Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

PLANEJAMENTO - CIÊNCIAS GEOGRAFICA



DISCIPLINA: Ciências Geográficas

OBJETIVOS GERAIS: Conhecer o mundo atual em sua diversidade, reforçando os conceitos básicos desenvolvidos nos anos anteriores, ou seja, os conceitos de paisagem, lugar, região e território, bem como desenvolver a análise crítica a cerca do mundo globalizado e a relação com o espaço vivido, buscando que os alunos continuem explorando seu espaço mais próximo de vivência; percebendo diversidades, relações, interferências, permanências, transformações; e ampliando o conhecimento sobre outros lugares de sua cidade, de seu estado, das regiões, de nosso país e do mundo.

CONTEÚDOS E CONCEITOS: Conteúdos geográficos tendo como referência os eixos temáticos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): a Geografia como uma possibilidade de leitura e compreensão do mundo; Brasil: um mesmo território e muitos cenários geográficos; a modernização capitalista e a redefinição nas relações espaciais; o papel do Estado, os grupos sociais e a sociedade urbano-industrial brasileira; e a evolução das tecnologias e as novas territorialidades em redes.

1° TRIMESTRE – Unidade I: Tecnologias, sociedade e espaço
• Tecnologias;
• Meios de comunicação;
• Avanço tecnológico;
• Sistemas de comunicação e informação;
• Redes de informação, comunicação e transporte;
• Fusos horários;
• Sistemas de transporte.

METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva, dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios como a leitura e interpretação de textos didáticos, mapas, tabelas, fotos, imagens de satélite, gráficos e charges, a fim de descrever, localizar e comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos espaços geográficos. Elaboração de questionamentos, indagações e entrevistas, roda de conversa e debates para levantamento de hipóteses. Utilização de pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, internet e outros) e realização de atividades em grupo, dupla ou individual para exposições de idéia de forma oral e escrita.

AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático, prova escrita e trabalhos avaliativos: pesquisa científica, seminários, entrevistas, painel de sequência visual, exposições orais e escritas.

PROJETO:
• Semana dos Povos Indígenas.

2° TRIMESTRE – Unidade II: Espaços e sociedades no começo do século XXI: um mundo de transformações
• Globalização;
• Fluxos no território (pessoas, mercadorias, capitais, informações e ideias);
• Migrações internas e externas (imigração e emigração);
• Espaço e cotidiano;
• Megacidades e cidades globais;
• Multinacionais e transnacionais
• Centros e periferias;
• Blocos econômicos: o Mercosul, a China e a economia global.

METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva, dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios como a leitura e interpretação de textos didáticos, mapas, tabelas, fotos, imagens, gráficos e propagandas, a fim de descrever, localizar e comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos espaços geográficos. Roda de conversa e debates para levantamento de hipóteses, trabalhos em grupo, dupla ou individual para exposições de idéia de forma oral e escrita. Utilização dos recursos tecnológicos no laboratório de informática e mini auditório com projeção de vídeos para auxiliar o desenvolvimento das atividades propostas.

AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático, prova escrita e trabalhos avaliativos: Produção de texto crítico e entrevistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário