Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sábado, 18 de agosto de 2018

HIGIENE BUCAL - Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT


CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Traços, sons, cores e formas.  


Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

·   Expressar seus conhecimentos sobre higiene bucal, comunicando através de traços, sons, cores e formas; 

·   Criar e experimentar diversas linguagens e formas expressivas no enredo das atividades sobre higiene bucal; 

·   Propor vivências artísticas e ampliação de repertório cultural e artístico, a partir das atividades com a higiene bucal;

·   Brincar de pesquisar perspectivas sonoras pertinentes a higiene bucal; 

·   Vivenciar o repertório musical contido nas atividades sobre a higiene bucal, variados em gêneros, estilos, épocas e culturas diferentes; 

·   Reconhecer de sons e ritmos pertinentes a higiene bucal; 

·   Promover momentos de cantiga, roda e brincadeiras tradicionais que representem os personagens da higiene bucal; 

·   Promover movimentos e gestos expressivos que representem os personagens da higiene bucal; 

·   Promover atividades de desenhos, marcas gráficas e experiências com cores, traços e formas, relacionados as atividades da higiene bucal; 

·   Promover situações relacionadas a higiene bucal, que instiguem a curiosidade, criatividade e a expressão da criança por meio de pinturas livres e com materiais manipulativos, relevando os traços, sons, cores e formas; 

·   Propor a experimentação de uma diversidade de materiais plásticos, riscadores e suportes para expressar sentimentos e emoções relacionados à higiene bucal; 

·   Comunicar suas ideias e sentimentos com desenvoltura a pessoas e grupos diversos, por meio dos traços, sons, cores e formas em grafismos espontâneos, sobre a higiene bucal; 

·   Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante as brincadeiras de faz de conta que envolva histórias relacionadas à higiene bucal;

·   Utilizar encenações e criações musicais referentes à higiene bucal; 

·   Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais, envolvendo a higiene bucal; 

·   Apreciar e participar de apresentações de teatrais, musicas, danças, circo imaginário escolar, recitações de poemas espontâneos e outra manifestações artísticas, relacionadas à higiene bucal;

·   Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação, retratando assim traços, sons, cores e formas em grafismos livres e construções com materiais manipulativos e sensoriais, relacionados à higiene bucal;  

·   Reconhecer as qualidades dos sons (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando instrumentos musicais de materiais recicláveis, caracterizados com perspectivas que utilizamos para cuidar da higiene bucal; 

·   Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), em suas produções sonoras e ao ouvir musicas e sons com diversos objetos, colocados dentro de recipientes de enxaguante bucal; 

·   Reconhecer e ampliar possibilidades expressivas do seu corpo, por meio de elementos da dança, onde representem formas de cuidados com a higiene bucal; 

·   Criar roupas de materiais recicláveis e participar de brincadeiras relacionadas à higiene bucal;

·   Reconhecer e pesquisar sobre objetos relacionados à higiene bucal, que sejam bidimensional e tridimensional;

·   Criar bidimensional e tridimensional (desenhos, pinturas, modelagens, construções com materiais recicláveis relacionados à higiene bucal);

·   Explorar materiais de largo alcance, não convencionais e sucatas de diferentes tamanhos, quantidades, formas e cores, relacionados a higiene bucal; 

·   Promover brincadeiras com autonomia na criação de enredos, cenários e papeis relacionados à higiene bucal;

·   Vivenciar em espaços naturais e modificados brincadeiras que ampliem o faz de conta, relacionados à higiene bucal;

·   Criar roupas de papel jornal e brincar com autonomia sobre perspectivas relacionadas a higiene bucal.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário