Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

PLANEJAMENTO - Ciências Geográficas



OBJETIVOS GERAIS:
• Desenvolver a capacidade de construir habilidades de leitura e escrita nas diferentes linguagens geográficas, possibilitando a realização de diferentes leituras sobre o espaço geográfico e sobre os diversos grupos sociais que habitam nosso País, identificando os modos de vida diferenciados que possuem identidades e que se interrelacionam; que existem diferentes formas de viver, pensar e representar esses espaços geográficos;
• Permitir o conhecimento das relações entre sociedade e natureza, compreendendo muitos dos processos que ocorrem nela ou que são criados pelos diferentes grupos sociais, percebendo a interferência sobre o espaço geográfico da cidade, do campo, do lugar onde vivemos ou nos relacionamos e assim construir conhecimentos a respeito das categorias da paisagem urbana e paisagem rural;
• Adquirir conhecimento sobre a linguagem cartográfica, a fim de interpretar, localizar e representar documentos e fenômenos estudados pela geografia.

CONTEÚDOS E CONCEITOS: Conteúdos geográficos tendo como referência os eixos temáticos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): A Geografia como uma possibilidade de leitura e compreensão do mundo; Brasil: um mesmo território e muitos cenários geográficos; e o campo e a cidade como formações socioespaciais.

1° TRIMESTRE – Unidade I: Os jovens, as cidades e o campo
• Cidades: modos de vida, lembranças, caracterização e pontos de referência;
• A organização das cidades: atividades, moradias e vias de circulação;
• Cidades e metrópoles;
• Campo: modos de vida, lembranças e caracterização;
• A organização do campo: atividades e moradia;
• Agrupamento humano no campo: povoado, vila, aldeia, remanescentes de quilombos.

METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva, dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios como a leitura e interpretação de croquis, mapas, plantas, charges, tabelas, fotos, imagens de satélites e gráficos, a fim de descrever, localizar e comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos espaços geográficos. Utilização de pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, internet e outros), produção de painel de poesias e imagens. Utilização dos recursos tecnológicos no laboratório de informática e mini auditório com projeção de vídeos para auxiliar o desenvolvimento das atividades propostas. As atividades cartográficas propiciam um trabalho interdisciplinar com matemática, pois o aluno poderá analisar, comparar, resolver e registrar dados apresentados nos mapas e gráficos.

AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático, prova escrita e trabalhos avaliativos: produção textual, confecção de maquete, painel e overlay e atividade extraclasse.

PROJETO:
• Semana dos Povos Indígenas.

2° TRIMESTRE – Unidade II: Campo e Cidades: Espaços que se relacionam e se transformam
• Relação Campo x Cidades – espaços que se relacionam;
• Modos de vida, produção camponesa e assentamento rural;
• Manifestações culturais no campo e nas cidades;
• Transformações urbanas e do campo;
• Região do Pantanal, Rio Nilo e Rio Paraguai;
• Transformações nas paisagens.

METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva, dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios como a leitura e interpretação de textos informativos, poesias, mapas, tabelas, gráficos, fotos e imagens, a fim de descrever, localizar e comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos espaços geográficos. Pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, internet e outros), utilização dos recursos tecnológicos no mini auditório com projeção de vídeos para auxiliar o desenvolvimento das atividades propostas.

AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático, prova escrita e trabalhos avaliativos: produção textual, pesquisa científica e exposição de forma oral e escrita.

PROJETO:
• JOCEST – Jogos internos do Centro Educacional Santa Teresinha.

3° TRIMESTRE – Unidade III: As sociedades, a Natureza e as paisagens
• Relação sociedade, paisagem e clima;
• Região do semi-árido brasileiro;
• A natureza e a formação das paisagens;
• A origem da Terra e dos seres vivos;
• Representações e memórias das paisagens.

METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva, dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios como a leitura e interpretação de textos informativos, mapas, tabelas, gráficos, fotos e imagens, a fim de descrever, localizar e comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos espaços geográficos. Pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, internet e outros), utilização dos recursos tecnológicos no mini auditório com projeção de vídeos para auxiliar o desenvolvimento das atividades propostas.

AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático, prova escrita e trabalhos avaliativos: produção textual, pesquisa científica, exposição oral e escrita.

PROJETO:
• Semana Cultural – Socialização dos projetos e trabalhos realizados durante o ano letivo das áreas de ciências humanas e linguagens e códigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário