Atividade - O lugar certo dos graves e agudos
Campo de
Experiência:
Corpo, gestos e movimentos
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: Demonstrar controle e adequação do uso de seu
corpo em momentos de cuidado, brincadeiras e jogos,
escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras
possibilidades.
Promover
diálogos informativos e perspectivas educacionais para que a turma colocar a
lata com o som mais grave debaixo da mesa, a com o som médio sobre a mesa e a
que for mais aguda em cima da cadeira. Em seguida, usando bolinhas de fita
crepe, associe cada linha na lousa ao som de uma lata, colocando o som mais
grave na linha de baixo, o médio na linha do meio e o agudo na linha alta.
Desta forma, eles estarão dando o primeiro passo para entender o que é registro
sonoro: a passagem do som para sua forma escrita. Use as latinhas para
trabalhar outros conceitos importantes na música. Sacudindo uma delas de
maneira forte ou fraca, você mostra a diferença de intensidade do som; agitando
rápida ou vagarosamente, trabalha-se a noção do andamento. Crianças nesta idade
costumam confundir os dois conceitos e uma pulsação rápida tende a ser
compreendida como forte. Mostre a eles como um som pode ser fraco (na
intensidade) e rápido (no andamento) ou forte e lento. Latinhas na mão será a
vez deles testarem. Atividades com sucata; Mundo físico e social; Folclore, objetos e fantasias; Falada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário