OBJETIVOS GERAIS:
• Desenvolver a
capacidade de construir habilidades de leitura e escrita nas diferentes
linguagens geográficas, possibilitando a realização de diferentes leituras
sobre o espaço geográfico e sobre os diversos grupos sociais que habitam nosso
País, identificando os modos de vida diferenciados que possuem identidades e
que se interrelacionam; que existem diferentes formas de viver, pensar e
representar esses espaços geográficos;
• Permitir o
conhecimento das relações entre sociedade e natureza, compreendendo muitos dos
processos que ocorrem nela ou que são criados pelos diferentes grupos sociais,
percebendo a interferência sobre o espaço geográfico da cidade, do campo, do
lugar onde vivemos ou nos relacionamos e assim construir conhecimentos a
respeito das categorias da paisagem urbana e paisagem rural;
• Adquirir
conhecimento sobre a linguagem cartográfica, a fim de interpretar, localizar e representar
documentos e fenômenos estudados pela geografia.
CONTEÚDOS E CONCEITOS: Conteúdos
geográficos tendo como referência os eixos temáticos propostos nos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs): A Geografia como uma possibilidade de leitura e
compreensão do mundo; Brasil: um mesmo território e muitos cenários
geográficos; e o campo e a cidade como formações socioespaciais.
1° TRIMESTRE
– Unidade I: Os jovens, as cidades e o campo
• Cidades: modos
de vida, lembranças, caracterização e pontos de referência;
• A organização
das cidades: atividades, moradias e vias de circulação;
• Cidades e
metrópoles;
• Campo: modos
de vida, lembranças e caracterização;
• A organização
do campo: atividades e moradia;
• Agrupamento
humano no campo: povoado, vila, aldeia, remanescentes de quilombos.
METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva,
dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios
como a leitura e interpretação de croquis, mapas, plantas, charges, tabelas,
fotos, imagens de satélites e gráficos, a fim de descrever, localizar e
comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos
espaços geográficos. Utilização de pesquisas em diferentes fontes (jornais,
revistas, internet e outros), produção de painel de poesias e imagens.
Utilização dos recursos tecnológicos no laboratório de informática e mini
auditório com projeção de vídeos para auxiliar o desenvolvimento das atividades
propostas. As atividades cartográficas propiciam um trabalho interdisciplinar
com matemática, pois o aluno poderá analisar, comparar, resolver e registrar
dados apresentados nos mapas e gráficos.
AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático,
prova escrita e trabalhos avaliativos: produção textual, confecção de maquete,
painel e overlay e atividade extraclasse.
PROJETO:
• Semana dos
Povos Indígenas.
2° TRIMESTRE
– Unidade II: Campo e Cidades: Espaços que se relacionam e se transformam
• Relação Campo
x Cidades – espaços que se relacionam;
• Modos de vida,
produção camponesa e assentamento rural;
• Manifestações
culturais no campo e nas cidades;
• Transformações
urbanas e do campo;
• Região do
Pantanal, Rio Nilo e Rio Paraguai;
• Transformações
nas paisagens.
METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva,
dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios
como a leitura e interpretação de textos informativos, poesias, mapas, tabelas,
gráficos, fotos e imagens, a fim de descrever, localizar e comparar
informações, permitindo a produção de textos e as representações dos espaços
geográficos. Pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, internet e
outros), utilização dos recursos tecnológicos no mini auditório com projeção de
vídeos para auxiliar o desenvolvimento das atividades propostas.
AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático,
prova escrita e trabalhos avaliativos: produção textual, pesquisa científica e
exposição de forma oral e escrita.
PROJETO:
• JOCEST – Jogos internos do Centro
Educacional Santa Teresinha.
3° TRIMESTRE
– Unidade III: As sociedades, a Natureza e as paisagens
• Relação
sociedade, paisagem e clima;
• Região do
semi-árido brasileiro;
• A natureza e a
formação das paisagens;
• A origem da
Terra e dos seres vivos;
• Representações
e memórias das paisagens.
METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva,
dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios
como a leitura e interpretação de textos informativos, mapas, tabelas,
gráficos, fotos e imagens, a fim de descrever, localizar e comparar
informações, permitindo a produção de textos e as representações dos espaços
geográficos. Pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, internet e outros),
utilização dos recursos tecnológicos no mini auditório com projeção de vídeos para
auxiliar o desenvolvimento das atividades propostas.
AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático,
prova escrita e trabalhos avaliativos: produção textual, pesquisa científica,
exposição oral e escrita.
PROJETO:
• Semana
Cultural – Socialização dos projetos e trabalhos realizados durante o ano
letivo das áreas de ciências humanas e linguagens e códigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário