PSICOMOTRICIDADE, PSICOPEDAGOGIA, NEURODIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS CAMINHOS PARA A SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS NA DIVERSIDADE ESCOLAR.
Simone Helen Drumond Ischkanian¹
Simone Cordeiro Lopes2
Regina Daucia de Oliveira Braga3
Bruna Silva Felix4
Gladys Nogueira Cabral5
Eliana Drumond de Carvalho Silva6
Lucas Serrão da Silva7
Cindi Carvalho Silva8
A psicomotricidade, psicopedagogia e a neurodiversidade desempenham papéis fundamentais na construção de uma educação inclusiva, abordando as múltiplas necessidades de aprendizagem dos estudantes e buscando formas de superar as barreiras cognitivas e sociais. A psicomotricidade, que envolve a relação entre movimento e desenvolvimento cognitivo, é essencial para alunos que apresentam dificuldades motoras ou precisam de estimulação para aprimorar suas habilidades motoras e cognitivas.
A psicopedagogia, por sua vez, oferece uma abordagem terapêutica ao processo de aprendizagem, identificando as dificuldades específicas dos alunos e criando estratégias personalizadas para o seu desenvolvimento. Esses conceitos se entrelaçam com a neurodiversidade, que promove a aceitação e compreensão das diferentes formas de funcionamento do cérebro humano, incluindo condições como o autismo, a dislexia e o TDAH. Autores como Simone Helen Drumond Ischkanian, Simone Cordeiro Lopes e Regina Daucia de Oliveira Braga destacam a importância de adotar uma visão mais holística dos alunos, considerando suas particularidades cognitivas e emocionais para promover um ensino eficaz e inclusivo.
No entanto, a implementação dessas abordagens enfrenta desafios significativos dentro do contexto escolar, especialmente em relação à formação de educadores, que devem ser capacitados para reconhecer e trabalhar com a diversidade presente nas salas de aula. Gladys Nogueira Cabral e Eliana Drumond de Carvalho Silva enfatizam a necessidade de metodologias que integrem essas áreas de estudo para atender às necessidades dos alunos, proporcionando-lhes uma educação personalizada e inclusiva. Os autores Lucas Serrão da Silva e Cindi Carvalho Silva destacam a importância de um ambiente escolar que promova a aceitação das diferenças e o desenvolvimento de competências emocionais e sociais, fundamentais para o aprendizado. A superação dos desafios da diversidade escolar exige, portanto, não apenas adaptações pedagógicas, mas também uma mudança na cultura escolar, onde a valorização das diferenças e o respeito à neurodiversidade sejam princípios centrais, garantindo a todos os alunos o acesso a um aprendizado de qualidade e ao desenvolvimento integral.
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