DISCIPLINA: Ciências Geográficas
OBJETIVOS GERAIS:
• Fazer a
leitura do mundo atual a partir da percepção da diversidade: espacial,
cultural, religiosa étnica, presentes no cotidiano, associando conhecimentos já
adquiridos aos estudados em sala de aula, utilizando-os como formas de
intervenção na sociedade.
• Conhecer o
mundo atual em sua diversidade, focando de forma mais específica as categorias
de Território e de Região, pretendendo que os alunos continuem
explorando seu espaço mais próximo de vivência; percebendo diversidades,
relações, interferências, permanências, transformações; e ampliando o
conhecimento sobre outros lugares de sua cidade, de seu estado, das regiões, de
nosso país e do mundo.
CONTEÚDOS E CONCEITOS: Conteúdos
geográficos tendo como referência os eixos temáticos propostos nos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs): a Geografia como uma possibilidade de leitura e
compreensão do mundo; Brasil: um mesmo território e muitos cenários
geográficos; a modernização capitalista e a redefinição nas relações espaciais;
e o papel do Estado, os grupos sociais e a sociedade urbano-industrial
brasileira.
1° TRIMESTRE
– Unidade I: Diversidades no Brasil e no mundo
• Diversidade
mundial e regional;
• Coordenadas
geográficas – localização e posição dos lugares;
• Dados
populacionais e condições de vida no mundo;
• Globalização;
• Hábitos
alimentares;
• Desigualdades
sociais;
• Elementos
naturais e paisagem;
• Florestas;
• Regiões
brasileiras.
METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva,
dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios
como a leitura e interpretação de textos didáticos, mapas, tabelas, fotos,
imagens de satélites, gráficos e músicas, a fim de descrever, localizar e
comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos
espaços geográficos. Utilização de pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas,
internet e outros), trabalhos em grupo e produção de painéis para exposições de
idéia de forma oral e escrita. Utilização dos recursos tecnológicos no
laboratório de informática e mini auditório com projeção de vídeos para
auxiliar o desenvolvimento das atividades propostas.
AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático, prova
escrita e trabalhos avaliativos: pesquisa científica, seminários, produção de
gráfico, overlay e painel, exposições orais e escritas e atividade extraclasse.
PROJETO:
• Semana dos
Povos Indígenas.
• Visita ao
Bosque da Ciência – Estudo de campo para atividade de sensibilização e de
preservação ambiental (fauna e flora amazônica)
Nenhum comentário:
Postar um comentário