ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE ALUNOS COM AUTISMO: PSICOMOTRICIDADE, PSICOLOGIA, FONOAUDIÓLOGA, MÉTODOS INOVADORES E INCLUSIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM.
Simone Helen Drumond Ischkanian¹
Juliana Balta Ferreira2
Gabriel Nascimento de Carvalho3
Silvana Nascimento de Carvalho4
Juliana Balta Ferreira5
Lucas Serrão da Silva6
Rosana de Jesus Cedro7
Sandro Garabed Ischkanian8
A educação inclusiva tem se tornado uma prioridade em muitos sistemas educacionais ao redor do mundo, buscando garantir que todos os alunos, independentemente de suas condições cognitivas ou emocionais, tenham acesso a um ensino de qualidade. No caso específico dos alunos com autismo, o desenvolvimento de estratégias educacionais adequadas é essencial para promover a aprendizagem efetiva e a integração social desses estudantes. Simone Helen Drumond Ischkanian, Juliana Balta Ferreira, Gabriel Nascimento de Carvalho e Silvana Nascimento de Carvalho destacam que, para esse atendimento, é necessário um conjunto de abordagens multidisciplinares, que envolvem psicomotricidade, psicologia, fonoaudiologia e outros métodos inovadores que atendem às especificidades de cada aluno. O uso de técnicas de psicomotricidade, por exemplo, visa melhorar a coordenação motora e a percepção corporal, o que é crucial para alunos com autismo, que frequentemente apresentam dificuldades nesse aspecto. Além disso, as intervenções psicológicas ajudam na regulação emocional e na socialização, enquanto a fonoaudiologia trabalha na comunicação, um dos maiores desafios enfrentados por muitos alunos com essa condição.
Lucas Serrão da Silva, Rosana de Jesus Cedro e Sandro Garabed Ischkanian reforçam a importância de adaptar o currículo e os métodos pedagógicos às necessidades individuais dos alunos com autismo, utilizando abordagens inclusivas que promovam a aprendizagem de maneira eficaz. A utilização de tecnologias assistivas e a aplicação de metodologias como a ABA (Análise Comportamental Aplicada) e outras estratégias de ensino personalizadas têm se mostrado eficazes para esses alunos, uma vez que favorecem a compreensão, a repetição e a prática, fundamentais para o processo de aprendizagem. Nesse sentido, é essencial que os professores, orientadores e profissionais da educação se envolvam de maneira colaborativa, proporcionando um ambiente educacional que valorize as potencialidades de cada aluno, respeitando suas diferenças e garantindo o desenvolvimento pleno de suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais. A combinação dessas abordagens e estratégias contribui não só para a aprendizagem acadêmica, mas também para o bem-estar e a inclusão dos alunos com autismo no contexto escolar e social.
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