As
atividades do projeto “Um novo olhar a concepção de criança na Educação
Infantil de Manaus norteada pela BNCC: linguagens, interações, letramento,
jogos, brinquedos e brincadeiras.”, partem do pressuposto da
aprendizagem da criança em consonância
com os aspectos experimentais, uma vez que a introdução de linguagens,
interações, letramento, jogos, brinquedos e brincadeiras no cotidiano educacional é muito importante
devido à influência que os mesmos exercem frente ao desenvolvimento da criança,
pois quando elas estão envolvidas emocionalmente na ação, torna-se mais fácil e
dinâmico o processo de ensino-aprendizagem.
O objetivo é demonstrar a inserção das
linguagens,
interações, letramento, jogos, brinquedos e brincadeiras na construção do
processo de aprendizagem na educação infantil, este contexto é uma
proposta educacional prática de vivência escolar transformadora, a partir do olhar
da nova BNCC para nossas escolas municipais de Manaus. As linguagens,
interações, letramento, jogos, brinquedos e brincadeiras na educação
infantil é o exercício do aprender, através do desenvolvimento de atividades fundamentadas
no desenvolvimento global da criança, a partir dos aspectos experimentais da
BNCC e do DCNEI.
O desenvolvimento e formação da criança na educação infantil e
seu consequente significativo aprendizado por meio das linguagens, interações, letramento, jogos,
brinquedos e brincadeiras, ocorrem quando a criança participa ativamente
de sua aprendizagem, seja discutindo as regras das brincadeiras ou propondo
soluções para resolvê-los. É de extrema importância que os educadores proponham
desafios e incentivem a participação coletiva infantil nas atividades.
A
intervenção dos educadores é um fator primordial no processo do ensino e
aprendizagem, além da interação social. “Um novo olhar a concepção de criança na
Educação Infantil de Manaus norteada pela BNCC: linguagens, interações, letramento,
jogos, brinquedos e brincadeiras.”, são aspectos indispensáveis para o
desenvolvimento do conhecimento na educação infantil e os educadores são
mediadores fundamentais nesse processo, uma vez que educar significa propiciar situações de cuidado, brincadeiras e
aprendizagem orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o
desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal de ser e estar
com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o
acesso, pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e
cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário