Livro: Ler e brincar: atividades de leitura literária através da sonoridade na poesia
As atividades do livro eletrônico "Ler e brincar: atividades de leitura
literária através da sonoridade na poesia" foram fundadas na concepção de
arte de Roman Ingarden e na descrição das estruturas da mente do psicólogo
cognitivista Howard Gardner. Assim, desenvolve-se sobre um modelo de
abordagem do texto poético que contempla a estrutura da obra literária e a
inteligência lingüística. Os estratos do texto possuem correspondência com
os níveis de linguagem de que se vale o poeta como expressão maior dessa
inteligência. O livro tira partido do fato de que, na leitura do texto
literário mediado pelo computador, o leitor aciona essa interação, porque a
tecnologia possibilita, através do hipertexto, a concretização dos sentidos
na linguagem virtual.
No livro, o poema "A Boneca", de Olavo Bilac, é explorado através do som. As
atividades propõem que seus usuários justaponham suas leituras do poema a
diversas formas sonoras (diferentes ritmos e gêneros de música). Dessa
forma, o jogo permite que os usuários tomem consciência dos significados e
das qualidades do poema que permitem esses significados.
Ler e brincar: atividades de leitura literária com jogos de construção narrativa
"Ler e brincar: atividades de leitura literária com jogos de construção
narrativa" desenvolve-se através da metalinguagem, uma vez que conta uma
história cujo tema é a arte de tecer histórias. Os exercícios enfatizam os
elementos essenciais da narrativa - tempo, espaço, personagem -, bem como
sua própria estrutura, de modo a permitir que a criança, após internalizar
esse conteúdo, seja estimulada a criar suas histórias.
Em "Ler e brincar: atividades de leitura literária com jogos de construção
narrativa", a narrativa é apresentada em forma de hipertexto, ou seja, com o
objetivo de ser percebida de forma não linear pelo leitor. No livro em que
foram baseadas as atividades, o narrador conta a história de Tecelina, que
tece sua vida através de um emaranhado criado a partir da vida de seus
parentes e amigos. Valendo-se dessa metáfora, o jogo permite que o leitor
percorra um caminho diferente a cada leitura. Além da navegação por essa
história, ainda são apresentadas atividades que trabalham conceitos
fundamentais da narrativa, como o tempo, o espaço e a construção das ações
das personagens e suas ações.
Ler e brincar: atividades leitoras diante do livro literário
Acessar o livro http://www.pucrs.br/edipucrs/dadomagico/capa.swf
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