Escola Municipal Maria do Carmo Rebello de Souza
Distrito Leste - Distrito Leste Semed
#SEMED #UFAM #CEFORT #DISTRITO_LESTE #PNAIC
CHAPEUZINHO VERMELHO: LINGUAGENS, INTERAÇÕES, LETRAMENTO, JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS.
Professora: Luzane Castro
Formadora: Adriana Guimas - Adriana Guimas - #SEMED
Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian #SEMED
REFERENCIA: https://pt.slideshare.net/…/projeto-pop-chapeuzinho-vermelho
A literatura infantil oferece uma forma encantadora de aprendizagem além de contribuir na formação do ser humano e de seus valores. A partir do momento em que a criança tem contato com a literatura infantil ela ganha acesso ao mundo da leitura e começa a buscar novos portadores textuais, a fazer novas descobertas e conseqüentemente a ampliar sua compreensão de mundo e de sim mesma.
A literatura infantil é um ótimo recurso para a iniciação ao letramento, por meio das interações e brincadeiras. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
Formadora: Adriana Guimas - Adriana Guimas - #SEMED
Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian #SEMED
REFERENCIA: https://pt.slideshare.net/…/projeto-pop-chapeuzinho-vermelho
A primeira infância é a fase em que se inicia a formação da
personalidade e o momento em que os hábitos começam a se instalar, por
isso é importante promover uma rotina em que a criança se sinta segura.
Dentro dessa rotina podemos inserir também o hábito de leitura e de
exploração dos contos de fadas que envolvem a literatura infantil. É
através da literatura infantil que a criança desenvolve a criatividade, a
imaginação, desvenda as emoções e compreende os sentimentos de maneira
lúdica e significativa. No mundo imaginário do faz de conta a imaginação
da criança flui e assim ela começa a experimentar diferentes
sentimentos daqueles vivenciados em sua vida real. Contar histórias
também é uma forma de aproximação, de demonstrar afeto, pois durante o
conto estamos estimulando o contato físico, a fantasia, ampliando a
cultura e ajudando o amadurecimento emocional.
A literatura infantil oferece uma forma encantadora de aprendizagem além de contribuir na formação do ser humano e de seus valores. A partir do momento em que a criança tem contato com a literatura infantil ela ganha acesso ao mundo da leitura e começa a buscar novos portadores textuais, a fazer novas descobertas e conseqüentemente a ampliar sua compreensão de mundo e de sim mesma.
A literatura infantil é um ótimo recurso para a iniciação ao letramento, por meio das interações e brincadeiras. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário