Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Meio Ambiente: preservação da água.

INTRODUÇÃO


A compreensão sobre a importância das relações entre os vários fatores ambientais e principalmente com a água e seu equilíbrio para a manutenção da vida permite que o aluno atue de maneira responsável com o ambiente e com seu próprio organismo, adquirindo hábitos que favoreçam uma vida saudável.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, “(...) a educação para a saúde só será efetivamente contemplada se puder mobilizar as necessárias mudanças na busca de uma vida saudável.

Para “isso, os valores e aquisição de hábitos e atitudes constituem as dimensões mais importantes.” (Brasil, 1997, p.98).

Consideramos saúde não apenas um antagonismo à doença, como também um conjunto de fatores que mantém o bem estar do organismo, tais como: ambiente equilibrado, hábitos alimentares, de higiene, de lazer e comportamentais que estão em constante interação. Portanto, é importante trabalhar e reforçar os hábitos que favoreçam a saúde em todos os momentos da vida escolar.



OBJETIVO GERAL

Compreender que a água é fonte de vida natural e que sem ela não haveria vida em nosso planeta.



JUSTIFICATIVA

Através da educação é que as pessoas saberão se comportar e agir de forma coerente em todo e qualquer ambiente em que ela estiver inserida, principalmente em todo contexto em que a água esteja presente.

O plano de aula tem a finalidade de orientar os educandos quanto aos seus hábitos em relação ao meio ambiente, e as questões que permeiam a água de nosso planeta.

No momento atual, onde as questões ambientais estão presentes nos noticiários, o assunto chegou às escolas e é fator primordial abrir discussões entre os alunos. Diante do quadro preocupante com o Meio Ambiente e a água do planeta, as crianças, questionaram situações que eles estão presenciando no seu cotidiano, como por exemplos: o calorão em Manaus, as enchentes que atingiram suas próprias casas, o lixo nas ruas que é levado para os bueiros e até mesmo as questões do desperdício da água na escola.

O respeito ao meio ambiente e com a água vai além do controle dos impactos ambientais. É preciso formar cidadãos ecologicamente conscientes para que ocorra uma integração entre o conhecimento e a emoção, despertando uma reflexão e mudança de conceitos e atitudes.



SENSIBILIZAÇÃO: Por meio de imagens, cartazes e das questões norteadoras, levar os educandos a participarem das decisões para melhorar a qualidade do Meio natural, social e cultural que envolva o contexto da água na cidade, no bairro, na escola e na casa dos alunos.



DESCOBERTAS:

• O que é água?

• O que é preservação?

• O que acontecerá com a água, se não a preservamos?

• O que é planeta água?

• O que são as calotas polares?

• Por que a água doce é muito rara?

• Como podemos economizar água?

• O que é água potável?

Língua Portuguesa

Conteúdos:

• Leitura do texto: Poluição das águas, uma ingratidão.

• Interpretação



Objetivos:

• Compreender a essência do texto: Poluição das águas, uma ingratidão.

• Analisar o sentido da preservação das águas.

• Reconhecer as palavras chaves no texto

• Produzir breve texto.



Atividades:

• Exploração do vocabulário oral;

• Destaque das palavras-chave;

• Reconstrução do código lingüístico;

• Produção, leitura e interpretação de textos e suas funções;

• Textos instrucionais, informativos, narrativos.

• Reescrita coletiva de textos;



Matemática

Conteúdos:

• Medidas de peso


Objetivos:

• Registrar a quantidade de lixo jogado em rios ou igarapés freqüentados pelos alunos.


Atividades:

• Observar os locais poluídos.

• Coletar o lixo que estiver na beira dos rios ou igarapés.

• Pesar o lixo coletado pelos alunos.

• Anotar a quantidade de lixo recolhido por todos.





Geografia

Conteúdos:

• Localização


Objetivos:

• Localizar os rios e igarapés mais poluídos da nossa cidade.


Atividades:

• Conversa informal com os educando acerca do contexto da água na escola, no bairro, em suas casas, nos rios e igarapés.

• Atividades de produção textual, através de grafismo colorido, com a temática: a água.



História

Conteúdos:

• A poluição das águas na nossa cidade.


Objetivos:

• Conhecer a história dos animais que morrem devido a poluição dos rios e mares.

Atividades:

• Pesquisa

• Desenho

• Recorte

• Colagem



Ciências

Conteúdos:
• Preservação da água

Objetivos:

• Incentivar o respeito e o cuidado com meio ambiente: preservar a água

• Compreender as diferença da vida na água: nos dias de hoje e antigamente

nos rios e igarapés de Manaus, por meio dos recursos naturais.

• Aprender que as pessoas são responsáveis pela preservação da vida na água, assim como em todo seu contexto no meio ambiente.

Atividades:

• Cantar músicas sobre a preservação da água.

• Conversar de forma séria sobre a preservação da água.



Ensino Religioso

Conteúdos:

• Valores: respeito


Objetivos:

• Valorizar a água em respeito a Deus e a vida.


Atividades:

• Conversa informal sobre o valor da água para a vida dos seres.



Ensino das Artes

Conteúdos:

• Materiais recicláveis


Objetivos:

• Produzir brinquedos com materiais recicláveis recolhidos na água.


Atividades:

• Produção de brinquedos com materiais recicláveis.



Educação Física

Conteúdo:

• Saúde


Objetivo:

• Praticar esportes em ambientes limpos e arejados.


Atividades:

• Caminhar em círculo trabalhando a respiração e logo depois correr por um curto período.





Haverá água quando a gente ficar velho?




O meu amigo Marcelo está superpreocupado.

É que ele leu que, do jeito como a gente trata a água do planeta, pode ser que, no futuro, quando ele ficar velho, não exista mais nenhuma gota de água.

De água limpa, pelo menos...

Eu não entendo muito sobre este assunto, mas acho que ele tem razão de ficar preocupado.

Você já andou por aí e viu como as pessoas desperdiçam água?

É um tal de ficar lavando carro com a mangueira ligada o tempo todo ou então lavando o quintal. O pior é quando você passa pelas avenidas marginais e vê o monte de porcaria que as fábricas jogam na água, como se o rio fosse uma enorme privada, em que elas pudessem jogar todo o cocô que fizessem sem nem ligar.

O que é que as pessoas estão pensando? Será que elas acham que coisas como a água nunca acabam? Pois acabam, sim!

Eu não quero um mundão seco e com um monte de cocô nos rios! Já imaginou?


Música: Cai chuvinha


Objetivo: Perceber a importância do ciclo da chuva no planeta.

Atividades: Explicar o ciclo da água por meio das chuvas.



Música: Se eu fosse um peixinho e dinâmica com nome dos lunos

Objetivo: Perceber a importância da vida em nossos rios.



Atividades: Explicar que os peixes são de extrema importância para o nosso meio ambiente e que as águas dos rios límpidas são essenciais para a sobrevivência da vida marítima.



Avaliação

Avaliação será sempre contínua, através da observação, do interesse, da participação individual e em grupo, do desempenho nas atividades propostas e das mudanças de comportamento em relação ao meio em que vivem.



REFERÊNCIAS
BRASIL, MEC. SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Brasília, DF: 1997.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página