PEDAGOGIA INOVADORA, A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO CONTEMPORÂNEO
Simone Helen Drumond Ischkanian¹
Hevelin Katana Farias Ribeiro²
Larissa de Sá Cardoso Felisberto4
Mahatma Farias Ribeiro7
Lucas Serrão da Silva8
Wilson Bezerra dos Santos9
Ferramentas tecnológicas, como plataformas de ensino a distância, aplicativos educacionais e recursos interativos, têm oferecido novas possibilidades de personalização do aprendizado, tornando-o mais dinâmico e acessível. Pesquisadores como Simone Helen Drumond Ischkanian, Hevelin Katana Farias Ribeiro, Sandro Garabed Ischkanian e Larissa de Sá Cardoso Felisberto têm discutido o impacto das tecnologias na educação, destacando tanto as vantagens quanto os desafios enfrentados na implementação dessas ferramentas.
A adaptação de currículos, a formação contínua de docentes e a adequação de infraestrutura nas escolas são aspectos essenciais para que a integração tecnológica se efetive de forma plena. No entanto, essas mudanças não ocorrem sem resistências. Muitos educadores enfrentam dificuldades em lidar com novas tecnologias, seja pela falta de treinamento adequado, seja pela resistência às transformações no modelo tradicional de ensino. Além disso, a disparidade no acesso às tecnologias, especialmente em áreas menos favorecidas, é uma das limitações mais evidentes, evidenciando a necessidade urgente de políticas públicas que promovam a inclusão digital no contexto educacional.
Os desafios da integração tecnológica no ensino contemporâneo também envolvem a necessidade de uma mudança de mentalidade por parte dos educadores e gestores escolares. Como apontado por Alcione Santos de Souza, Cristiane Francisca Frandelind e Wilson Bezerra dos Santos, a formação docente é crucial para que a tecnologia seja não apenas incorporada ao ambiente escolar, mas também utilizada de maneira eficaz e pedagógica.
A tecnologia deve ser vista como um meio para potencializar o processo de ensino-aprendizagem e não como um fim em si mesma. Para isso, os professores precisam entender as ferramentas disponíveis e adaptá-las às necessidades dos seus alunos, respeitando a diversidade presente em sala de aula. Mahatma Farias Ribeiro, Lucas Serrão da Silva e Evelyn Noelia Seixas Solorzano destacam que, quando bem aplicadas, as tecnologias podem ampliar o acesso à educação, facilitar a inclusão de alunos com necessidades especiais e contribuir para o desenvolvimento de competências cognitivas, emocionais e sociais. Os desafios enfrentados na implementação da tecnologia não são insuperáveis, mas exigem uma abordagem estratégica, com investimentos em capacitação docente, infraestrutura tecnológica e políticas de equidade no acesso às ferramentas digitais, para que a educação se torne mais inclusiva e eficaz.
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