Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Modelo de relatório escolar (PARECER 2)

Acompanhamento familiar – Durante todo ano letivo de ........................ a família de .......................... não compareceu a escola para atender as solicitações da supervisão escolar, para tratar de assuntos relacionados aos relatórios dos bimestres.

A assistência precária familiar levou a aluna à reprovação neste ano letivo, pois a mesma:

1. Não assinava os recados da agenda;

2. Não compareceu a escola para atender as solicitações via agenda e via telefone;

3. Até o final deste bimestre não sanou a criança com material escolar, necessitando que a escola assumisse está responsabilidade de adquirir o mínimo de material necessário para que a aluna pudesse desenvolver suas atividades escritas e assim poder continuar desenvolvendo-se nos seus aspectos intelectuais;

4. Não atendeu a solicitação da professora, pedindo que ela fosse encaminhada para fazer um tratamento odontológico, pois semanalmente ficava deitada na sala da supervisão com fortes dores dentarias.

5. A criança está com uma idade avançada para série em questão e seu desenvolvimento corporal não está sendo orientado em casa, ficando para escola a orientação de como organizar o uniforme escolar, uso e utilidade do sutiã e foi esclarecido a mesma o processo de amadurecimento e desenvolvimento dos órgãos sexuais femininos ( uso de absorvente feminino ou similares na falta deste ).

Trabalho realizado pela escola para o desenvolvimento global da aluna: Seu desenvolvimento intelectual progrediu bastante graças as ações desenvolvidas pela escola como: aboliu no 2º semestre os trabalhos de casa, pois a mesma não os entregava, ficando prejudicada nas notas do 1º semestre. Orientando a criança através de conversas informais e promovendo atendimento individualizado durante todas as atividades realizadas na escola. O bom desempenho que a aluna possui, os resultados positivos que ela vem alcançando se dão exclusivamente na escola, que vem oferecendo a está um reforço dos conteúdos durante as aulas diversificadas.

A escola, através da orientação psicóloga, coordenação, supervisão e com bastante fundamentação teórica, sanou o desejo que a aluna possuía de pegar os objetos alheios. Isso se deu ao processo de elevação de sua auto-estima, que desde os primeiros dias nesta série estava baixa e atuação da escola em oferecer o material escolar básico necessário pela aluna, assim como lanche diariamente.

Nossa escola sempre esteve de portas abertas para acolher a família de ..................... para tirar duvidas, dá e aceitar sugestões sobre nosso trabalho e para juntas,encaminharmos .......................... no rumo correto para que ela possa desenvolver-se em seus aspectos globais e tendo em vista que este é o último encontro dos profissionais que trabalham com .......................... e sua família neste 1º ciclo, coordenação, supervisão e a própria educadora da série em questão ainda está esperando de portas abertas para atender aos pais da criança para juntos avaliarmos a caminhada de ...............

Recuperação paralela deste 4º bimestre: Nas aulas de recuperação, infelizmente ................ não desenvolveu os deveres de casa de reforço nas disciplinas de português, matemática, história, geografia e ciências, ficando por conta da escola a execução das atividades, o outro fator que prejudicou ........................... na aquisição dos conteúdos da recuperação, foi que ela todo dia trazia um caderno diferente um caderno diferente, um dia seus materiais, outro dia do seu primo, ficando as atividades extraviadas, a professora sempre tinha que recomeçar o trabalho da aula anterior.

Aspectos sócio-emocionais e orgânicos: .................. possui um emocional inseguro e para o próximo ano letivo irá precisar continuar sendo acompanhada pela psicóloga.

Formação de hábitos e atitudes: Para o ano de ....................... ela irá necessitar continuar sendo orientada nos aspectos globais e intelectuais que apresentar dificuldades.

Aspectos psicomotores: Está desenvolvendo-se bem neste aspecto.

Aspectos intelectuais/cognitivos: Neste bimestre continuou apresentando certa dificuldade em matemática na área da multiplicação e divisão, para o desenvolvimento destas atividades ela elaborou esquemas para chegar ao resultado das operações. A fixação da tabuada irá ajudá-la a desenvolver com mais precisão as atividades nesta disciplina.

Infelizmente a aluna foi reprovava em português, matemática, história, geografia, ciências e filosofia.

Observações quanto ao desenvolvimento nas disciplinas de:

Produção oral: Possui uma boa oralidade e descreve fatos de forma excelente.

Ditado: Os erros ortográficos estão de acordo com o processo do desenvolvimento normal do 1º ciclo.

Leitura: Analisa textos, inferindo e deduzindo informações a partir de um contexto. Utiliza a linguagem oral com eficácia a sua maturidade.

Produção escrita: Dar significado aos materiais ou informações que lhe foram apresentados, compreendendo de acordo com sua maturidade e traduzindo para suas próprias palavras, generaliza seus conhecimentos.

Ciências, história e geografia: No decorrer das exposições escritas e orais relacionou seus conhecimentos anteriores com as novas aprendizagens, mas infelizmente isso não foi superou tantas falhas de aprendizagem..



Orientação para os pais:



1 . Melhor acompanhamento nas atividades escolares (deveres e trabalhos).

2. Não esquecer o material escolar em casa, pois assim as atividades escolares do dia ficam acumuladas.

3. Nomear um membro da família que possua um tempo disponível para auxiliar a aluna no desenvolvimento dos deveres ou colocá-lo em uma aula de acompanhamento escolar desde as primeiras aulas do 1º bimestre.

4. Manter uma comunicação direta (via agenda ou apresentando-se na escola ) com os professores acerca de qualquer dificuldade detectada pela família que a aluna apresente ou vir na escola pelo menos uma vez por mês para saber do desenvolvimento da criança ou comparecer as reuniões de entrega de boletins, pois a família tem deixado a desejar neste aspecto.

5. Adquirir o material escolar necessário para que a criança possa desenvolver suas atividades escolares.

6. Deixo claro neste relatório que se a família continuar deixando de assinar a agenda ou ajudar a criança a desenvolver suas atividades de casa, poderá prejudicar-se intelectualmente futuramente, pois o acompanhamento e o interesse pelas coisas da criança é que a faz valorizar o que lhe é oferecido. Veja que o nosso interesse pela aluna a faz crescer mesmo que seja em passos lentos, mais, a mesma quer este interesse da parte de sua família, tememos pelo futuro da menina, que mesmo sendo muito esperta e inteligente pode não ter estrutura para compreender este contexto tão confuso. Esclareço que a escola vem oferecendo a aluna todas as condições possíveis para que ela tenha um bom desempenho, do contrário ela estaria sem condições de seguir desde os primeiros bimestres.

A aluna não conseguiu média para ser aprovada, a mesma permanecerá na 2ª série, o que é uma pena pois a aluna tem um bom potencial de aprendizagem, o que falta-lhe é uma estrutura familiar mais comprometida com ele.

Esperamos quem em .................. este compromisso seja uma prioridade familiar.

46 comentários:

  1. Estou postando todos os modelos pedidos por e-mail neste blog - TAG - FICHAS DESCRITIVAS.

    ResponderExcluir
  2. simone queria que vc postaçe modelos de relatorios escolarese me ajudaçe a como criar um relato escolar urgente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Parabéns Simone pelo teu trabalho e dedicação.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. excelente,eu precisa de um parametro para fazer meu relatorio

      Excluir
    6. Gostei de mais das orientações aqui observadas me ajudou bastante na formulação dos meus pareceres. Obrigada!

      Excluir
  3. adorei os modelos de relatório.Você é muito inteligente.Deus continui te abençoando.vanusa Ribeiro

    ResponderExcluir
  4. SIMONE OBRIGADA EU TE PEDI AJUDA E VC PRONTAMENTE MIM AJUDOU . EU SEI QUE COMO PROFESSORA O CORRETO É TER ESSA NOÇÃO MAS A MENTE ESTÁ TÃO CANSADA QUE ÁS VEZES TRAVA . DESDE DE JÁ MUITO OBRIGADA. TIA LU

    ResponderExcluir
  5. Simone por favor me mande modelo de relatorios de aluno do EJA

    ResponderExcluir
  6. Simone, achei legal o mode lo de relatório, mas para uma turminha de maternal achei muito formal.

    ResponderExcluir
  7. Compreendo que estes modelos são para serem adaptados! Por tanto, sendo eles formal ou não, são para retratar a verdade sobre os alunos. Clara Furtado - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  8. Parabéns: Modelo de Relatório bem elaborado. Coerente e Coeso para situações diversas.

    Allencar Rodriguez

    ResponderExcluir
  9. Oi Simone,
    Você pode estar enviando para mim, modelos de relatorios para crianças do grupo 3.
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Oi, eu queria poder manter contato com você, pois adorei tudo queli aqui.

    ResponderExcluir
  11. Sou Rita de cássia e trabalho com Educação infantil, e adoraria obter sugestões suas. tudo bem.
    aqui está o meu email.

    ritacassia58@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rita! Você já está na minha lista de contatos! Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Meu e-mail simone_drumond@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Que tal modelos de pareceres para este final de ano... pode ser?
    Obs. Pareceres de 1² ao 5² ano

    ResponderExcluir
  15. oi Simone gostaria que por favor se você puder mende me modelos de relatorios de portugues e matematica referentes ao 3 ano ensino fundamental auriceiarodrigues@hotmail.com
    Desde ja agradesço. Abraços e um feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Aureceia! Vou enviar alguns modelos para o seu e-mail. Outros vc pode encontrar fazendo uma pesquisa no www.slideshare.net/SimoneHelenDrumond lá tenho diversas apostilas de modelos de parecer para todas as séries. Abraços! Simone

    ResponderExcluir
  17. oi simone, estou com dificuldade em elaborar um relatorio para a faculdade

    ResponderExcluir
  18. simone meu mail é jailsonsantosmaciel@.hotmail.com sou aquela que está com dificuldade.esse mail e do meu marido,pois acabei esquecendo o meu.se vc puder ajudar ficarei muito agradecida e feliz

    ResponderExcluir
  19. Adorei Simone !!!! tenho bastante dificuldades para escrever ,acredito com todas as dicas que tu nos oferece se torne mais fácil.Esses modelos nos incentiva a olhar nossos alunos de forma diferentes , fazendo uma avaliação mais construtiva...E se possível em todos os aspectos .

    ResponderExcluir
  20. Espero que continue , pois vais ajudar não só os professores como os alunos ...Afinal , o teu trabalho é ótimo.É muito bom saber que existe pessoas assim , inteligentes e prestativas e que não se negam em ajudar o próximo ....

    ResponderExcluir
  21. oi Simone gostaria que por favor se você puder mende me modelos de relatorios de portugues e matemática e se possível alguns de crianças com variados tipos de deficiência, referentes ao 3 ano ensino,pois estou com uma turminha com 6 crianças especial. obrigado pela sua compreensão e atenção, o seu blog é perfeito, um dos melhores q já encontrei, parabéns!
    o meu e mail é; rodrikarlos@hotmail.com, um grande abraço Arlene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone ,quero um modelo de relatorio,aplicando resultados de uma avaliação feita pela sala de aula,exercendo os proporsentuais de cda fator

      Excluir
  22. oi,sou erdicleide 01 de agosto de 2012,
    simone quero receber sugestões de relatorios descritivos da educação infantil e como planejar as aulas,gostei muito das suas sugestões esse é meu e-mail erdicleideoliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Anonimo...
    Simone, quero um modelo de como preencher fichas descritivas. Adoro suas informações. Parabéns pela sua criatividade

    ResponderExcluir
  24. Simone,
    trabalho com crianças do 4 e 5 ano do fundamental I
    e gostaria que me enviasse modelos de relatórios pedagógico.Te admiro muito.
    Meu email é:tiahedinha@hotmail.com

    Obg pela atenção Hedinha

    ResponderExcluir
  25. simone ,trabalho como professora de apoio do ensino fundamental me envie 1 modelo de relatorio por email.
    Meu email é: anaalves2012@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  26. simone ,trabalho como professora de apoio do ensino fundamental me envie 1 modelo de relatorio por email.
    Meu email é: anaalves2012@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá Simone, sou professora do 3° ano fundamental sem experiencia nenhuma em fazer relatório. Por favor gostaria que você me enviasse relatórios para 3° ano. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  28. Simone, gostaria que voce me enviasse um relatório da prática pedagogica de um professor da disciplina Geografia, o mais rápido possivel. Agradeço antecipadamente. Meu e-mail : borgeselizabete@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi, Simone. Tenho 60 anos e estou fazendo pós graduação, gostaria que voce mandasse para meu e-mail um modelo pronto sobre a prática pedagógica de um professor de Geografia no primeiro ano do Ensino Médio. Agradeço antecipadamente sua compreensão e colaboração. Meu e-mail borgeselizabete@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde Simone, se pudesse me ajudar com relatórios em base nos descritores de arte para o ensino fundamental e médio...muito obrigada. Sou sua fã...parabéns!!! edith_mazzoni@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Gostaria que me ajudasse com modelos de relatórios de arte com base nos descritores...obrigada Simone. Um abraço. edith_mazzoni@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Você poderia mandar modelo de parecer descritivo de geografia do EJA obrigada

    ResponderExcluir
  33. Obrigada Simone, os critérios adotados são norteadores. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  34. Olá parabéns pelo belissimo trabalho e peguei uma turma com 3o alunos a um mes antes das ferias e a professora se aposentou e não me deixou nada pude perceber que os aluno é copista e indisciplinados e muito agressivo as menias mais calmas mais nenhum ainda estão alfabetizados me ajudem para que eu consiga fazer primeiro o diagnostico para zsaber em qual fase está cada aluo pré silabica silabico alfabetico e assim por diante me ajude a eu ajudar a turma do 1º ano por favor meu email é gisouza.ls.gs@gmail.com.
    Agradecida pelo carinho.

    ResponderExcluir
  35. Simone sou orientadora educacional de uma escola, e todo final de bimestre temos que fazer um relatório da escola, do fechamento do bimestre e semestre para a secretaria de educação municipal, sou novata, e gostaria de modelos que me ajudassem.

    ResponderExcluir
  36. Simone tem como vc mandar alguns modelos de relatórios de alunos com dificuldades na aprendizagem gercy-techandra@hotmail, gosto mt do seu blog, tem mt coisa aqui que cai como uma lupa.. obrigada

    ResponderExcluir
  37. oi simone queria uma ideia para meus alunos do aee educação infantil apresentarem algo essa semana da inclusão.. desde já obrigada

    ResponderExcluir
  38. BOA TARDE SIMONE ESTOU PRECISANDO DE SUA AJUDA ESTOU FAZENDO O MEU TCC EM:A IMPORTÂNCIA DAS ARTES CÊNICAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ESTOU PRECISANDO DE MATERIAL INDICAÇÃO DE LIVROS SE VOCÊ PODER ME AJUDAR MEU E-MAIL E: FATIMAARAUJO12@GMAIL.COM

    ResponderExcluir