PROFESSORES - CURRÍCULO NÃO É BASE.
Planejar é uma forma de dar mais consistência à ação cotidiana das #INTERAÇÕES e #BRINCADEIRAS na Educação Infantil. Neste sentido, a importância do planejamento é de prever ações dos adultos e das crianças e para CLARIFICAR OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM, e no contexto das praticas, as crianças terão a oportunidade brincar, interagir, vivenciar e aprender .
A #BNCC não é um documento de orientação didática/pedagógica.
Seus objetivos específicos não devem ser tratados como um checklist e simplesmente incorporados ao dia-a-dia da escola.
Os eixos de INTERAÇÃO e BRINCADEIRA e os Campos de Experiência CRIAM NOVAS ESTRUTURAS para que essa concepção seja colocada em prática e, de fato, os direitos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças sejam alcançados. Isso permite, inclusive, que os professores tenham AUTONOMIA para PLANEJAR suas atividades, porém, tendo mais clareza das aprendizagens que precisam ser favorecidas, a cada fase.
Os eixos de INTERAÇÃO e BRINCADEIRA e os Campos de Experiência CRIAM NOVAS ESTRUTURAS para que essa concepção seja colocada em prática e, de fato, os direitos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças sejam alcançados. Isso permite, inclusive, que os professores tenham AUTONOMIA para PLANEJAR suas atividades, porém, tendo mais clareza das aprendizagens que precisam ser favorecidas, a cada fase.
Nenhum comentário:
Postar um comentário