Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sábado, 27 de novembro de 2010

DISLEXIA

RECEBI POR E-MAIL DA Marina Almeida
Consultora de Ed. Inclusiva, Psicóloga e Psicopedagoga
Instituto Inclusão Brasil e Consultório de Psicologia
R. Jacob Emmerich, 365 conj.13 - Centro - São Vicente-SP
CEP 11310-071
Telefones: (13) 30191443 ou (13) 34663504
Celular (13) 91773793
E-mail: inclusao.brasil@iron.com.br
Site: www.institutoinclusaobrasil.com.br

Na Educação Infantil


Falar tardiamente

Dificuldade para pronunciar alguns fonemas

Demorar a incorporar palavras novas ao seu vocabulário

Dificuldade para rimas

Dificuldade para aprender cores, formas, números e escrita do nome

Dificuldade para seguir ordens e seguir rotinas

Dificuldade na habilidade motora fina

Dificuldade de contar ou recontar uma história na seqüência certa

Dificuldade para lembrar nomes e símbolo.



Na Classe de Alfabetização e 2ª ANO do Ensino Fundamental

Dificuldade em aprender o alfabeto

Dificuldade no planejamento motor de letras e números

Dificuldade para separar e sequenciar sons (ex: p – a – t – o )

Dificuldade com rimas (habilidades auditivas)

Dificuldade em discriminar fonemas homorgânicos (p-b, t-d, f-v, k-g, x-j, s-z)

Dificuldade em seqüência e memória de palavras

Dificuldade para aprender a ler, escrever e soletrar

Dificuldade em orientação temporal (ontem – hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano)

Dificuldade em orientação espacial (direita – esquerda, embaixo, em cima...)

Dificuldade na execução da letra cursiva

Dificuldade na preensão do lápis

Dificuldade de copiar do quadro


Do 3ª ao 9ª ano do Ensino Fundamental

Nível de leitura abaixo do esperado para sua série

Dificuldade na sequenciação de letras em palavras

Dificuldade em soletração de palavras

Não gostar de ler em voz alta diante da turma

Dificuldade com enunciados de problemas matemáticos

Dificuldade na expressão através da escrita

Dificuldade na elaboração de textos escritos

Dificuldade na organização da escrita

Podem ter dificuldade na compreensão de textos

Podem ter dificuldade em aprender outros idiomas

Dificuldade na compreensão de piadas, provérbios e gírias

Presença de omissões, trocas e aglutinações de grafemas

Dificuldade de planejar e organizar (tempo) tarefas

Dificuldade em conseguir terminar as tarefas dentro do tempo

Dificuldade na compreensão da linguagem não verbal

Dificuldade em memorizar a tabuada

Dificuldade com figuras geométricas

Dificuldade com mapas.


Ensino Médio

Leitura vagarosa e com muitos erros

Permanência da dificuldade em soletrar palavras mais complexas

Dificuldade em planejar e fazer redações

Dificuldade para reproduzir histórias

Dificuldade nas habilidades de memória

Dificuldade de entender conceitos abstratos

Dificuldade de prestar atenção em detalhes ou, ao contrário, atenção demasiada a pequenos detalhes

Vocabulário empobrecido

Criação de subterfúgios para esconder sua dificuldade.


Adultos

Permanência da dificuldade em escrever em letra cursiva

Dificuldade em planejamento e organização

Dificuldade com horários (adiantam-se, chegam tarde ou esquecem)

Falta do hábito de leitura

Normalmente tem talentos espaciais (engenheiros, arquitetos, artistas).

Características Gerais Associadas

A emissão oral é comparativamente muito melhor que do a escrita

Atenção limitada e dificuldade em manter-se na tarefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário