LIVROS PUBLICADOS
Caminhos para Inclusão Humana
Marina da Silveira Rodrigues Almeida
PUBLICAÇÕES de LIVROS: no Brasil e em Portugal
Caminhos para uma Inclusão Humana
Manual Informativo para Educadores sobre Educação Inclusiva
Manual Informativo Para Pais sobre Educação Inclusiva
Manual de Observação em Sala de Aula
Manual Ajudando os Portadores de Necessidades Especiais
BRASIL Todas as obras foram publicadas pela Editora Didática Paulista em fevereiro de 2004. www.didatica.com.br – KIT Educação Inclusiva – só é vendido direto na editora por e-mail ou telefone (11) 26336899
PORTUGAL Em junho de 2005 pela Editora ASA de Portugal www.asa.pt - livro em formato único - Teoria e Prática: Caminhos para Inclusão Humana www.asa.com.pt/autores/autor.php?id=1673).
Caminhos para Inclusão Humana
Apresentação
Nesta primeira parte (teoria) trago comentários da ordem teórico-reflexiva, dentro de uma dimensão ética, sobre os “Caminhos de uma Inclusão Humana”, no qual acredito.
MANUAL INFORMATIVO SOBRE INCLUSÃO
INFORMATIVO PARA EDUCADORES
Caro leitor,
Este manual faz parte da proposta do livro “Caminhos para uma Inclusão Humana”, tratamos das questões, dúvidas freqüentes de educadores e pessoas do cotidiano escolar, relativo à inclusão; suas expectativas para o atendimento do aluno portador de necessidades educacionais especiais.
A inclusão é uma proposta, um ideal, ainda uma utopia que estamos construindo.
Se quisermos que nossa sociedade seja acessível, que dela todas as pessoas com deficiência possam participar em igualdade de oportunidades, é preciso fazer desse ideal uma realidade a cada dia.
A ação de cada um de nós, das instituições e dos órgãos públicos, deve ser pensada e executada no sentido de divulgar os direitos humanos, a legislação e implementar ações que garantam o acesso de todos.
Sabemos que mudar o contexto atual de uma hora para outra é impossível. Desejar uma sociedade acessível e se empenhar pela sua construção não pode significar o impedimento de acesso das pessoas com deficiência aos serviços atualmente oferecidos, pelo contrário, mantemos nosso olhar no ideal, mas os pés na realidade, dentro do que é possível realizável.
A inclusão é processo e envolve mudanças em TODOS nós, através de uma dimensão ética, por isso é um trabalho longo e desafiador!
MANUAL INFORMATIVO SOBRE INCLUSÃO
INFORMATIVO PARA PAIS
Caro leitor,
Este manual faz parte da proposta do livro “Caminhos para uma Inclusão Humana”, tratamos das questões, dúvidas freqüentes de pais e pessoas do cotidiano, relativo à inclusão; educação especial, manejo dos conflitos familiares, do casal e seus filhos; suas expectativas para o atendimento do filho(a) com necessidades especiais.
A inclusão é uma proposta, um ideal, ainda uma utopia que estamos construindo.
Se quisermos que nossa sociedade seja acessível, que dela todas as pessoas com deficiência possam participar em igualdade de oportunidades, é preciso fazer desse ideal uma realidade a cada dia.
A ação de cada um de nós, das instituições e dos órgãos públicos, deve ser pensada e executada no sentido de divulgar os direitos humanos, a legislação e implementar ações que garantam o acesso de todos.
Sabemos que mudar o contexto atual de uma hora para outra é impossível.
Desejar uma sociedade acessível e se empenhar pela sua construção não pode significar o impedimento de acesso das pessoas com deficiência aos serviços atualmente oferecidos, pelo contrário, mantemos nosso olhar no ideal, mas os pés na realidade, dentro do que é possível realizável.
A inclusão é processo e envolve mudanças em TODOS nós, através de uma dimensão ética, por isso é um trabalho longo e desafiador!
MANUAL DE OBSERVAÇÃO PARA O EDUCADOR:
CONHECENDO MELHOR A PRÁTICA PROFISSIONAL
E MEUS ALUNOS
Caro leitor:
O objetivo principal deste “Manual de Observação para o Educador: conhecendo melhor a prática profissional e meus alunos”, pretende ajudar o professor a melhorar o seu desempenho enquanto mediador e construtor de conhecimentos, através da observação atenta para seu desenvolvimento pessoal e profissional junto a seus alunos.
Este manual faz parte do livro “Caminhos para uma Inclusão Humana”, que procura contribuir para uma educação inclusiva, pautada na ética, portanto humanizadora.
A sala de aula constitui-se como o centro da reflexão e análise dos fenômenos educativos, é neste contexto que aparecem toda sorte de comportamentos e dificuldades dos alunos.
Pretende-se focalizar a atenção do professor no processo ensino aprendizagem, buscando compreender as dificuldades de modo a criar condições para se pensar e posteriormente intervir.
Partimos da fundamentação que o papel do professor está sendo considerado como um mediador da aprendizagem, portanto cabe a ele tomar consciência das características do seu agir em cada situação, de suas responsabilidades, das singularidades dos alunos e as decisões tomadas possam ser pautadas dentro de sua realidade e possibilidade circunscrita no momento.
Marina S. Rodrigues Almeida
Consultora de Ed. Inclusiva, Psicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga
Instituto Inclusão Brasil - São Vicente - SP
E-mail: inclusao.brasil@iron.com.br
(13) 30191443 ou (13) 34695176
Nenhum comentário:
Postar um comentário