Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Modelo de relatório escolar (PARECER)

Acompanhamento familiar – Conforme relatórios do 1º, 2º e 3º bimestre desta série, continuamos afirmando que ................................... necessita de um acompanhamento familiar mais adequado, pois suas atividades escolares continuaram acumuladas e desorganizadas por conta dela não ter uma pessoa para sanar suas dúvidas nas atividades de casa.

Nossa escola sempre esteve de portas abertas para acolher a família de ................................ para tirar duvidas, foram inúmeros os chamados através de agenda e verbalmente, mas, a família só se fez presente em um encontro ao longo deste ano, teria sido de muita valia nossos encontros, podíamos dá e aceitar sugestões sobre nossos trabalhos e para juntas encaminharmos a aluna no caminho correto para que ela possa continuar desenvolvendo-se em seus aspectos globais e tendo em vista que este é o último ano dos profissionais que trabalham com ........................................... e sua família neste 1º ciclo, coordenação, supervisão e a própria educadora da série.

Recuperação paralela deste 4º bimestre: Somente no dia 27 apresentou o dever de casa desenvolvido. Ela relatou-me que seu irmão a ajudou com muito carinho. As demais atividades foram desenvolvidas em classe com ajuda da professora em classe.

Aspectos sócio-emocionais e orgânicos: Durante todo ano letivo continuou sentindo dores nos ossos das pernas e braços quase que diariamente, dores estas psicossomáticas, pois estas surgem somente no momento da apresentação de uma atividade de casa que não foi feita ou foi desenvolvida sem acompanhamento.

Estas dores são geradas por seu emocional inseguro, provocadas pela falta de acompanhamento familiar. Relato este fato com segurança, pois afinal ela é grande, esperta, inteligente, independente para muitas ações, mas ainda precisa da base familiar, pois ela ainda é uma criança e esta aprendendo a interpretar o universo adulto, assim como lhe dar com ele.

Formação de hábitos e atitudes: Ao longo do ano letivo o material escolar da aluna manteve-se desordenado, praticamente ele teve uma agenda por mês, pois escrevia em relicários, cadernos de atividades, folhas avulsas, agendas montadas pela própria aluna com papel oficio. Para o ano letivo de ............... o uso de uma agenda única deve ser acolhido pela família, pois isto dará base para argumentações consistentes sobre o desdobrado do ano letivo da aluna.

Aspectos psicomotores: Está desenvolvendo-se bem neste aspecto.

Aspectos intelectuais/cognitivos: Neste bimestre continuou apresentando certa dificuldade em matemática na área da multiplicação e divisão, para o desenvolvimento destas atividades ela elaborou esquemas para chegar ao resultado das operações. A fixação da tabuada irá ajudá-la a desenvolver com mais precisão as atividades nesta disciplina.

Infelizmente a aluna ficou de recuperação final em ..................................., por conta dos trabalhos de casa não realizados no 1º semestre, mas a mesma está muito bem nesta área e com certeza não irá apresentar dificuldades na Recuperação Final nesta disciplina.

Observações quanto ao desenvolvimento nas disciplinas de:

Produção oral: Participa adequadamente de debates ou situações que envolvem o uso da linguagem oral, demonstrando suas idéias.

Ditado: Os erros ortográficos estão de acordo com o processo do desenvolvimento normal do 1º ciclo.

Leitura: Analisa textos, inferindo e deduzindo informações a partir de um contexto. Utiliza a linguagem oral com eficácia a sua maturidade, adaptando-a às diferentes situações. Assimilou bem algumas tipologias textuais trabalhadas.

Produção escrita: Dar significado aos materiais ou informações que lhe foram apresentados, compreendendo de acordo com sua maturidade e traduzindo para suas próprias palavras, generaliza seus conhecimentos nas produções escritas, arriscar-se a usar seus conhecimentos para resolver novas situações propostas de forma autônoma.

Ciências, história e geografia: Houve uma boa fixação dos conteúdos, e no decorrer das exposições escritas e orais relacionou muito bem seus conhecimentos anteriores com as novas aprendizagens.

Trabalho realizado pela escola para o desenvolvimento global da aluna: .................................... foi promovida da alfabetização para 2º série e seu desenvolvimento intelectual progrediu bastante graças as ações desenvolvidas pela escola como: aboliu no 2º semestre os trabalhos de casa, pois a mesma não os entregava, ficando prejudicada nas notas do 1º semestre. Orientando a criança através de conversas informais e promovendo atendimento individualizado durante todas as atividades realizadas na escola. O bom desempenho que a aluna possui, os resultados positivos que ela vem alcançando se dão exclusivamente na escola, que vem oferecendo a está um reforço dos conteúdos durante as aulas diversificadas.

Recuperação Final: .................................... necessita fazer o reforço e avaliações de Recuperação Final em Português e Matemática. Nesta caminhada final ela será sanada na escola de todas as duvidas que irá apresentar ao longo do desenvolvimento das atividades, para que possa desenvolver as avaliações de forma segura e coerente. Os recursos didáticos na área da matemática como material concreto (palitos, folhas, etc) e material dourado será oferecido a aluna para desenvolver as atividades de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Orientação para os pais:

1 . Melhor acompanhamento nas atividades escolares (deveres e trabalhos).

2. Não esquecer o material escolar em casa, pois assim as atividades escolares do dia ficam acumuladas.

3. Nomear um membro da família que possua um tempo disponível para auxiliar a aluna no desenvolvimento dos deveres ou colocá-lo em uma aula de acompanhamento escolar desde as primeiras aulas do 1º bimestre.

4. Manter uma comunicação direta (via agenda ou apresentando-se na escola ) com os professores acerca de qualquer dificuldade detectada pela família que a aluna apresente ou vir na escola pelo menos uma vez por mês para saber do desenvolvimento da criança ou comparecer as reuniões de entrega de boletins, pois a família tem deixado a desejar neste aspecto.

5. Deixo claro neste relatório que se a família continuar deixando de assinar a agenda ou ajudar a criança a desenvolver suas atividades de casa, poderá prejudicar-se intelectualmente futuramente, pois o acompanhamento e o interesse pelas coisas da criança é que a faz valorizar o que lhe é oferecido. Veja que o nosso interesse pela aluna a faz crescer mesmo que seja em passos lentos, mais, a mesma quer este interesse da parte de sua família, tememos pelo futuro da menina, que mesmo sendo muito esperta e inteligente pode não ter estrutura para compreender este contexto tão confuso. Esclareço que a escola vem oferecendo a aluna todas as condições possíveis para que ela tenha um bom desempenho, do contrário ela estaria sem condições de seguir desde os primeiros bimestres, o que séria uma pena, tendo em vista que a escola empenhou-se e apostou que ela desenvolveria uma 2º série de forma serena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página