Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

domingo, 26 de setembro de 2010

MOTIVAÇÃO - DANIEL GODRIM - Artigo de Simone Helen Drumond de Carvalho

                                                                                                          Simone Helen Drumond de Carvalho

Segundo o dicionário, MOTIVAÇÃO é o ato de motivar; exposição de motivos ou causas; conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, que determinam certo tipo de conduta em alguém.

Como adquirir motivação? Há casos em que a motivação existe de forma fácil e natural no ser humano. Ela pode surgir pela própria curiosidade ou pela vontade de se progredir na vida. Entretanto, para muitos, manterem-se motivado é um desafio. Nesses casos, existem técnicas que podem ajudar. Uma excelente forma de motivação é através da visualização. Visualizar seu objetivo e sentir as sensações do sucesso, como se ele já tivesse acontecido, faz com que nos tornemos mais confiante. Outra maneira de obter motivação é mantendo contato com pessoas com os mesmos sonhos e ideais. Criar grupos de estudo com pessoas otimistas e animadas é muito bom, pois o incentivo e a ajuda coletiva fazem com que todos se mantenham ativos e estudando de forma eficiente. Motivação é algo tão pessoal, porque vêm de dentro. “Você consegue! Supere-se! Não desista!” São palavras realmente necessárias e poderosas que podem fazer a diferença entre um perdedor e um vencedor.

Quais os benefícios da motivação? Quando uma pessoa está motivada, ela terá mais ânimo para prosseguir e crescer nos seus objetivos. A motivação faz com que as pessoas sejam mais eficientes, gerando mais resultados em tudo que fazem e conseqüentemente tornando-o uma pessoa mais tranqüila, segura e feliz, em quaisquer situações de sua vida.

E quando o desânimo aparecer? Quando os momentos de crise, desânimo e cansaço aparecerem, tudo bem! Isso é normal. Procure relaxar, fazer outras atividades e retome em outro momento seus objetivos. Nos projetos de longo prazo, geralmente, teremos momentos de grande desânimo, que trarão vontade de desistir. A motivação deve ser trabalhada diariamente, lembrar dos motivos que nos fazem estudar, almejar dinheiro, sucesso profissional, realização pessoal ou quaisquer outros anseios pessoais ou profissionais. Pensar de forma positiva também ajuda muito. O essencial é que esta motivação nos leve ao aperfeiçoamento como pessoas e profissionais, nos preparando para termos mais chances de chegar aos objetivos e a realizar conquistas.

Ninguém constrói uma casa sem uma boa fundação porque corre o risco de nos primeiros vendavais a casa desmoronar, por tanto, construamos nossos objetivos com uma base sólida e matura de motivação, para transcendermos coesamente ao longo de nossa caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário