CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Traços,
sons, cores e formas.
Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT
Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT
OBJETIVOS
DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
·
Expressar
seus conhecimentos sobre higiene bucal, comunicando através de traços, sons,
cores e formas;
·
Criar
e experimentar diversas linguagens e formas expressivas no enredo das
atividades sobre higiene bucal;
·
Propor
vivências artísticas e ampliação de repertório cultural e artístico, a partir
das atividades com a higiene bucal;
·
Brincar
de pesquisar perspectivas sonoras pertinentes a higiene bucal;
·
Vivenciar
o repertório musical contido nas atividades sobre a higiene bucal, variados em
gêneros, estilos, épocas e culturas diferentes;
·
Reconhecer
de sons e ritmos pertinentes a higiene bucal;
·
Promover
momentos de cantiga, roda e brincadeiras tradicionais que representem os
personagens da higiene bucal;
·
Promover
movimentos e gestos expressivos que representem os personagens da higiene bucal;
·
Promover
atividades de desenhos, marcas gráficas e experiências com cores, traços e
formas, relacionados as atividades da higiene bucal;
·
Promover
situações relacionadas a higiene bucal, que instiguem a curiosidade,
criatividade e a expressão da criança por meio de pinturas livres e com
materiais manipulativos, relevando os traços, sons, cores e formas;
·
Propor
a experimentação de uma diversidade de materiais plásticos, riscadores e
suportes para expressar sentimentos e emoções relacionados à higiene bucal;
·
Comunicar suas ideias e
sentimentos com desenvoltura a pessoas e grupos diversos, por meio dos traços, sons, cores e
formas em grafismos espontâneos, sobre a higiene bucal;
·
Utilizar
sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante as
brincadeiras de faz de conta que envolva histórias relacionadas à higiene bucal;
·
Utilizar
encenações e criações musicais referentes à higiene bucal;
·
Expressar-se
livremente por meio de desenho, pintura, colagem dobradura e escultura, criando
produções bidimensionais e tridimensionais, envolvendo a higiene bucal;
·
Apreciar
e participar de apresentações de teatrais, musicas, danças, circo imaginário
escolar, recitações de poemas espontâneos e outra manifestações artísticas,
relacionadas à higiene bucal;
·
Ampliar as relações interpessoais,
desenvolvendo atitudes de participação e cooperação, retratando assim traços, sons, cores e
formas em grafismos livres e construções com materiais manipulativos e
sensoriais, relacionados à higiene bucal;
·
Reconhecer as qualidades dos sons
(intensidade, duração, altura e timbre), utilizando instrumentos musicais de
materiais recicláveis, caracterizados com perspectivas que utilizamos para
cuidar da higiene bucal;
·
Reconhecer as qualidades do som
(intensidade, duração, altura e timbre), em suas produções sonoras e ao ouvir
musicas e sons com diversos objetos, colocados dentro de recipientes de enxaguante
bucal;
·
Reconhecer e ampliar possibilidades
expressivas do seu corpo, por meio de elementos da dança, onde representem
formas de cuidados com a higiene bucal;
·
Criar
roupas de materiais recicláveis e participar de brincadeiras relacionadas à
higiene bucal;
·
Reconhecer
e pesquisar sobre objetos relacionados à higiene bucal, que sejam bidimensional
e tridimensional;
·
Criar
bidimensional e tridimensional (desenhos, pinturas, modelagens, construções com
materiais recicláveis relacionados à higiene bucal);
·
Explorar
materiais de largo alcance, não convencionais e sucatas de diferentes tamanhos,
quantidades, formas e cores, relacionados a higiene bucal;
·
Promover
brincadeiras com autonomia na criação de enredos, cenários e papeis
relacionados à higiene bucal;
·
Vivenciar
em espaços naturais e modificados brincadeiras que ampliem o faz de conta, relacionados
à higiene bucal;
·
Criar
roupas de papel jornal e brincar com autonomia sobre perspectivas relacionadas
a higiene bucal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário