Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

domingo, 19 de agosto de 2018

HIGIENE BUCAL - Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT





CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.   

 Simone Helen Drumond Ischkanian 
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: 

·    Estabelecer relações de comparação entre objetos pertinentes a higiene bucal, observando suas propriedades; 

·    Observar os padrões, irregularidades e permanências; noções de espaço e tempo; percepção de transformações, causas e conseqüências nos espaços do ambiente escolar, onde é praticada a higiene bucal;

·    Explorar as características dos objetos e materiais, relacionados a higiene bucal: odor, cores, formas, linhas, sabor, sonoridade, peso, espessura, tamanho, posição, quantidade, plasticidade etc.

·    Promover a elaboração de hipóteses e oportunidades para testar os espaços, os tempos, as quantidades, as relações e transformações, relacionadas a higiene bucal;

·    Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, relacionados a higiene bucal, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais; 

·    Identificar e selecionar fontes de informações, relacionadas a higiene bucal, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua preservação;

·    Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes, relacionados a higiene bucal;  

·    Promover a experimentação de conceitos de quantidade, peso, tamanho, forma e posição, relacionados aos materiais pertinentes a higiene bucal;

·    Classificar objetos e figuras da higiene bucal, de acordo com suas semelhanças e diferenças; 

·    Resolver situações-problema, relacionadas ao contexto da higiene bucal, reformulando questões, levantando hipóteses, organizando dados, testando possibilidades de solução; 

·    Promover oportunidades para criar estratégias para classificar, ordenar, relacionar, transferir e transvasar conhecimentos acerca da higiene bucal;

·    Relatar fatos importantes sobre seu nascimento, o nascimento de seus dentes, as trocas de dentes no decorrer do seu desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade; 

·    Observar objetos relacionados à higiene bucal e relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência; 

·    Relacionar os produtores utilizados na higiene bucal com experiências pautadas na natureza (flora e fauna) e seus ciclos de vida, diversidade, relações entre os seres vivos, os elementos (água, ar, terra e fogo), respeito e conservação;

Expressar medidas (peso, altura, etc.), construindo gráficos, básicos de uma informação relacionada a higiene bucal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário