Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sábado, 5 de novembro de 2011

INCLUSÃO - FICHA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO ALUNO


Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Superintendência Regional de Ensino - Ponte Nova
Diretoria Educacional

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO ALUNO

Esta avaliação é preenchida pelo professor regente com apoio da equipe pedagógica da escola de origem do aluno, pelo professor responsável pela turma e/ou disciplina e pela equipe pedagógica da escola, ao requisitar o atendimento especializado tendo como base o “Plano de Desenvolvimento Individual do Aluno”, caso o aluno possua.

IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO:
Nome do aluno:
Data de nascimento:
Turno em que o aluno estuda:
Série/Ciclo:

HISTÓRIA DE VIDA DO ALUNO:

1- Com que idade o aluno começou a freqüentar a escolarização?
2- Descreva, até o momento, onde e como foi o percurso escolar desse aluno।
3- Se houve alguma mudança de escola, citar o motivo।

4- Há quanto tempo está na atual escola?
( ) Menos de 1 ano
( ) 1 ano
( ) 2 anos ou mais
Quanto?

5- Há quanto tempo está neste ciclo/série?
( ) Menos de 1 ano
( ) 1 ano
( ) 2 anos ou mais
Quanto?

6- Há quanto tempo freqüenta o atendimento educacional especializado?
( ) Nunca freqüentou ( ) Menos de 1 ano
( ) 1 ano
( ) 2 anos ou mais
Quanto?

7- Há algum diagnóstico clínico? ( ) Não ( ) Sim.
Qual o diagnóstico?

( ) Baixa visão
( ) Cegueira
( ) Deficiência física
( ) Deficiência intelectual
( ) Surdez
( ) Surdo/cegueira
( ) TGD(Transtornos globais do desenvolvimento)
( ) Sem diagnóstico clínico

8- Qual o profissional que atesta o diagnóstico?
( ) Médico
( ) Fonoaudiólogo
( ) Fisioterapeuta
( ) Terapeuta Ocupacional
( ) Psicólogo
( ) Outros

9- O aluno faz uso de algum medicamento? ( ) Não ( ) Sim. Qual?

10 - Como a escola obteve estas informações?
( ) Família
( ) Médico
( ) Psicólogo
( ) Outros

11- Atualmente, o aluno tem algum acompanhamento clínico?
( ) Não ( ) Sim.
Qual(is)

Há quanto tempo?
( ) Menos de 1 ano
( ) 1 ano
( ) 2 anos ou mais
( ) Nunca teve acompanhamento clínico

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DO ALUNO

Com base no PDI do aluno, preencher os campos abaixo com informações sobre o desenvolvimento do aluno no que se refere a suas habilidades e capacidades, além do aprendizado e utilização dos conteúdos curriculares da base comum.

1. Habilidades Observadas – Cognitivas e metacognitivas

Conhecimentos e capacidades do aluno:

Dificuldades que o aluno apresenta:

Intervenção pedagógica desenvolvida com o aluno em sala de aula:


2. Habilidades Observadas – Motoras e psicomotoras

Conhecimentos e capacidades do aluno:

Dificuldades que o aluno apresenta:

Intervenção pedagógica desenvolvida com o aluno em sala de aula:


3. Habilidades observadas – Interpessoais/Afetivos

Conhecimentos e capacidades do aluno:

Dificuldades que o aluno apresenta:

Intervenção pedagógica desenvolvida com o aluno em sala de aula:


4. Habilidades observadas – Comunicacionais

Conhecimentos e capacidades do aluno:

Dificuldades que o aluno apresenta:

Intervenção pedagógica desenvolvida com o aluno em sala de aula:


5. Habilidades Acadêmicas Observadas – Língua Portuguesa

Conhecimentos e capacidades do aluno:

Dificuldades que o aluno apresenta:

Intervenção pedagógica desenvolvida com o aluno em sala de aula:


6. Habilidades observadas – Matemática

Conhecimentos e capacidades do aluno:

Dificuldades que o aluno apresenta:

Intervenção pedagógica desenvolvida com o aluno em sala de aula:


7. Habilidades observadas – História

Conhecimentos e capacidades do aluno:

Dificuldades que o aluno apresenta:

Intervenção pedagógica desenvolvida com o aluno em sala de aula:


8. Habilidades observadas – Geografia

Conhecimentos e capacidades do aluno:

Dificuldades que o aluno apresenta:

Intervenção pedagógica desenvolvida com o aluno em sala de aula:


9. Habilidades observadas - Ciências

Conhecimentos e capacidades do aluno:

Dificuldades que o aluno apresenta:

Intervenção pedagógica desenvolvida com o aluno em sala de aula:


– Outras observações importantes:

Profissional(ais) responsável(eis) pelo preenchimento dos dados:

Atendimento educacional solicitado:

( ) Sala de Recursos
( ) Oficina pedagógica
( ) Professor de apoio
( ) Guia intérprete
( ) Instrutor de LIBRAS
( ) Intérprete de LIBRAS

Fonte: http://elenicegomes.blogspot.com/2010/12/ficha-de-avaliacao-educacional-do-aluno.html

2 comentários:

  1. Esta ficha é a mais completa que localizei, possui um diagnóstico mais detalhado,e, consequentemente podemos orientar nossos alunos de forma mais consistente.

    ResponderExcluir
  2. Um verdadeiro diagnóstico contendo dados tão relevantes, aprimora o planejamento da equipe,e,oferece subsídios para um bom acompanhamento,consequentemente construção de objetivos desafiadores rumo a uma aprendizagem significativa para os alunos.

    ResponderExcluir