesma não os entregava com pontualidade, ficando prejudicada nas notas do 1º semestre. Orientando a criança através de conversas informais e promovendo atendimento individualizado durante todas as atividades realizadas na escola. O bom desempenho que a aluna possui, os resultados positivos que ela vem alcançando se dão exclusivamente na escola, que vem oferecendo a está um reforço dos conteúdos durante as aulas diversificadas.
Orientação para os pais em 2006:
1 . Melhor acompanhamento nas atividades escolares (deveres e trabalhos).
2. Não esquecer o material escolar em casa, pois assim as atividades escolares do dia ficam acumuladas.
3. Nomear um membro da família que possua um tempo disponível para auxiliar a aluna no desenvolvimento dos deveres ou colocá-lo em uma aula de acompanhamento escolar desde as primeiras aulas do 1º bimestre.
4. Manter uma comunicação direta (via agenda ou apresentando-se na escola ) com os professores acerca de qualquer dificuldade detectada pela família que a aluna apresente ou vir na escola pelo menos uma vez por mês para saber do desenvolvimento da criança ou comparecer as reuniões de entrega de boletins, pois a família tem deixado a desejar neste aspecto.
5. Deixo claro neste relatório que se a família continuar deixando de assinar a agenda ou ajudar a criança a desenvolver suas atividades de casa, poderá prejudicar-se intelectualmente futuramente, pois o acompanhamento e o interesse pelas coisas da criança é que a faz valorizar o que lhe é oferecido. Veja que o nosso interesse pela aluna a faz crescer mesmo que seja em passos lentos, mais, a mesma quer este interesse da parte de sua família, tememos pelo futuro da menina, que mesmo sendo muito esperta e inteligente pode não ter estrutura para compreender este contexto tão confuso. Esclareço que a escola vem oferecendo a aluna todas as condições possíveis para que ela tenha um bom desempenho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário