Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sábado, 13 de novembro de 2010

Plano Anual de Arte - 2º Série/2ºAno por Simone Helen Drumond

PLANO ANUAL DE ARTES
PROFESSORA: SIMONE HELEN DRUMOND
2ª SERIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

De acordo com a Lei no. 9394/96, a Arte é considerada obrigatória na educação básica. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a área de Arte abrange linguagens artísticas como as Artes Visuais, a Música, o Teatro e a Dança.

Arte é a expressão de uma época, sociedade e cultura. Vê-la de forma crítica, produzi-la e valorizá-la é uma forma de pensar sobre o que nos é próprio e favorecer-nos o entendimento da riqueza e diversidade da imaginação humana (PCNs). Partindo dessas afirmações, por que não ampliar a visão da Arte na 2ª Série do Ensino Fundamental como um espaço não só plástico, musical, teatral e sinestésico, mas também representante de manifestações sociais como a Culinária, a Moda, os Ludicismos e a Tecnologia disponível no CEST (entendendo aqui esta palavra como às estratégias e produções humanas que visam à melhor adaptação da criança ao ambiente em que vive, bem como ao seu maior bem-estar).

Claro que a forma artística nos apresenta valores estéticos, porém, mais do que isso, é uma grande aliada nas discussões sobre o ser humano diante de suas várias épocas e contextos. A Arte é, pois, uma maneira sutil e agradável de pensar sobre ética, cidadania, diversidade de culturas e a natureza. E o mais importante, é uma fonte inesgotável, está em constante produção – seus artífices somos nós, sua matéria é o tempo e o espaço. Cabem a nós, educadores do CEST, portanto, aproveitar nosso rico material da Rede Salesiana de Escolas na sensata intenção com o material didático - Arte e Habilidade para educar artisticamente a criança a partir da própria criança e seus saberes. Tendo como objetivo geral a produção (que os alunos sejam capazes de produzir, aprender e fazer), a fruição (apreciação da arte dentro do universo do quais os alunos fazem parte. Arte como produto social) e a reflexão (construção do conhecimento sobre o trabalho artístico pessoal e como produto da história).

Em toda a obra - Arte e Habilidade da 2º Série no que diz respeito aos objetivos específicos. Cabe ao educador ao longo do ano letivo de 2008 perceber com inteireza precisa quais habilidades e competências o aluno já desenvolveu e quais ainda precisam desenvolver-se. As habilidades e competências contidas no material desta série permitem a criança a:

 Interagir com material, instrumentos e procedimentos variados em artes.

 Descrever o gosto pela linguagem, compreensão e expressão artística.

 Conceituar a capacidade de estabelecer relações lógicas observando símbolos e sinais, para que possa exprimir situações do cotidiano.

 Expressar a habilidade manual, autodisciplina, familiarizando-se com formas básicas.

 Expor sua relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, respeitando a própria criação e a dos colegas.

 Descrever a função e os resultados do trabalho artístico, reconhecendo sua própria experiência de aprendiz.

 Produzir seu senso artístico e criatividade por meio de diferentes materiais e combinações cromáticas.

 Relacionar sua habilidade rítmica (expressão corporal), a sensibilidade auditiva (aprimoramento do ouvido) e a sensibilidade musical propriamente dita – expressão - criação – imaginação.

 Informar por meio de diversos materiais sua imaginação, espírito criativo, a habilidade manual, a expressão artística e a organização das seqüências espaço-temporais.

 Relatar a valorização de suas descobertas acerca da pintura como alternativa de lazer e desenvolvimento da criatividade, solidariedade e estimulo a imaginação.

 Expor de acordo com sua maturação a analise e síntese de seus saberes e perspectivas visual mediante comparação de: cores, formas, relações entre objetos no espaço, elementos presentes e ausentes, limite espacial, figura/objeto como um todo nas obras e atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2008.

 Trabalhar em grupo visando o aprendizado a partir de um convívio social pacífico conhecendo e respeitando diferentes pontos de vista artísticos.

 Buscar informações e conceitos de outras áreas do conhecimento para ampliar a compreensão dos assuntos estudados.

As habilidades e competências especificadas nesse plano são as mais pertinentes aos conteúdos propostos nos livros da Rede Salesiana de Escolas da 2ª Série e no material que será trabalhado em 2008 - Arte e Habilidade. Os conteúdos foram distribuídos a fim de que os alunos possam expor suas potencialidades artisticamente e sua criatividade, através da pluralidade de temas contidos no calendário escolar do CEST, que na referida série, foram distribuídos em três amplos eixos temáticos, que são:

1. Identidade pessoal artística na visão de pintores renomados e da criança que aborda os conceitos básicos de comunicação artística, ponto, linha, luz, superfície, volume, cor, espaço, movimento, ritmo, composição, elementos nos quais se articulam técnicas, materiais e procedimentos criativos.

2. Formas artísticas de registrar história de vidas através da observação das obras de artes e da cultura regional que visam: oferecer instrumentos para aproximar os alunos da visão artística em diversas situações. Trabalhando com isso quebra-cabeça artístico e Detetive da Arte, visita ao Museu do Índio, exposição de obras artísticas dos alunos, documentos históricos e folclóricos.

3. Tempos e tempos no fazer artístico da criança e nas obras de artes utilizando técnicas que vão do lápis de cor ao pincel com um bom repertorio de atividades que também envolvem expressão corporal como: dança, musica e teatro.

Além das fichas portfólio outras estratégias serão utilizadas em sala de aula para que se possam atingir as metas estabelecidas quanto ao ensino da Arte. A interação com materiais, instrumentos e procedimentos variados nas áreas das Artes Visuais serão projetados na sala de Artes Visuais. No auditório a dança, a musica e o teatro além de servir de estímulo para o debate das multiplicidades de informações artísticas que de certo modo irão proporcionar ao aluno conceitos de experimentação, de conhecimento e de utilização das mais diferentes formas de expressão. A ampliação dos saberes artísticos que serão empregados será realizada com incentivo à pesquisa (com utilização constante da Biblioteca e do Laboratório de Informática). A leitura da realidade artística ficará por conta dos trabalhos de campo que irão transcorrer nas atividades extra-classe. Tendo em vista que a proposta de Rede Salesiana de Escolas é o trabalho com avaliação continuada, as estratégias propostas serão as diretrizes para construção dos critérios do processo avaliativo. Os PCN´S dão liberdade às escolas a adaptarem o conteúdo de Arte na prática das atividades. Esse fator é favorável na execução das atividades artísticas, a partir desse contexto, a analogia do amplo calendário escolar, que tem como foco: o tema da Campanha da Fraternidade 2008 que visa o respeito à vida em todas as suas dimensões estará em constante diálogo com os livros da Rede Salesiana desta série e com as temáticas trabalhadas em Artes nos três trimestres, com isso, proporcionará ao aluno uma nova holística, conforme sua maturação, sobre sua: identidade pessoal, formas de registrar história de vidas e tempos e tempos nas famílias. A partir deste contexto, também é possível a utilização do Espaço Amazônia para relação desse e de outros assuntos comum à nossa realidade e aos que serão tratados na Semana de: Filosofia e da Consciência Negra. As fichas portfólio das obras de artes de Paul Gauguim (p.12) e Candido Portinari (p.15) estimulam os alunos a realizar uma exposição de fotos artísticas, através de um banner, na Galeria Irmã Michelina Necchi sobre a importância da cultura africana. A interdisciplinaridade ocorrerá nos conteúdos pautados na proposta Curricular de Artes da 2ª Série do Ensino Fundamental anexada a esse plano.

PROPOSTA CURRICULAR DE ARTES DA 2ª SERIE DO FUNDAMENTAL

CONTEÚDO DO 1º TRIMESTRE

Temática: Identidade pessoal artística na visão de pintores renomados e da criança.

Conteúdos Conceituais:

1. Joan Miro e a vida nas cores primarias – Ficha portfólio 1

2. Figura geométrica – o nascer da vida num quadrado – Ficha portfólio 2

3. Técnica de pintura ( giz de cera e barbante) – Retratos da vida – Ficha portfólio 3 ( Artes e História – O que você costuma fazer no domingo página 12).

4. Símbolos e sinais – associação lógica – Expressão corporal e facial – Ficha portfólio 4

5. Arte abstrata Vassily Kandinsky – Fichas portfólio 5 e 6 – Arte e Ciências – Exposição de minerais página 45.

6. Arte figurativa Di Cavalcante – Fichas portfólio 5 e 7 (musica – O pato de Toquinho e Vinicius de Moraes). Artes e Português – Cantigas de roda página 51.

7. Dia Internacional da Mulher - Observação e releitura das obras de artes de Van Gogh (Girassóis) e Lasar Segall (Paisagem Brasileira) – Fichas portfólio 8, 9 e 10 ( releitura a partir de um circulo). Artes e Ciências - Objetos artificiais e naturais página 15,

8. Semana Santa e Símbolos da Páscoa – Fichas portfólio 11e 12 (Artes de Paul Gauguin).

9. Semana dos povos indígenas – Arte indígena – Fichas portfólio 13 e 14. ( Arte e Língua Portuguesa – Canções indígenas – musica página 77)

10. Candido Portinari ( quebra-cabeça artístico da obra – Café) e técnica de pintura (salpicando o desenho) – Fichas portfólio 15 e 16.

11. II Feira de Livros do CEST – Desenho animado com produção de texto – Fichas portfólio 40 e 41.

12. Trabalhando com esculturas – Ficha portfólio 30 e 31 - Artes e Ciências – Da areia à argila página 30.



CONTEÚDO DO 2º TRIMESTRE

Temática: Formas artísticas de registrar história de vidas.

Conteúdos Conceituais:

1. Mulher da minha vida – Ficha portfólio 17 – Arte e Ensino Religioso – Deus criou p. 61

2. Arte e Ciências – O ciclo sem fim – música página 122 – Desenho ditado ficha portfólio 18.

3. Técnica de pontilhismo – Ficha portfólio 20 e 21 – Artes e Ciências – Poema Ecológico p. 122.

4. Artes e Ciências - Quadro de sementes p. 105 e Ficha portfólio 22

5. Homem da minha vida – Sucatas ficha portfólio 23

6. Folclore – Ficha portfólio 24

7. Sombras projetadas e produção gráfica – Ficha portfólio 25, 26 e 27.

8. Musica é linguagem universal, é comunicação – Ficha portfólio 28 e 29

9. Brincadeira – O circo – Fichas portfólio 32 e 33 ( relacionar com Arte e Geografia – Brincadeira: Formiga ou girafa? Teatro página 105.

10. Arte e Matemática página 156 – Mosaico – Ficha portfólio 44


CONTEÚDO DO 3º TRIMESTRE

Temática: Tempos e tempos no fazer artístico da criança e nas obras de artes.

Conteúdos Conceituais:



1. Arte e Historia – Cada um é como é - página 128 – Cores ficha portfólio 34 (Manabu Mabe), ficha 34 (Alfred Sisley) e Ficha 35.

2. Teatro – Arte do homem – Ficha portfólio 36 (Arte e Geografia – páginas 154, 155, 158, 159, 175 e 176).

3. Quebra - cabeça artístico – Tarsila do Amaral (Sol poente) Ficha portfólio 37.

4. Dobradura (montagem de flores) Ficha portfólio 38 – Arte e Ciências – Escultura de lixo página 165.

5. Técnica de pintura com lixa – Ficha portfólio 39 – Arte e Matemática papel quadriculado página 223.

6. Joan Miro - Desenhando linhas e criando formas – Fichas portfólio 42 e 43.

7. Natal – Enfeites de Natal - Ficha portfólio 45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário