ROTEIRO PARA
ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Elementos do PTD:
1-
Conteúdos Estruturantes e Específicos.
2-
Justificativa ou objetivos
3-
Encaminhamento Metodológico
4-
Recursos Didáticos
5-
Critérios de Avaliação
6-
Referências
1 – CONTEÚDOS (O que vou ensinar?)
·
Estruturantes: Saberes de grande amplitude, conceitos ou práticas
que identificam e organizam
os diferentes campos
de estudo das disciplinas escolares,
sendo fundamentais para
a compreensão do objeto de estudo das áreas do conhecimento.
Observar a tabela anexa às DCEs para identificar os conteúdos estruturantes de
cada disciplina.
·
Específicos: Cabe ao professor selecionar esses conteúdos a
partir dos materiais didáticos disponíveis, trabalhando-os de forma contextualizada
e articulada aos conteúdos estruturantes e básicos das DCEs.
2 – JUSTIFICATIVA OU OBJETIVOS (Por
que e para que vou ensinar?)
l Refere-se
às intenções educativas. Justifica a escolha dos conteúdos
como opção política, educativa e formativa. Explicita qual a importância desses
conteúdos para a formação do aluno.
3 - ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
(Como vou ensinar?)
l Como fazer - procedimentos e estratégias para se
chegar aos objetivos. Explicita a forma de encaminhamento das aulas, considerando
o processo de ensino e aprendizagem dos educandos.
4 - RECURSOS
DIDÁTICOS (Com o que vou ensinar?)
l Explicita quais recursos poderão ser utilizados no
decorrer das aulas: filmes, internet, músicas, documentários, revistas,
jornais, livros, entre outros.
5 - CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO / RECUPERAÇÃO /
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (Como vou avaliar? Quais as principais aquisições os
alunos precisam demonstrar?)
l Seleção de instrumentos e definição de critérios que
estabelecem os propósitos e a dimensão do que se avalia. Os critérios refletem
de que maneira vai se avaliar; são as formas previamente estabelecidas para se
avaliar um conteúdo. Para cada conteúdo específico é preciso ter claro o que se
deseja ensinar e, portanto, avaliar. Recomenda-se que a avaliação seja contínua
e cumulativa. A recuperação de estudos deverá ser paralela, contemplando o que
preceitua o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar de cada
estabelecimento de ensino.
l Explicitar quais instrumentos serão utilizados: provas
escritas e orais, seminários, simulados, sínteses, debates, pesquisas, etc.
6 – REFERÊNCIAS
(O que estudei, consultei para elaborar meu plano?)
l As referências mostram quais obras fundamentam a
práxis do professor. Para tanto, é importante que se busque referências além do
livro didático para a construção do Plano de Trabalho Docente: livros, sites,
revistas, etc.
Publicado em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário