Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sábado, 19 de março de 2022

Uma reflexão sobre as ações dos JUDAS que encontramos em nossa vida

O amanhecer está raiando e o céu oriental está começando a ficar vermelho, quando Judas Iscariotes bate à porta da casinha de Nazaré.

Na estrada só há camponeses, ou melhor: pequenos proprietários de Nazaré, que vão para as suas vinhas ou olivais com os seus instrumentos de trabalho e ficam muito surpreendidos ao ver o homem bater à porta de Maria tão cedo. 

Eles falam em voz baixa um com o outro.

Ele é um discípulo, diz um respondendo às observações do outro. 

Ele está certamente à procura de Jesus.

Ele foi embora ontem à noite. Eu mesmo O vi. 

Eu direi a ele!

Esquece! É Judas de Kerioth. Eu não gosto dele. 

Talvez sejamos culpados de muitas coisas erradas em relação a Jesus e estejamos cometendo um erro. 

Mas ele, aquele homem ali, nos fez muito mal aqui no ano passado. Podemos ter nos convertido. Mas ele só falou mal de jesus!

O que? Como você sabe?

Estive presente uma noite na casa do chefe da sinagoga e estupidamente acreditei em tudo ao mesmo tempo.

Agora chega! Acho que pequei!

Talvez ele também tenha percebido que tinha pecado.

Eles se afastam e não consigo ouvir mais nada.

Judas bate mais uma vez na portinhola, à qual estava se agarrando, com o rosto pressionado contra o madeira, como se quisesse evitar ser visto e reconhecido. 

Mas a portinha permanece fechada. 

Judas faz um gesto de decepção e sai por um caminho que contorna a horta e vai para os fundos da casa. 

Ele lança um olhar sobre a cerca viva do jardim tranquilo. 

Apenas as pombas o animam.

Judas considera o que fazer. 

Ele fala consigo mesmo: 

Será que ela também foi embora? 

E ainda, eu a teria visto. 

E então! Não. 

Eu ouvi a voz dela ontem à noite.

Talvez ela tenha ido dormir na casa de sua cunhada.

Ugh! Isso é tão irritante quanto uma abelha no rosto, porque Ela vai voltar com ela, e eu quero falar com Ela a sós, sem aquela velha como testemunha. 

Ela é fofoqueira e levantaria objeções. 

E eu não quero nenhuma. 

E ela é tão astuta quanto todas as velhas esposas. 

Ela não aceitaria minhas desculpas e diria isso para aquela pomba estúpida de sua cunhada.

Eu sei que posso fazer Dela uma boba em todos os sentidos. 

Ela é estúpida como a água do fosso.

E devo consertar o que aconteceu em Tiberíades. 

Se ela falar?

Será que ela mencionou meu nome para Jesus ou se calou? 

Se ela falou, é mais difícil acertar as coisas.

Mas ela não terá falado!

Ela confunde virtude com tolice.

Tal Mãe tal Filho.

E os outros estão ocupados enquanto dormem profundamente. 

Em qualquer caso, eles estão certos. 

Por que deixá-los de lado se eles parecem querer.

Mas o que eles querem afinal? 

Minhas noções são nebulosas.

Devo parar de beber? Claro! Mas o dinheiro é uma tentação, e sou como um potro que ficou preso por muito tempo. 

Dois anos, eu falei! Ainda mais! 

Dois anos de todos os tipos de abstinência.

O que Helkai disse anteontem? 

Eh! Ele não é um mau professor! 

Certamente! 

Tudo é legal, desde que tenhamos sucesso em colocar Jesus no trono. 

Mas e se Ele não quiser isso? 

Mas Ele certamente deve considerar que, se não triunfarmos, todos acabaremos como os seguidores de Teudas ou de Judas, o Galileu.

Talvez eu deva me separar deles porque bem, não sei se o que eles querer está certo. 

Não confio muito neles!

Eles mudaram muito recentemente.

Eu não gostaria!

Que terrível! 

Devo ser o meio de prejudicar Jesus? 

Não!

Vou me separar. 

Mas é triste ter sonhado com um reino e ter que voltar para quê? 

Para nada!

Mas melhor nada! 

Ele sempre diz: 

Aquele que cometer o grande pecado. 

Ei!? 

Não serei eu, hein! Eu não? Eu? 

Eu vou me afogar mais cedo no lago.

Eu vou embora. 

É melhor eu ir embora. 

Irei até minha mãe, farei com que ela me dê algum dinheiro, porque certamente não posso pedir aos membros do Sinédrio que me dêem o dinheiro para ir embora. 

Eles me ajudam porque esperam que eu os ajude a superar seu estado de incerteza. 

Assim que Jesus for reconhecido como rei, estaremos resolvidos. 

A multidão ficará do nosso lado.

Herodes quem vai se preocupar com ele? 

Nem os romanos nem o povo. 

Todos eles o odeiam! 

Mas Jesus é perfeitamente capaz de renunciar ao trono assim que for proclamado rei. 

Oh! Nós vamos! 

Quando Eleazar ben Annas me assegura que seu pai está pronto para coroá-lo rei!

Depois disso, Ele não pode remover Seu caráter sagrado.

Afinal, estou fazendo o que o mordomo infiel de Sua parábola fez.

Estou recorrendo a meus amigos em meu nome, é verdade, mas também em nome Dele. 

Portanto, estou fazendo com que meios injustos sirvam como forma de seguir com o que está escrito.

Bem, não! 

Devo tentar persuadi-lo mais uma vez. 

Não estou convencido de estar fazendo a coisa certa ao recorrer a esse subterfúgio.

Oh! Se eu pudesse convencê-lo! 

Porque seria tão lindo! 

Sim muito! 

Essa é a melhor solução: contar tudo francamente ao Mestre. Implorá-lo.

Desde que Maria não tenha falado com Ele sobre Tiberíades.

O que eu disse que deveria contar a Maria? 

Ah! sim! A recusa das damas romanas. 

Maldita seja aquela mulher! 

Se eu não tivesse ido até ela, não teria conhecido Maria naquela noite! 

Mas quem poderia imaginar que Maria estava em Tiberíades? 

E, no entanto, nunca saí na véspera do sábado, no sábado ou no dia seguinte, porque não queria ver nenhum dos apóstolos.

Que idiota! 

Eu poderia ter ido a Hipona, a Gerghesa para encontrar uma mulher! 

Não! 

Eu só tinha que ir lá! 

A Tiberíades, por onde deve passar o povo de Cafarnaum para vir aqui.

E tudo isso por causa das damas romanas.

Eu esperava.

Não, é isso que devo dizer para me desculpar, mas é verdade. 

Não adianta dizer isso a mim mesmo, pois sei porque fui: 

Conhecer e encontrar alguns dos poderosos de Israel e me divertir, já que tinha muito dinheiro. 

Mas, como o dinheiro vai rápido. 

Em breve não terei mais nada.

Ha! Ha! Vou inventar uma história para Helkai e seus parceiros e eles vão me dar um pouco mais.

Ó Judas! Você ficou maluco? 

Há algum tempo que estou observando você do alto desta oliveira.

Você está gesticulando, falando sozinho.

O sol do mês de Tamuz te prejudicou?grita Alfeu de Sara debruçado sobre os galhos bifurcados de uma enorme oliveira, a cerca de trinta metros do local onde Judas está parado.

Judas se sobressalta, olha em volta, vê-o e geme: 

Que a morte te arrebente! 

Maldita aldeia de espiões! 

Mas sorrindo afavelmente ele grita: 

Não!

Estou preocupado porque Maria não está abrindo a porta.

Será que ela não está bem? 

Já bati várias vezes!

Maria? 

Você pode bater o quanto quiser! 

Ela está na casa de uma pobre senhora que está morrendo. Mandaram chamá-la no terceiro turno.

- Mas devo falar com ela.

Você terá que esperar. 

Eu descerei e irei e contarei a Ela. 

Mas você realmente precisa falar com ela? 

Eh! Eu deveria! Estou aqui desde o nascer do sol.   

Alfeu desce da árvore solícito e foge.

Ele também me viu! 

E ele certamente voltará com aquela outra mulher! 

Tudo está dando errado! 

E ele lança uma série de insultos a Nazaré, aos nazarenos, a Maria de Alfeu e até mesmo à Caridade da Santíssima Virgem pela mulher moribunda e pela própria mulher moribunda.

Ele ainda não terminou quando a porta, que da sala de jantar dá para a horta, é aberta e Santa Maria aparece muito pálida e triste.

Judas!, Maria! Eles dizem simultaneamente.

Vou agora abrir a porta para você. 

Alfeu disse apenas para Mim: Vá para casa. Tem alguém te esperando lá e eu corri para cá, também porque a velha não precisa mais de Mim. 

Ela parou de sofrer por causa de um filho mau.

Judas, enquanto Maria fala, corre ao longo do caminho e volta para a frente da casa, Maria abre a porta.

Paz para você, Judas de Kerioth. 

Entre!

Paz contigo, Maria.

Judas está um tanto hesitante. 

Maria é gentil, mas séria.

Eu bati tanto, de madrugada.

Ontem à noite um filho partiu o coração da mãe.

E vieram à procura de Jesus. 

Mas Jesus não está aqui. 

Estou dizendo isso para você também: 

Jesus não está aqui. 

Você chegou tarde. 

Eu sei que Ele não está aqui.

Como você sabe? 

Você acabou de chegar.

Mãe, serei franco contigo, porque tu és boa: 

Estou aqui desde ontem.

E por que não vieste? 

Seus companheiros vieram todos os sábados, exceto um, você.

Eh! Eu sei! 

Fui a Cafarnaum, mas não os encontrei. 

Não minta, Judas. 

Você nunca foi a Cafarnaum. 

Bartolomeu ficou lá o tempo todo e nunca te viu. 

Bartolomeu veio aqui ontem. 

Mas você não estava aqui ontem.

Então, por que você está contando mentiras, Judas? 

Não sabes que a mentira é o primeiro passo para o roubo e o homicídio?

A pobre Esther morreu, morta de luto pelo comportamento do filho. 

E Samuel, seu filho, passou a ser a vergonha de Nazaré por meio de pequenas mentiras, que foram se tornando cada vez maiores.

E delas passou a todos os demais. 

Você, um apóstolo do Senhor, deseja imitá-lo? 

Você quer que sua mãe morra com o coração partido?

Ela o reprova lentamente, em voz baixa. 

Mas as palavras dela pesam sobre ele. 

Judas não sabe o que responder. 

Ele se senta abruptamente, a cabeça entre as mãos.

Maria o observa. 

Ela então diz: Bem? 

Por que você quer Me ver? 

Enquanto ajudava a pobre Ester, orei por sua mãe e por você. Porque sinto pena de vocês dois e por dois motivos diferentes.

Então, se você tem pena de mim, me perdoe.

Nunca tive maus sentimentos.»

O quê?

Nem por causa daquela manhã em Tiberíades?

Sabe? 

Eu estava nesse estado porque na noite anterior as damas romanas me maltrataram como louco e  como traidor do Mestre. 

Sim, eu admito. 

Eu fiz a coisa errada ao falar com Claudia. 

Eu estava enganado com relação a ela. 

Mas eu faço isso por um bom propósito. 

Eu sofri com o Mestre. 

Ele não mencionou isso para mim, mas estou ciente de que Ele sabe que eu falei. 

Certamente foi Joanna quem Lhe contou. Joanna nunca gostou de mim e as damas romanas me entristeceram.

Para esquecer, eu bebi.

A expressão de compaixão de Maria é involuntariamente irônica, e Ela diz: 

Jesus, então, deveria ficar bêbado todas as noites, considerando a dor que ele supostamente desfruta todos os dias.

Disseste-lhe?

Não aumento a amargura do cálice de Meu Filho com as notícias de novas deserções, quedas, pecados, laços estive e ficarei calado.

Judas cai de joelhos tentando beijar a mão de Maria, mas ela se afasta, sem ser rude, mas decidida a não ser tocada ou beijada.

Obrigado, Mãe! 

Você está me salvando. 

É por isso que vim aqui ... e que Você possa tornar mais fácil para mim me aproximar do Mestre sem ser reprovado ou envergonhado.

Para evitar isso, bastava ir a Cafarnaum e depois vir aqui com os outros. 

Era muito simples fazer isso. 

É verdade! Mas os outros não são bons e me espionaram para me censurar e acusar.»

Não ofende os teus irmãos, Judas. 

Pare de cometer pecados! 

Tens andado a espiar aqui, em Nazaré, pátria de Cristo, tu.

Judas a interrompe: 

Quando? 

Ano passado? 

Eles distorceram minhas palavras! 

Mas acredite em mim, eu.

Não sei o que disseste ou disseste no ano passado. 

Estou me referindo a ontem. 

Você está aqui desde ontem. 

Você sabia que Jesus já tinha partido. 

Então você tem investigado. 

Mas não nas casas amigáveis de Aser, Ismael, Alfeu, ou do irmão de Judas e Tiago, ou de Maria de Alfeu, ou de qualquer uma das poucas pessoas aqui que amam Jesus. 

Porque se você tivesse feito isso, eles teriam vindo e Me contado. 

A casa de Esther ficou lotada de mulheres ao amanhecer, quando ela morreu, mas nenhuma delas tinha ouvido falar de você. 

Elas são as melhores entre as mulheres de Nazaré, aquelas que Me amam e amam a Jesus, e se esforçam para praticar Sua Doutrina apesar da hostilidade de seus maridos, pais e filhos. 

Então você veio e fêz perguntas entre aqueles que são inimigos do Meu Jesus. 

Como você chama isso? 

Eu não quero saber.

Eu digo apenas isso. 

Muitas espadas serão cravadas no Meu coração, que será traspassado uma e outra vez, impiedosamente pelos homens que entristecem o Meu Jesus e O odeiam. 

E uma das espadas será a sua e nunca será retirada. 

Porque a tua memória, Judas, que não queres ser salvo, que estás a arruinar-te, que Me assustas, não porque tenho medo de Mim, mas da tua alma, a memória de ti nunca será esquecida pelo Meu coração. 

Apenas Simeão perfurou Minha alma com uma espada, enquanto Eu carregava Meu bebê, Meu Santo pequeno Cordeiro, contra Meu coração. 

Você? 

Você é a outra espada!

A ponta da sua espada já está torturando Meu coração. 

Mas você ainda não está satisfeito em afligir uma pobre mulher assim, e você está esperando para enfiar sua espada, como um carrasco, direto no coração que não deu nada a não ser amor.

Mas é tolice de Minha parte esperar pena de você, que não tem piedade de sua própria mãe! 

Pelo contrário, agora, Eu lhe digo! 

Com um golpe tu Me trespassarás a Mim e a Ela, Ó filho miserável, a quem as orações de duas mães não podem salvar!

Maria chora ao falar, mas suas lágrimas não caem na cabeça de cabelos escuros de Judas, porque ele ficou onde caiu de joelhos, longe de Maria.

As lágrimas sagradas são absorvidas pelo chão de tijolos. 

E a cena me lembra Aglae, sobre quem, em vez disso, as lágrimas de Maria caíram sob sua cabeça, porque ela pressionava Maria em um desejo sincero de redenção.

Não encontra uma palavra, Judas? 

Você não consegue encontrar dentro de si a força para um bom propósito? 

Oh! Judas! 

Judas! Diga-Me: você está satisfeito com sua maneira de viver? 

Examine-se, Judas. 

Em primeiro lugar, seja humilde e sincero consigo mesmo, e depois com Deus, para que possa ir a Ele, depois de tirar do seu coração o fardo de pedras, e dizer-Lhe: “Estou aqui. 

Para o seu bem, me livrei dessas pedras”.

Não tenho ... coragem de confessar a Jesus.

Não tens humildade para o fazer.

Isso é verdade. Ajude-Me.

Vai a Cafarnaum e espera por Ele, humildemente.

Mas você poderia.

Só posso dizer-te que faças o que o Meu Filho sempre faz: 

Ter misericórdia. 

Eu Maria não ensino Jesus, mas é Jesus quem Me ensina, Eu Sou sua discípula. 

Tu és a Mãe Dele.

E isso diz respeito ao Meu coração. 

Mas, com certeza, Ele é Meu Mestre. 

Exatamente o mesmo que Ele é para todas as outras mulheres discípulas.

Você é perfeita.

Ele é O Mais Perfeito.

Judas está calado e pensativo. 

Ele então pergunta: «Para onde foi o Mestre?

Para Belém na Galiléia.

E então?

Não sei.

Ele vai voltar aqui?

Sim ele vai.

Quando?

Não sei.

Você não quer me dizer!

Não te posso dizer o que não sei. 

Você o seguiu por dois anos. 

Você pode dizer que Seu itinerário sempre foi certo? 

Quantas vezes a vontade dos homens o obrigou a mudá-lo?»

Verdade. 

Eu irei embora ... Para Cafarnaum. 

O sol está forte demais para viajar. 

Fique aqui. 

Você é um peregrino como todos os outros. 

E Ele disse que as mulheres discípulas devem cuidar deles. 

A minha presença é desagradável para ti.

O fato de você não querer ser curado é doloroso para Mim! 

Só que ... Tire o manto ... Onde você dormiu?

Eu não dormi. 

Esperei até o amanhecer porque queria ver-te sozinho.»

- Então você deve estar cansado. 

Na grande sala estão as pequenas camas que Simão Zelote e Tomé usaram. 

Ainda está quieto e fresco lá. 

Vá dormir enquanto preparo comida para você. 

Judas vai embora sem discussão. 

E Maria, sem descanso depois de ficar acordada a noite toda, vai até a cozinha para acender o fogo e depois para a horta para pegar alguns vegetais. 

E lágrimas e lágrimas caem silenciosamente enquanto Ela se inclina sobre a lareira arrumando a lenha, ou quando Ela se abaixa para colher os vegetais, e enquanto Ela os lava na bacia e os prepara.

E lágrimas caem com os grãos dourados de milho quando Ela alimenta as pombas, e caem nas roupas que Ela tira da banheira e fica ao sol.

As lágrimas da Mãe de Deus ... da Mãe das Lágrimas, Que não se eximiu da dor e sofreu mais do que qualquer outra mulher, para ser a corredentora.

Reflita sobre este contexto, com afeto!

Simone Helen Drumond Ischkanian 🌷 🌷

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário