Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

PLANEJAMENTO - CIÊNCIAS GEOGRÁFICAS



DISCIPLINA: Ciências Geográficas

OBJETIVOS GERAIS:
• Fazer a leitura do mundo atual a partir da percepção da diversidade: espacial, cultural, religiosa étnica, presentes no cotidiano, associando conhecimentos já adquiridos aos estudados em sala de aula, utilizando-os como formas de intervenção na sociedade.
• Conhecer o mundo atual em sua diversidade, focando de forma mais específica as categorias de Território e de Região, pretendendo que os alunos continuem explorando seu espaço mais próximo de vivência; percebendo diversidades, relações, interferências, permanências, transformações; e ampliando o conhecimento sobre outros lugares de sua cidade, de seu estado, das regiões, de nosso país e do mundo.

CONTEÚDOS E CONCEITOS: Conteúdos geográficos tendo como referência os eixos temáticos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): a Geografia como uma possibilidade de leitura e compreensão do mundo; Brasil: um mesmo território e muitos cenários geográficos; a modernização capitalista e a redefinição nas relações espaciais; e o papel do Estado, os grupos sociais e a sociedade urbano-industrial brasileira.

1° TRIMESTRE – Unidade I: Diversidades no Brasil e no mundo
• Diversidade mundial e regional;
• Coordenadas geográficas – localização e posição dos lugares;
• Dados populacionais e condições de vida no mundo;
• Globalização;
• Hábitos alimentares;
• Desigualdades sociais;
• Elementos naturais e paisagem;
• Florestas;
• Regiões brasileiras.

METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva, dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios como a leitura e interpretação de textos didáticos, mapas, tabelas, fotos, imagens de satélites, gráficos e músicas, a fim de descrever, localizar e comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos espaços geográficos. Utilização de pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, internet e outros), trabalhos em grupo e produção de painéis para exposições de idéia de forma oral e escrita. Utilização dos recursos tecnológicos no laboratório de informática e mini auditório com projeção de vídeos para auxiliar o desenvolvimento das atividades propostas.

AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático, prova escrita e trabalhos avaliativos: pesquisa científica, seminários, produção de gráfico, overlay e painel, exposições orais e escritas e atividade extraclasse.

PROJETO:
• Semana dos Povos Indígenas.
• Visita ao Bosque da Ciência – Estudo de campo para atividade de sensibilização e de preservação ambiental (fauna e flora amazônica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário