Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

domingo, 4 de setembro de 2011

Caminhos para Inclusão Humana

LIVROS PUBLICADOS

Caminhos para Inclusão Humana

Marina da Silveira Rodrigues Almeida


PUBLICAÇÕES de LIVROS: no Brasil e em Portugal

Caminhos para uma Inclusão Humana

Manual Informativo para Educadores sobre Educação Inclusiva

Manual Informativo Para Pais sobre Educação Inclusiva

Manual de Observação em Sala de Aula

Manual Ajudando os Portadores de Necessidades Especiais

BRASIL Todas as obras foram publicadas pela Editora Didática Paulista em fevereiro de 2004. www.didatica.com.br – KIT Educação Inclusiva – só é vendido direto na editora por e-mail ou telefone (11) 26336899

PORTUGAL Em junho de 2005 pela Editora ASA de Portugal www.asa.pt - livro em formato único - Teoria e Prática: Caminhos para Inclusão Humana www.asa.com.pt/autores/autor.php?id=1673).

Caminhos para Inclusão Humana

Apresentação

Este livro é apenas uma pequena contribuição aos profissionais da educação, aos pais, alunos, leigos que, como eu, trabalham por amor à educação deste país e acreditam, acima de tudo, num futuro melhor!

O material apresentado traduz um pouco da história da minha vida profissional de dezanove anos, enquanto educadora, psicopedagoga e psicóloga, pelos caminhos da Educação Especial e Inclusão.

Nesta primeira parte (teoria) trago comentários da ordem teórico-reflexiva, dentro de uma dimensão ética, sobre os “Caminhos de uma Inclusão Humana”, no qual acredito.

 
MANUAL INFORMATIVO SOBRE INCLUSÃO

INFORMATIVO PARA EDUCADORES

Caro leitor,

Este manual faz parte da proposta do livro “Caminhos para uma Inclusão Humana”, tratamos das questões, dúvidas freqüentes de educadores e pessoas do cotidiano escolar, relativo à inclusão; suas expectativas para o atendimento do aluno portador de necessidades educacionais especiais.

A inclusão é uma proposta, um ideal, ainda uma utopia que estamos construindo.

Se quisermos que nossa sociedade seja acessível, que dela todas as pessoas com deficiência possam participar em igualdade de oportunidades, é preciso fazer desse ideal uma realidade a cada dia.

A ação de cada um de nós, das instituições e dos órgãos públicos, deve ser pensada e executada no sentido de divulgar os direitos humanos, a legislação e implementar ações que garantam o acesso de todos.

Sabemos que mudar o contexto atual de uma hora para outra é impossível. Desejar uma sociedade acessível e se empenhar pela sua construção não pode significar o impedimento de acesso das pessoas com deficiência aos serviços atualmente oferecidos, pelo contrário, mantemos nosso olhar no ideal, mas os pés na realidade, dentro do que é possível realizável.

A inclusão é processo e envolve mudanças em TODOS nós, através de uma dimensão ética, por isso é um trabalho longo e desafiador!

MANUAL INFORMATIVO SOBRE INCLUSÃO

INFORMATIVO PARA PAIS

Caro leitor,

Este manual faz parte da proposta do livro “Caminhos para uma Inclusão Humana”, tratamos das questões, dúvidas freqüentes de pais e pessoas do cotidiano, relativo à inclusão; educação especial, manejo dos conflitos familiares, do casal e seus filhos; suas expectativas para o atendimento do filho(a) com necessidades especiais.

A inclusão é uma proposta, um ideal, ainda uma utopia que estamos construindo.

Se quisermos que nossa sociedade seja acessível, que dela todas as pessoas com deficiência possam participar em igualdade de oportunidades, é preciso fazer desse ideal uma realidade a cada dia.

A ação de cada um de nós, das instituições e dos órgãos públicos, deve ser pensada e executada no sentido de divulgar os direitos humanos, a legislação e implementar ações que garantam o acesso de todos.

Sabemos que mudar o contexto atual de uma hora para outra é impossível.

Desejar uma sociedade acessível e se empenhar pela sua construção não pode significar o impedimento de acesso das pessoas com deficiência aos serviços atualmente oferecidos, pelo contrário, mantemos nosso olhar no ideal, mas os pés na realidade, dentro do que é possível realizável.

A inclusão é processo e envolve mudanças em TODOS nós, através de uma dimensão ética, por isso é um trabalho longo e desafiador!

MANUAL DE OBSERVAÇÃO PARA O EDUCADOR:

CONHECENDO MELHOR A PRÁTICA PROFISSIONAL

E MEUS ALUNOS

Caro leitor:

O objetivo principal deste “Manual de Observação para o Educador: conhecendo melhor a prática profissional e meus alunos”, pretende ajudar o professor a melhorar o seu desempenho enquanto mediador e construtor de conhecimentos, através da observação atenta para seu desenvolvimento pessoal e profissional junto a seus alunos.

Este manual faz parte do livro “Caminhos para uma Inclusão Humana”, que procura contribuir para uma educação inclusiva, pautada na ética, portanto humanizadora.

A sala de aula constitui-se como o centro da reflexão e análise dos fenômenos educativos, é neste contexto que aparecem toda sorte de comportamentos e dificuldades dos alunos.

Pretende-se focalizar a atenção do professor no processo ensino aprendizagem, buscando compreender as dificuldades de modo a criar condições para se pensar e posteriormente intervir.

Partimos da fundamentação que o papel do professor está sendo considerado como um mediador da aprendizagem, portanto cabe a ele tomar consciência das características do seu agir em cada situação, de suas responsabilidades, das singularidades dos alunos e as decisões tomadas possam ser pautadas dentro de sua realidade e possibilidade circunscrita no momento.

Marina S. Rodrigues Almeida
Consultora de Ed. Inclusiva, Psicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga
Instituto Inclusão Brasil - São Vicente - SP
(13) 30191443 ou (13) 34695176

Nenhum comentário:

Postar um comentário