CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
O eu, o
outro e o nós.
Simone Helen Drumond Ischkanian
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT
OBJETIVOS
DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO:
·
Demonstrar
empatia pelos outros, percebendo no enredo da historia que as pessoas têm
diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir;
·
Perceber
o próprio corpo, seus limites, habilidades e singularidades;
·
Reconhecer
e valorizar a própria cultura na história, por meio do contato com a cultura
local e as culturas de outros povos;
·
Vivenciar
na história por meio de brincadeiras e jogos de faz de conta a diversidade e a
inclusão;
·
Expressar
sentimentos, desejos e necessidades, em diálogos no enredo da história;
·
Perceber
o efeito das próprias ações e empatia, nas atitudes dos personagens da
história;
·
Participar
de diálogos e brincadeiras que envolvam a curiosidade, pesquisa envolvimento
em desafios e soluções de problemas;
·
Comunicar
suas ideias e pensamentos, no brincar e nos cuidados de si, do outro e do
ambiente;
·
Ampliar
as relações interpessoais desenvolvendo atitudes de participação e colaboração
em situações de dramatizações, canções e construção de jogos de seqüência
didática;
·
Demonstrar
em jogos de quebra-cabeça, jogos da velha, jogos da amarelinha, empatia pelos
outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e
maneiras de pensar e agir;
·
Atuar
de maneira independente, através do teatro de fantoches, expressando
capacidades pessoais e dos personagens da história, reconhecendo assim, suas
conquistas e limitações;
·
Promover
atividades psicomotoras, de passeios imaginários por trechos da história, para
ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e
cooperação;
·
Comunicar
suas ideias e sentimentos com desenvoltura, nos momentos de rodinha e diálogos
sobre as propostas de trabalho;
·
Adotar
hábitos de autocuidado, valorizando atitudes positivas no enredo da história;
·
Compreender
os sentidos e atitudes na história que demonstrem a necessidade das regras no
convívio social, nas brincadeiras e nos jogos com outras crianças;
·
Manifestar
oposição a qualquer forma de discriminação e atitudes negativas na história;
·
Promover
brincadeiras, individuais e em grupo, através de circuitos psicomotores que
retratem o enredo da história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário