Atividade – O
monta e desmonta do xilofone
Campo de
Experiência:
Corpo, gestos e movimentos
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: Demonstrar valorização das características de seu corpo, nas diversas
atividades das quais participa e em momentos de cuidado de si e do outro
Compreender
que um dos instrumentos mais interessantes para crianças que estão começando a
aprender música é o xilofone, porque facilita a percepção de diferentes sons. E
ele tem uma vantagem adicional quando é daqueles modelos que podem ser
desmontados. Quando pedimos que as crianças tirassem as notas e tornem a montar
o xilofone, elas seguem dois critérios: o do som e o do tamanho de cada uma das
placas e ao fazerem a seriação do menor para o maior, as crianças descobrirão
que as peças menores geram sons mais agudos, enquanto os sons graves são
produzidos pelas peças maiores. Este é mais um passo no sentido de trabalhar
sons graves e agudos com suas crianças. É um grande avanço nessa idade a
criança conseguir seriar objetos de aparência idêntica e produtores de sons
diferentes. Esta seqüência de exercícios, serve para mostrar que o som pode ser
grave ou agudo, forte ou fraco, rápido ou lento. E dá o primeiro passo rumo à
escrita musical; Combinação de
Linguagens Visual / escrita / falada; Oportunidade de auto-organização; Expressão musical.
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