Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

RELATÓRIO SEMESTRAL OU BIMESTRAL DE UMA TURMA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A turma do ...................° período, turma ............... , turno ..................... - revelou-se bem disposta a aquisição cognitiva das atividades propostas no Ensino Infantil.

São crianças gentis, criativas e que estão desenvolvendo-se bem de acordo com sua maturação.

Começamos o segundo semestre trabalhando as diversas áreas do conhecimento com o auxilio de multiplos matérias confeccionados pela professora Simone Helen Drumond (Planejamento, projetos e atividades interdisciplinares), porém dois temas latentes no contexto desta turma. Os temas foram: EM BOCA SAUDAVEL NÃO ENTRA CARIE e HIGIENE (Disponível na internet – http://simonehelendrumond.blogspot.com/.

As crianças apresentaram-se naturalmente curiosidades sobre o novo contexto de trabalho, participaram com afinco das atividades e foi latente a diferença entre a aprendizagem por meio do contexto lúdico e a aprendizagem linear. Friso que verdadeiramente o lúdico encanta, aflora e contextualiza o conhecimento de mundo, tornando a aprendizagem verdadeiramente SIGNIFICATIVA e CONCRETA ao contexto infantil.

Com relação à linguagem oral os alunos apresentaram um ótimo desenvolvimento na dicção e também não tiveram dificuldade para expressar suas necessidades. A timidez ao compartilhar seus saberes aos colegas e expor-se, eram latentes nos alunos ...................., .................... e ...........................

Outro aspecto que foi bastante relevante no desenvolvimento dos alunos foi o desenvolvimento das habilidades gráficas (escrita, desenho e pintura). As crianças usam os lápis de cores com autonomia e criatividade. E já possuem uma coordenação motora fina mais desenvolvida.

Reconhecem todas as letras do alfabeto de A a Z, assim como os numerais e formas geométricas.

Os insetos da escola sempre geravam entusiasmos nas atividades de pintura, recorte e colagem. Em 60% dos desenhos livres, este tema foi fator relevante, podemos assim, perceber que o conhecimento cientifico se dá nas bases do Ensino Infantil.

Nas atividades de artes visuais que acontecem geralmente nas sextas-feiras e percebe-se que os alunos, já exploram, com certa habilidade, manipulam e utilizam meios, materiais e variados suportes gráficos como pincel, telinha de e pote de tinta. Criam desenhos e pinturas livres ou dirigidos. Percebe-se que a aluna já apresenta garatujas ordenadas.

Demonstram cuidado com os materiais, trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.

Conseguem observar elementos da linguagem visual: forma, cor, volume e textura, no entanto sem muita precisão, pois conceitos como macio, áspero ou liso, ainda estão sendo construídos.

Com relação à psicomotricidade que engloba esta faixa etária, a música e o movimento, foram fatores relevantes ao desenvolvimento da coordenação global dos educandos. É possível, perceber que os alunos, já fazem uso do equilíbrio, o que vem ampliando progressivamente a destreza para deslocarem-se no espaço em atividades que exijam movimentos como, correr, pular, engatinhar, arrastar, rolar e etc.

Os alunos apresentam concentração normal em atividades de percepção auditiva, visual e oral. Gostam de ouvir histórias, assistir filmes educativos, teatro de fantoches, além de dançar, cantar e dramatizar.

São crianças que socializam suas tarefas e fazem comentários com o grupo de colegas.

37 comentários:

  1. Adorei seu relatório consegui enriquecer atrvés das palavras que não sabia que podia usa-lo em relatórios.

    ResponderExcluir
  2. parabéns....gostei muito do seu relatório, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu relatório.
    Parabéns.... foi muito enriquecedor para mim.

    ResponderExcluir
  4. seu relatório ficou muito bom

    ResponderExcluir
  5. seu relatório me ajudou muito a mudar alguns itens do meu semestral B-IV

    ResponderExcluir
  6. adorei seu relatorio. e ajudou muito

    ResponderExcluir
  7. amei seu relatório pois através dele refiz o meu 1ºrelatório entregue p/ meu trabalho, foi muito proveitoso. Edileuza

    ResponderExcluir
  8. adorei seu relatorio me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  9. Efigenia amei seu relatorio me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  10. me ajudou muito .... obrigada.

    ResponderExcluir
  11. obrigada, me ajudou muito.....

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu relatório!!! Me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  13. Amei foi muito proveitoso para fazer o meu...

    ResponderExcluir
  14. seu relatorio me ajudou muito ;obrigada

    ResponderExcluir
  15. olá adorei seu relatorio, mas gostaria q vc postase relatorios de turma maiores 3ª 4ª e 5ª ano se puder agradeço......bjos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu relatório me ajudou muito. Parabéns amei...

      Excluir
    2. Seu relório me ajudou a ser uma educadora mais observadora na minha sala de aula. Gostaria se fosse possivel você mandar para meu e-mail modelos de relátorio individual e da turma. Que Deus te ilumine e te guarde em todos os teus caminhos. Meu e-mail marciaborgesped@hotmail.com

      Excluir
    3. MUITO BOM ADOREI!!! VAI ME AJUDAR ...BJS

      Excluir
  16. SEU RELATORIO ME AJUDOU MUITO OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  17. SEU RELATÓRIO É MUITO ENRIQUECEDOR E COM PALAVRAS DE FÁCIL COMPREENSÃO AMEI PARABÉNS

    ResponderExcluir
  18. SEU RELATÓRIO É MUITO ENRIQUECEDOR E COM PALAVRAS DE FÁCIL COMPREENSÃO PARABÉNS, AMEI!

    ResponderExcluir
  19. Olá! Simone, adorei esse modelo de relatório semestral. Enriqueceu muito o meu.
    Abraços!
    Faro.

    ResponderExcluir
  20. Amei ,me ajudou bastante, ficou excelente parabéns.

    ResponderExcluir
  21. Seu relório me ajudou a ser uma educadora mais observadora na minha sala de aula. Gostaria se fosse possivel você mandar para meu e-mail modelos de relátorio individual e da turma. Que Deus te ilumine e te guarde em todos os teus caminhos. Meu e-mail fabiafreire77@yahoo.com

    ResponderExcluir
  22. Seu relatório foi muito importante para mim, pois através dele, consegui aperfeiçoar o meu. Obrigada! Sucesso.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite gosta ria de receber esse relatório no meu Email :Mariafátimabandeira13@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Amei seu relatório. gostaria autorização para trabalhar algumas coisas dele.
    obrigada

    ResponderExcluir
  25. Me ajudou muito seu relatório. Obrigada por sua bondosa disposição em compartilhar seu saber

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito do seu relatório. Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  27. TODOS RELATÓRIOS SÃO BONS, ELES NOS DA EXPERIÊNCIA, APRENDIZADO, VALORIZA ALGUMA COISA QUE AGENTE NÃO CONCLUI; QUANDO AGENTE FAZ.

    ResponderExcluir
  28. parabéns ,ótimo relatório.

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de receber modelos de relatório descritivo no meu Email

    ResponderExcluir
  30. Me ajudou bastante seu relatório para completar o meu.Adorei Parabéns

    ResponderExcluir