Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

domingo, 10 de março de 2019

MATERIAIS PARA ESTRUTURAR DO PROJETO: INCLUSÃO - AUTISMO E EDUCAÇÃO DE SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN


No contexto escolar é muito importante aplicar e desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinares com base no modelo de ensino estruturado. 

 ” Para entender o que o outro diz, não basta entender suas palavras, mas também seu pensamento e suas motivações.” Vygotsky.

E o método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian, disponibiliza materiais em diversas áreas do conhecimento, que facilitam os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação das crianças na escola.


Os portfólios do Projeto: Inclusão - Autismo e Educação de Simone Helen Drumond Ischkanian, permitem a estruturação dos conteúdos curriculares e das atividades pedagógicas por meio de materiais didáticos de excelente qualidade visual que coesamente, atendem as perspectivas educacionais de alunos e professores.

O uso dos portfólios do Projeto: Inclusão - Autismo e Educação são excelentes suportes ao corpo docente por meio de mecanismos de supervisão e avaliação


Os portfólios educacionais de autoria de Simone Helen Drumond Ischkanian, viabilizam um ensino eficaz.

Porém o ENSINO EFICAZ, através dos materiais de autoria de Simone Helen Drumond Ischkanian,  ocorrem quando a família, o profissional terapeuta, a escola, o professor e todos os envolvidos com a educação da criança, jovem ou adulto no contexto da INCLUSÃO, tomam decisões prévias e em tempo real sobre os objetivos dos conteúdos, materiais e estratégias, bem como as alterações de necessárias para atingir os resultados previstos.

Segundo Jean Piaget, o ser humano é ativo na construção de seu conhecimento e não uma massa a ser moldada. 

Neste sentido o método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian, revela-se de extrema importância na atuação escolar. 

Queridos educadores (utilizando a palavra num sentido globalizante) permita o envolvimento do aluno no processo de aprendizagem, execute intervenções constantes levando o aluno a pensar sem transmitir respostas prontas.

O material está prontinho para ajudar a EDUCAÇÃO no contexto da INCLUSÃO em nosso querido BRASIL. 

O método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian é um material concreto, competente, com compromisso de atender a EDUCAÇÃO e desenvolver habilidades. 

 

Método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian:

Desenvolve habilidades de ATENÇÃO associados a conceitos

 pedagógicos diversos.

 Desenvolve habilidades PSICOMOTORAS associados a conceitos pedagógicos diversos.

Desenvolve habilidades de LINGUAGEM ORAL e ESCRITA associados a conceitos pedagógicos diversos.

Desenvolve habilidades de RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO  associados a conceitos pedagógicos diversos.

 

 O método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian, viabiliza atividades planificadas no papel, que possibilitam a construção de jogos INTERVENTIVOS associados a conceitos pedagógicos diversos e facilitam o planejamento do professor, uma vez que o material está pronto para intervenção, permitindo assim, que o aluno no contexto da INCLUSÃO seja protagonista da aula do dia, de sua aprendizagem e de seu desenvolvimento de habilidades.

Os benefícios  do método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian são os mais diversos a favor do desenvolvimento de habilidades do aluno. 

 A autora do dos portfólios tem um único objetivo, que é de promover possibilidades para os alunos no contexto do INCLUSÃO. Em nenhum momento Simone Helen Drumond Ischkanian, implica diferenças ideológicas dos métodos existentes, mas afirma em evidências as possibilidades de aprendizagens na INCLUSÃO.

Para desenvolver as atividades do método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian:

Adaptação do Curriculo para atender ao aluno;

Planejamento e seleção das atividades dos portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian.

Promover atividades de rotina, como meio de orientar a criança nas etapas de atividades do dia e desenvolver novas habilidades funcionais.

Desenvolver a atividades do dia com organização do ambiente e organização da proposta planejada para o dia.

  Para garantir capacidades de aprendizagens é necessário,  um ambiente organizado, com atividades adequadas (previamente planejadas). Quando a atividade é particularmente planejada para atender a  individualidade do aluno, a garantia de promover desenvolvimentos de habilidades, capacidades e aprendizagens é bastante significativa. 

 Perceba que o método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian, utiliza uma COMUNICAÇÃO VISUAL CLARA, tornando a atividades compreensiva ao aluno, garantindo a ordem do manuseio para desenvolver as etapas, garantindo previsibilidade na interação do aluno com a proposta educacional.

Para que seu aluno realmente aprenda nesta proposta de ensino, é necessário no cotidiano ORGANIZAÇÃO do ESPAÇO de trabalho, dos MATERIAIS e das ATIVIDADES (portfólios que serão trabalhados no dia).

Os pais, terapeutas e educadores devem  ter conhecimento claro de como a criança, jovem ou adulto aprende, para iniciar com portfólios do porto de partida de suas habilidades já desenvolvidas ou que necessitam ser desenvolvidas e gradualmente,  planejar as modificações e adequações, para o desenvolvimento de novas habilidades.

 


Trabalhando com os Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian:


1. Planeje as atividade de seleção dos portfólios como uma  forma de proporcionar a intenção e controle da atenção, do comportamental e da emocional do aluno.

2. Ofereça  a possibilidade do aluno compreender que no ambiente, existe uma rotina referente as atividades diárias.

3. Observações e avaliações diagnósticas pedagogicas:

Na escola - os professores devem escrever breves relatórios periodicamente relatando o processo de desenvolvimento do aluno.

Em casa - os pais devem orientar, observar e mediar perpetravas nas atividades (portfólios) escolares que vão para casa.  

Pedagoga ou profissional terapeuta da escola - aplicar periodicamente  avaliações diagnósticas pedagógicas embasadas nos trabalhos com os portfólios, garantindo um acompanhamento coeso no processo de aprendizagem do aluno.

4. O aluno deve ter o seu PEI – Plano Educacional Individualizado e as adaptações curriculares, pertinentes ao portfólios, devem estar condizentes as reais necessidades do aluno.
 
5. Planejar as atividades, selecionar os portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian e elaborar os materiais, mediante aos dados coletados nas sondagens da avaliação diagnóstica. Não ofereça as atividades dos portfólios que não condizem com a REAL perspectiva motora e cognitiva do aluno.

6. É importante a utilização dos recursos da tecnologia assistiva  para qualificar  as intervenções.

7. Utilizar a comunicação alternativa (quando necessário). A comunicação alternativa para alguns alunos beneficia um melhor entendimento, principalmente nos casos de alunos não verbais.

8. O mediador escolar é um profissional de fundamental importância, para acompanhar as individualidades do aluno. 

O que é um mediador escolar? 

E o profissional de apoio pedagógico, ao aluno que necessita de atenção individualizada.

9. E quando o aluno se e desestruturar na atividade? 

Passo 1 - Respeite  o espaço e o tempo do aluno.
Passo 2 - Leve-o com calma e carinho para um local mais tranquilo e silencioso, permaneça no local até a reorganização do aluno. Neste ambiente é necessário  conversar sobre o que está acontecendo de forma objetiva. Passe bastante segurança para o aluno e tenha serenidade, afetividade e paciência em todo contexto.

10. A escola deve promover encontros com as famílias e principalmente com os profissionais que acompanham o aluno, para garantir intervenções de qualidade e realizarem um trabalho em parceria.

REFERENCIAS:

AMY, M. D. Enfrentando o autismo: a criança autista, seus pais e a relação terapêutica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
 
FERRARI, P. Autismo infantil: O que é e como tratar. São Paulo: Paulinas, 2008.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O Trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário