CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Oralidade
e escrita.
Simone Helen Drumond Ischkanian
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO:
·
Expressar
ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral
e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos, histórias e outras formas
de expressão;
·
Recontar
fatos e informações ouvidas para produção de cartazes, tendo o/a professor (a)
como escriba;
·
Criar
narrativas de acontecimentos, criação de enredos e recontos.
·
Vivenciar
oportunidades para compreender a fala dos adultos e das crianças;
·
Promover
brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos;
·
Escolher
e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando
identificar palavras conhecidas;
·
Recontar
histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações,
definindo os contextos, os personagens e a estrutura da história;
·
Recontar
histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o/a professor (a)
como escriba;
·
Produzir
suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com
função social significativa;
·
Perceber
por meio das brincadeiras, diferentes discursos e usos sociais da língua
(falada e escrita);
·
Brincar
com as palavras (cantigas, parlendas, quadrinhas);
·
Levantar
hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos,
reconhecendo a estratégias de observação gráfica e de leitura;
·
Identificar
gêneros textuais mais freqüentes, recorrendo a estratégias de configuração
gráfica do portador e do texto e ilustrações nas páginas;
·
Promover
experiências com momentos de narrativas literárias (contação de histórias,
cantigas, parlendas etc.) e momentos de conversas em grupo (rodinha de
novidades);
·
Oportunizar
momentos para desenvolver o comportamento leitor;
·
Levantar
hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e
textos, por meio de escrita espontânea;
·
Promover
a experimentação gráfica de marcas – desenho/pintura – para ampliar as
narrativas e despertar hipóteses para a escrita;
·
Dialogar
com as crianças sobre a elaboração de hipóteses e explicações para
situações-problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário