Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Não confunda! Migração, imigração ou emigração?



Uma das coisas que mais causa confusão e troca de significados são as migrações. Todos os dias, semanas, meses e anos ocorrem migrações. A todo o momento pessoas migram de um lugar para o outro, por isso, é:
Migração: movimento de entrada ou saída de indivíduos em países diferentes ou dentro de um mesmo país (de um estado para o outro, de uma cidade para a outra, etc)
Imigração: entrada de estrangeiros em um país; estabelecimento de indivíduos em cidade, estado ou região do seu próprio país, que não é de sua origem ou país que também não é de sua origem.
Emigração: saída espontânea de um país; movimentação de uma para outra região dentro de um mesmo país; sair de um país ou lugar onde se vive para viver em outro, provisória ou definitivamente.
Pra deixar mais claro. Migração é todo movimento populacional, independente de estar saindo da cidade, país, estado ou região, ou entrando. Agora, um paulista em Minas Gerias: para os mineiros ele é um IMIGRANTE paulista em Minas, agora já para os paulistas, ele é um EMIGRANTE paulista em Minas. Simples não? Não sei o motivo de tanta complicação.
Como disse, as migrações ocorrem a todo tempo, seja uma viagem a passeio ou a trabalho. Há tantas formas de migrar. Maria Aparecida de Moraes Silva retrata em seu livro "Errantes do fim do século" a migração de diversas pessoas para o trabalho, abusivamente explorado e sem nenhuma garantia, nas grandes colheitas de cana-de-açúcar, café e laranja. Errantes descreve também os processos de expropriação de terra dos pequenos proprietários e que tiveram como obrigação migrar para outra região.
O principal movimento migratório brasileiro, o Êxodo Rural, ocorreu no processo de intensa industrialização e de uma forte seca. A busca por um sonho fez com que milhares de famílias (principalmente nordestinas) deixassem seu lugar natal para tentar melhorar de vida no intenso crescimento dos centros urbanos. Outro fato que motivou o êxodo foi a construção da Capital Federal em 1957 porém, dessa vez não foi um êxodo exclusivamente do norte e nordeste, vieram pessoas do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo além de cariocas, catarinenses e tantos outros.
Atualmente, segundo o IBGE, o êxodo rural está em processo de extinção. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística acredita que, no máximo, em 10 anos o êxodo rural estará extinto no Brasil.

Exercício – responda no caderno
1)      O que é taxa de natalidade?
2)      O que taxa de fecundidade?
3)      O que é taxa de mortalidade?
4)      O que é qualidade de vida?
5)      Em sua opinião, quais foram os fatores que levaram o aumento da taxa de fecundidade e natalidade em alguns países desenvolvidos e em desenvolvimentos, assim como no Brasil?
6)      Porque a taxa de mortalidade  diminuiu?
7)      Diferencie com suas palavras, MIGRAÇÃO, IMIGRAÇÃO E EMIGRAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário