Ederson da Silva e Silva
Simone Helen Drumond Ischkanian
Gladys Nogueira Cabral
Elaine Gemima Santos de Souza
Sandro Garabed Ischkanian
Gabriel Nascimento de Carvalho
Silvana Nascimento de Carvalho
O foco deste artigo é analisar os novos desdobramentos das citações e referências no contexto das normas da ABNT, especialmente considerando sua evolução e os impactos na produção acadêmica e científica no Brasil. O artigo investiga as alterações nas normas que regulamentam a apresentação de trabalhos acadêmicos, como dissertações, monografias e artigos científicos, com ênfase no ensino superior. A pesquisa busca compreender como essas mudanças visam aprimorar a padronização, a clareza e a qualidade das produções científicas, além de refletir sobre os desafios e oportunidades que surgem para os acadêmicos na adaptação a essas novas diretrizes. A análise também contribui para um entendimento mais profundo sobre como essas transformações afetam o processo de ensino-aprendizagem no ambiente acadêmico, destacando a importância de ajustar a escrita acadêmica e a comunicação científica às exigências atuais.
Palavras-chave: ABNT; normas acadêmicas; produção científica; educação superior; padronização e escrita acadêmica.
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