Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

SAÚDE: DIA INTERNACIONAL DA LUTA CONTRA A AIDS



























O que é:

A AIDS é a sigla usada no Brasil para uma doença chamada Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Esta é uma grave doença causada pelo vírus HIV que, ao entrar no organismo, gera sintomas iniciais inespecíficos, que após alguns dias desaparecem. Os principais sintomas da AIDS surgem em média após 10 anos da contaminação, época onde a maioria dos pacientes são diagnosticados com a doença.

Sintomas da AIDS

Os primeiros sintomas da AIDS (HIV) são observados variavelmente entre 3 e 6 semanas anos após a contaminação com o vírus e são caracterizados por febre, irritação na garganta, dor de cabeça, cansaço e mal estar, que passam em média em 14 dias.
Após estes dias, a doença passa pela fase assintomática, que dura em média 10 anos, até que surgem os principais sintomas que são vômito, enjôo, diarreia, inchaço dos gânglios linfáticos, emagrecimento evidente e outros. A partir daí o sistema imune estará cada vez mais comprometido, dando surgimento à doenças oportunistas como toxoplasmose, sarcoma de Kaposi, hepatite e candidíase, por exemplo.

Como se pega AIDS

A AIDS é uma doença altamente contagiosa. Mas o indivíduo só pega a AIDS se tiver contato direto com o sangue ou com secreções de uma pessoa contaminada. Alguns exemplos de como se pega a AIDS são:
  • Contato íntimo desprotegido;
  • Contato direto com o sangue infectado;
  • Usar agulha ou seringa que já tenha sido usada por um paciente infectado com o vírus ;
  • Transmissão de mãe para filho na gravidez, parto ou amamentação.
Outra forma de transmissão da AIDS é através do beijo, mas neste caso, a carga viral deve estar elevada e ambos os indivíduos deverão ter uma ferida aberta na boca ou na língua. Os mais propensos são os que possuem piercing na cavidade oral.

Exame da AIDS

O diagnóstico desta doença é feito com base no exame de sangue que mostra a presença de anticorpos contra o vírus HIV. O exame pode ser feito 30 dias após o comportamento de risco e repetido após 30 dias, para confirmar o diagnóstico. Caso não haja confirmção, aguarda-se ainda o período da janela imunológica, de 3 a 6 meses, para realizar novo teste.

Tratamento e Cura da AIDS

Apesar de não ser uma doença nova, ainda não existe uma cura para a AIDS. Pesquisadores estão testando uma forma de vacina contra a AIDS, que parece ser a esperança para um futuro próximo, com o uso das células tronco embrionárias.
Os portadores da doença devem tomar um coquetel de medicamentos diariamente durante toda a vida, no intuito de fortalecer o seu sistema imunológico. Mas isso não garante que estes não fiquem doentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário