Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

domingo, 10 de abril de 2011

INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


A construção de um novo relacionamento! Emilio Figueira – Psicólogo e Professor universitário


 
Durante duas décadas, o psicólogo e psicanalista Emílio Figueira tem sido uma pessoa ativa nas questões das pessoas com deficiência, autor de 26 livros e 86 artigos científicos publicados no Brasil e exterior. Ele mesmo, por portar uma paralisia cerebral, dá um toque com conhecimento de causa em suas pesquisas e escritos. Como uma síntese de seu trabalho e ideais, lança sua obra “Introdução à Psicologia e Pessoas com Deficiência - A construção de um novo relacionamento!” (Agbbok, 177 pgs – www.agbook.com.br).

O livro está dividido em duas partes. Na primeira, Figueira apresenta um longo ensaio histórico sobre as raízes da psicologia brasileira e os pioneiros que começaram a trabalhar com essas pessoas. Aliás, pesquisas históricas são o seu marco, sendo ele autor de outra obra “Caminhando em Silêncio – Uma introdução à trajetória das pessoas com deficiência na história do Brasil”.

A segunda parte do livro reúne artigos publicados em sites, o que faz da obra também uma copilação dos principais escritos de Emílio Figueira nesta área. Texto que propõem uma nova forma de relacionamento/atendimento entre a psicologia e pessoas com deficiência, conforme frisa o autor:

“Temos em torno de 25 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no país. Precisamos gerar psicólogos mais preparados para atendê-las em suas necessidades específicas e, em muitos casos, psicólogos para serem o elo dessa inclusão social, mediadores entre o real e o ideal. Considerando o grande número de pessoas, hoje em qualquer lugar que um psicólogo for atuar, deparará com esse público: se for para área organizacional, as empresas devem ter uma cota mínima dessas pessoas contratadas; no setor educacional está sendo discutido, implementado e garantido por força da lei, a inclusão escolar; no setor hospitalar, elas ficam doentes como as demais; na clínica, mesmo se o psicólogo não atender diretamente essas pessoas, atenderá seus parentes”.

No blog oficial da obra, dedicado ao estudo e busca de uma nova relação entre a Psicologia com as pessoas com deficiência, focando uma terminologia mais correta, atualizações das disciplinas nos cursos de graduação no Brasil, dentre outros aspectos, o leitor encontrará artigos sobre essas temáticas. Como também informações de onde adquirir essa obra via internet, tanto no formato impresso, como em ebook, permitindo a leitura de para pessoas com deficiências visuais:


SUMÁRIO DO LIVRO

Primeira Parte - UM ENSAIO HISTÓRICO "PSICOLOGIA DO EXCEPCIONAL” NA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA NO BRASIL

Segunda Parte - ARTIGOS COPILADOS

"Psicologia e Pessoas com Deficiência" como Substituta da Expressão “Psicologia do Excepcional”

Pessoas com Deficiência: Uma Área Carente de Pesquisa de Campo

A Pessoa com Deficiência e sua Realidade nas Estatísticas Brasileiras

A Classificação Internacional de Funcionalidade como uma Nova Visão das Pessoas com Deficiência

Prevenções e Intervenções do Psicólogo Junto às Pessoas com Deficiência

Atuação do Psicólogo em Centros ou Programas de Reabilitação

Pessoas Com Deficiência e a Reabilitação Baseada na Comunidade Como Alternativa

Pessoas Com Deficiência: Aspectos Psicológicos, Intervenções Clínicas, Dificuldades e Possibilidades Profissionais

Pessoas com Deficiência e as Intervenções Clínicas do Psicólogo

As Crianças com Deficiência e Aconselhamentos Junto às Famílias no Processo de Educação e Reabilitação

Pessoas Com Deficiência E Suas Necessidades Vitais: Orientações Sentimentais, Amor e Sexo

As Pessoas Com Deficiência E Os Relacionamentos Virtuais Rumo Aos Amores Reais

Aspectos e Mecanismos Sociais que Envolvem as Pessoas com Deficiência

A ansiedade no processo de inclusão escolar: primeiro desafio a ser vencido

A Educação Especial e a Inclusiva Podem Caminhar Juntas?

As Deficiências Representadas na Mídia e o Papel da Psicologia Social

Dificuldades de Aprendizagem: O Que é, como e por que ocorre e a colaboração dos Testes Psicológicos em seu diagnóstico

Nenhum comentário:

Postar um comentário