CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Espaços,
tempos, quantidades, relações e transformações.
Simone Helen Drumond Ischkanian
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT
OBJETIVOS
DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO:
·
Estabelecer
relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades;
·
Observar
os padrões, irregularidades e permanências; noções de espaço e tempo; percepção
de transformações, causas e conseqüências nos espaços;
·
Explorar
as características dos objetos e materiais: odor, sabor, sonoridade, forma,
peso, tamanho, posição, plasticidade etc;
·
Vivenciar
e pesquisar as transformações e fenômenos naturais (clima, tempo, relevo),
físicos e químicos;
·
Promover
a elaboração de hipóteses e oportunidades para testar os espaços, os tempos, as
quantidades, as relações e transformações;
·
Observar
e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles,
em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais;
·
Identificar
e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza,
seus fenômenos, sua preservação;
·
Registrar
observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho,
registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes;
·
Promover
a experimentação de conceitos relacionados à quantidade, peso, tamanho,
forma e posição;
·
Classificar
objetos e figuras, de acordo com suas semelhanças e diferenças;
·
Resolver
situações-problema, reformulando questões, levantando hipóteses, organizando
dados, testando possibilidades de solução;
·
Promover
oportunidades para criar estratégias para classificar, ordenar, relacionar,
transferir e transvasar;
·
Relatar
fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus
familiares e da sua comunidade;
·
Relacionar
números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o
entre em uma sequência;
· Relação direta e
experiências com a natureza (flora e fauna) e seus ciclos de vida, diversidade,
relações entre os seres vivos, os elementos (água, ar, terra e fogo), respeito
e conservação;
Nenhum comentário:
Postar um comentário